sábado, 2 de agosto de 2008

PEC aumenta vinculação de recursos para Educação

A Câmara analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 277/08, da senadora Ideli Salvatti (PT/SC), que aumenta os recursos orçamentários federais vinculados à Educação. A PEC reduz anualmente o percentual da Desvinculação de Receitas da União (DRU) que incide sobre os recursos destinados à área. Se aprovada a proposta, em 2009 o percentual de desvinculação cairá dos atuais 20% para 10% e, no ano seguinte, passará a ser de 5%. A partir de 2011, de acordo com a PEC, os recursos da educação não poderão ser desvinculados.
.
Hoje, a DRU desvincula 20% da receita tributária da União, dando ao Governo Federal mais liberdade para distribuir os recursos do Orçamento entre os programas que julgar prioritários. Segundo o Governo, a DRU é responsável por cerca de 60% do total dos recursos que a União tem liberdade de gastar.
.
O Governo argumenta que a estrutura orçamentária e fiscal brasileira se caracteriza por um volume elevado de despesas obrigatórias (com pessoal e benefícios previdenciários, por exemplo) e pela vinculação constitucional de parcela expressiva das receitas a finalidades específicas, como saúde e educação.
.
Com a aprovação da PEC, afirma Ideli, "a área de Educação passaria a trabalhar com perspectivas reais de um novo alento às suas ações, além de estabelecer para o governo metas de um ajustamento desejável para um futuro em que a desvinculação de receitas deixe de ser necessária”.
.
Tramitação
.
A PEC será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Se aprovada a sua admissibilidade pela CCJ, será analisada por uma comissão especial (mérito) antes de seguir para votação em plenário.
.
Esta e outras iniciativas legislativas parlamentares vão na contramão do que desejam os governadores, que se movimentam contra o piso nacional dos professores de R$ 950. (Com Agência Câmara)

Nenhum comentário:

Postar um comentário