sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Bebida na escola?


A foto acima está publicada no Informativo da Educação - aquela publicação propagandística que recebemos mensalmente e, neste caso, a edição do último mês de junho que chegou agora em agosto. A foto ilustra uma sugestiva "matéria" intitulada "Professores reconhecem o esforço do Estado". A pessoa fotografada é uma diretora de uma certa escola da rede pública estadual que, justificando o teor propagandístico do texto, faz rasgados elogios à política educacional do governo Eduardo Campos. Mas o aspecto curioso da imagem é a decoração do gabinete da diretora: uma indisfarçável garrafa de bebida alcoólica! Seria este um bibelô adequado para enfeitar um gabinete de escola pública? Perece que não!
.
A foto original e a identificação da diretora e da escola podem ser conferidas no informativo.
.

11 comentários:

  1. Pôxa !!!!
    Na sala de QUEM???
    Em qual GRE fica esta Unidade ?
    Será que aguadava-se a visita do Governador ou do Secretário de Educação?
    É uma escola 100%?
    Um Centro de Referência ?
    Não tem aspecto de Escola-Galpão... nem de Escola-Estufa...
    Com que recurso se adquiriu o "líquido"?
    Dá um dica pra gente vai !!!

    ResponderExcluir
  2. Nem liga deixa pra lá,quem sabe o Sr.,Governador faz o mesmo....Janete Costa.Caruaru

    ResponderExcluir
  3. Minha nossa!
    Quando receber o meu exemplar, vou colocá-lo no nosso mural "A Moita"

    ResponderExcluir
  4. Uma garrafa de bebida mesmo sendo um bibelô, não combina com uma instituição que lida com educação e que,se empenha em políticas de combate às drogas...

    ResponderExcluir
  5. Eu devo confessar que achei uma grande bobagem a constatação...Nossas escolas tem problemas imensos e é neles que devemos mirar. Uma garrafa como enfeite definitivamente não é motivo para tanta "polêmica".Esse tipo de "denúncia" só serve pra nos desviar do essencial!

    ResponderExcluir
  6. Retiremos os crucifixos e imagens de santos de nossas escolas públicas! isso sim é GRAVE pois estamos falando de uma instituição laica em um país onde há separação entre igreja e estado! Isso da crítica a uma garrafa de bebida como enfeite me cheira a um triste pseudo moralismo!(o grave seria haver consumação da mesma na escola o que não está provado)

    ResponderExcluir
  7. Só a presença de algo que lembre esta droga que desestabiliza a milhares de famílias em nosso país, é fato grave e deve ser verificado. Congratulações ao colega que percebeu esta falta não reparada pela SEE em seu anseio de propaganda.

    Quanto a presença de símbolos da fé cristã acho muito positivo, deve-se ao meu ver abrir mais espaço às nossas raízes africanas. Desta não vemos nada em nossas unidades de ensino.

    O espaço de formação do indivíduo compreendido pela escola deve abarcar a toda manifestação benéfica ao espírito. Formação religiosa diversificada deve fazer parte do currículo. Isso ao meu ver leva a formação de tolerancia e apreço as diferenças culturas tão presentes em nossa formação enquanto povo mestiço em sua totalidade.

    ResponderExcluir
  8. André,

    Primeiramente, esta "denúncia" sobre a garrafa é mais irônica do que realmente política e não representa nenhum desvio do blog em seu foco sobre problemas fundamentais, o que é comprovado através de uma rápida sondagem sobre as postagens publicadas aqui. Enorme exagero seu, portanto.

    O curioso da foto é o registro de um "ato falho" da propaganda do governo, que deixou passar o detalhe da garrafa de birita numa sala de direção de escola pública. Isto não é a criação de uma polêmica moralista fundada numa postura supostamente politicamente correta. É um sarro da propaganda em si.

    Independente disso, claro que é errado ostentar uma garrafa de bebida numa sala de direção de escola. E não vai nesse juízo nenhum princípio de falso moralismo... é uma questão de bom senso mesmo!

    Não sei se a contatação da garrafa na foto é uma bobagem... certamente bobagem maior é a diretora manter uma garrafa de bebida tão visível em gabinete. De qualquer forma, esta discussão não é mesmo importante. Mas a foto é mesmo engraçada!

    ResponderExcluir
  9. Não acho tanta bobagem assim Sr.Andre, se fosse na sala dos professores que tal objeto aparecesse,os técnicos do governo argumentariam qualquer coisa que pudesse resultar em punição.
    Além disso considero o blog muito centrato nos problemas que cercam as escolas públicas. Não seria o fato em questão que irá desviar o foco da atenção para outras graves questões que temos conhecimento (por sinal através desse blog).

    ResponderExcluir
  10. só enchendo o #% de cana pra aguentar ser professor do estado de pernambuco.

    ResponderExcluir