sábado, 1 de agosto de 2009

DEZ MANDAMENTOS PARA VOCÊ SE TORNAR UM EXÍMIO PROFESSOR ESTADUAL

I) Não contestar jamais as regras e imposições advindas das GRES, todas devem ser seguidas, e no menor tempo possível. Pois é lá que se encontra a melhor equipe de profissionais com uma preparação pedagógica infalível!

II) Não contestar jamais, o assédio moral praticado pela maioria dos gestores, em sua maioria sem preparação alguma para execução do cargo. Preparação pedagógica, psicológica e humana para posse do cargo, apenas servindo 80% de meras marionetes do governo Eduardo Campos. Mas para que preparação se mais parecem robôs a executarem ordens de serviço!

III) Confirmar de que toda e qualquer propaganda veiculada pelo estado é sempre verdadeira, que o notebook foi o que melhor poderia ter acontecido em nossas vidas! Internet para quê? Melhores salários para quê? Para isso existem os empregos complementares como consultores de revistas especializadas como: Avon, Hermes, Natura ou mesmo Jekiti (do grupo Sílvio Santos).

IV) O material básico nas escolas ou pelo na maioria delas deve ser de sua responsabilidade, material do tipo piloto, papel, material de suporte, como régua, tesoura e todo e qualquer outro que possa beneficiar no desenvolvimento de uma aula de qualidade. Atenção: Sem direito a ressarcimentos ou contestações!

V) Não questionar jamais a veracidade de tudo que seu gestor disser, mesmo sabendo que é mentira, pois ele pode usar de sua pseudo posição hierárquica para lhe infernizar, desmentir você, pois o que ele falar e impor deve ser respeitado, pois ele é autoridade máxima da escola! Vamos respeitar a hierarquia!

VI) Não reivindicar nada na escola, pois ao emitir sua opinião você corre o risco de ser tachado de crítico, de não semear o bem por onde passa, e muito menos de não querer ajudar e facilitar a vida de seu gestor, então pergunto facilitar em que?

VII) Aulas devem ser dadas mesmo em alguns casos em condições insalubres, pois caso você venha a passar mal, lembre-se que você em algumas unidades de ensino não poderá se quer ir a um hospital, pois alguns gestores, “foram capacitações” pela melhor equipe médica de Pernambuco que se encontra no hospital dos servidores 24h para esclarecimentos de quaisquer dúvidas de como lidar quanto ao estado de saúde, caso algum professor venha a passar mal ou mesmo venha a fingir!

VIII) Excluir de sua programação pessoal, passeios ecológicos, cinemas, teatros, exposições, muito menos dar atenção aos seus filhos e familiares, para dedicação exclusiva aos diários de classe. De fato, o nome diário é coerente, pois o que se tem de relatar sobre cada estudante realmente é um diário, tudo para que? No final do ano, o estudante que faltou 90% das aulas anuais surgir na escola falar com a equipe gestora e os professores serem orientados aos aprovarem!

IX) Nas próximas eleições confirmarem sua satisfação com relação ao governo, votando na equipe de Eduardo Campos, Paulo Câmara e Danilo Cabral. Visto que são tratam de ótimos administradores que mais lembram os senhores de engenho que adoravam e sentiam orgasmos externos ao maltratar seus escravos.

X) Por fim, o governo afirma que paga o piso, e não é mentira! O piso da humilhação que nos faz passar, o piso do assédio moral que somos expostos em algumas escolas, o piso de práticas homofóbicas e preconceituosas que ocorrem em algumas escolas, o piso da vergonha de sermos professores iguais a ele (Eduardo Campos), mas infelizmente não ganharmos o tanto quanto ele, mas a educação é a prioridade do governo desde 2007, conforme o nove comercial veiculado nas emissoras, após o encerramento da greve.

Então, pergunto diante do atual cenário de tantas incoerências, seriam aquelas pessoas fazendo papel de professores nos comercias ou mesmo propagandas do governo de fato professores? Ou atores contratados? Não seria ilegal aproveitar-se das condições de pobreza de nossos estudantes e forçá-los a participar desses comerciais, visto que os mesmos não têm a verdadeira noção do que ocorre por trás das salas de aulas? Não! Não! Que ingenuidade a minha!

Por fim, a pedido de muitos colegas meu próximo artigo a ser publicado até a próxima quarta-feira (dia 5 de Agosto) será exclusivamente sobre gestores, sob título provisório de: "Quanto custa ser um gestor na rede estadual de PE?" e mais uma vez obrigado a todos os e-mails que recebi pelos dois artigos publicado neste blog!
Adriano Emídio

4 comentários:

  1. Estamos diante, caro colega, de um modelo de sociedade baseado fundamentalmente na alienação e na total ausência de liberdade, onde a escola está se tornando, parafraseando Karl Marx, no ópio dos professores e alunos. Há quem diga ( Rubem Alves), que a escola tem se transformado em um local de opressão e depressão. Somos mais vítimas do que agente de mudança da sociedade. E parabéns pela reflexão.

    ResponderExcluir
  2. Essas são as principais marcas do governo Eduardo na educação: Desvalorização dos professores, Repressão e Péssimas condições de trabalhos.

    Parabéns professor pelos comentários!

    ResponderExcluir
  3. Faltou o mais importante dos mandamentos:

    Aprovar todos os alunos independente de que tenha aprendido algo.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o texto e os comentários, porém preciso acrescentar que nós somos culpados de tudo o que acontece e me penitencio mais que qualquer outro, pois tenho 37 anos de magistério e não utilizei e ainda não faço como deveria, a concientização política dos meus alunos. Acredito que foram milhares ao longo destes anos, inclusive este que nos governa e humilha, desta feita numa entidade privada. Porém os nossos alunos podem ser transformados, e se da forma correta, serão os nossos vingadores se até as próximas eleições prepararmos a devida resposta.
    Acredito que este blog pode ser de vital importância criando uma cartilha para nortear os professores e termos uma só voz.
    Lamento por outro lado que os previlegiados com a leitura dos textos aqui escritos não sejam os verdadeiros merecedores e alvos de nossa luta. Acredito também que a nossa comunidade é formado por gente esclarecida porém ainda em pequeno número e que precisa se expandir. Em outros e-mails dei sugestões, entre outra de vídeos de nossas escolas no youtube, a merenda de verdade, as instalações físicas, as cantinas (que não sabemos a quem interessa) mas existem e concorrem com a "maravilhosa e alardeada" merenda. Precisamos usar os meios possíveis para questionar com os pais de alunos das escolas"padrão" de nosso estado o "por quê" seus filhos não tem acesso as escolas "de luxo" que também não são grande coisa. Este sindicato que aceita a retirada de nossos quinquênios, direito adquirido e não questionado judicialmente.
    Por fim, voltamos fragorosamente derrotados, PORÉM.... temos o poder nas mãos e o TEMPO a nosso favor, VAMOS usa-los.

    ResponderExcluir