quinta-feira, 22 de maio de 2008

Peruada pernambucana

.
Acha que o resultado do concurso para professores em Pernambuco foi uma novidade em matéria de alarde de aspectos da uma crise de nossa educação? Leia abaixo uma notícia sobre uma avaliação geral que foi aplicada aos pofessores do Peru. Qualquer semelhança não deve ser mera coincidência... Pernambuco está "peruando"!
.
.
Peru "reprova" 99% dos professores do ensino público
.
.
Uma tentativa do governo peruano de melhorar o nível do ensino público nacional acabou criando uma saia justa e uma crise de pessoal sem precedentes na história do país.
.
Nada menos que 99% dos professores de todo o ensino público foram reprovados em um exame nacional de qualificação, levando o Ministério da Educação a continuar empregando educadores que, em tese, não estariam capacitados para a função.
.
Para evitar centenas de milhares de salas de aula vazias, o ministro da Educação, José Chang, foi forçado a anunciar medidas de emergência para manter os professores em seus empregos.
.
Mais de 180 mil educadores fizeram a prova, apesar dos boicotes e greves organizados por sindicatos que temiam o corte de postos de trabalho.
.
Os professores dizem que os problemas na educação do país derivam da falta de recursos públicos e dos baixos salários da profissão de docente. Mas o ministro da Educação defendeu o rigor em relação à capacitação dos professores, e apontou a necessidade de o país melhorar o padrão nacional de ensino.
.
O repórter da BBC em Lima Dan Collyns disse que, em meio às discussões, "não se cogita nenhuma força-tarefa para combater o problema na base, há apenas uma reiterada recusa oficial de reduzir os requisitos para os professores". Segundo o correspondente, o governo peruano sabe que o baixo nível de educação é um sério obstáculo para o desenvolvimento do país. "Mas a atual política, positiva ao mostrar as limitações dos professores, não parece oferecer uma saída realista para a crise educacional", ele disse.
.
.

Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u382998.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário