domingo, 2 de agosto de 2009

Diretoria do Sintepe recebeu tudo

Folha de PE - 02/08/09 - Política - Ricardo Dantas Barreto - página 5
.
O Sintepe segurou a greve dos professores durante 25 dias e os descontos nos salários de quem aderiu foram mantidos. A insatisfação da categoria piorou ao saber que toda a diretoria do sindicato recebeu salários completos, dia 29, e mais o bônus por desempenho. Viva a imunidade sindical!
.

22 comentários:

  1. Assim é muito bom "fazer greve"! Que greve? Basta ler os jornalecos e nos depararmos com os "novos" loteamentos partidários. E Antonieta na penúltima assembléia dizer que: "o sindicato não tem nada a ver com os partidos!!!" Queres enganar a quem?

    ACORDA CATEGORIA!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Esse tipo de coisa não me surpreende. Deve ter gente lá que não coloca os pés numa sala de aula há tempos!

    ResponderExcluir
  4. A princípio eu até acreditei de forma ingênua nessa greve, mas pouco a pouco fui percebendo que havia algo a mais por trás de tudo. Conclui de fato, que deve haver algum acordo entre o sindicato e governo entre outras ações e a partir de hoje não participo de nenhuma assembleia, prefiro ficar a ler um livro de minha área, visto que profissionais formados em Matemática e Física estão em extinção em PE, vou é me capacitar e tentar conseguir algo melhor do que ser funcionário da secretaria de educação de PE! Sugiro o mesmo para os colegas e pensar que eu ainda no calor da emoção, pensei em me filiar ao sintepe, que vacilo!

    ResponderExcluir
  5. Engraçado como vcs dão crédito a este jornalista. Cade ele durante a greve? Será que fala a verdade? Será que vcs não compreendem que o que a mídia, e o governo querem é acabar com o sindicato? Vcs acham que está postagem vcs estão contribuindo para o fortalecimento do sindicato, ou colaborando para o enfraquecimento do mesmo? Será que se o pessoal do CONLUTAS estivesse a frente do sindicato, também não teria recebido seus salários? Lembro-me bem de Mariano na assembléia defendendo a greve já, e agora tem gente aqui defendendo que a greve foi declarada em um momento inoportuno. Acredito na democracia e portanto vocês tem todo direito de fazer oposição, lançar chapa, ser do CONLUTAS ou não etc. O que vcs não devem, é ser irresponsáveis e engrossarem a ladainha da mídia.

    ResponderExcluir
  6. Enquanto os trabalhadores não se unirem, como desejava Marx, ao criar a I Inernacional socialista, sob o lema de ' TRABALHADORES DO MUNDO UNI-VOS ' seremos constantemente humilhados pelos donos do poder. Devemos esquecer nossa desavença teórica e mirar nos verdadeiros inimigos dos trabalhadores. Desacreditar o SINDICATO é reproduzir a ideologia da burguesia, que busca criminalizar os movimentos sociais.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo,

    Eu ainda não recebi meu salário e o receberei com desconto. SE alguém na direção do Sintepe recebeu integralmente e dentro do prazo, será mesmo uma demonstração de que há algo errado no ar, pois, afinal, quem terá sido sacrificado? Quem terá sido punido? Não adianta defesa neste caso, pois o exemplo negativo estará configigurado e pronto!

    A notícia sobre o recebimento de salários da direção do Sintepe foi dada aqui (citando a fonte) para quem quiser comentar o caso e a direção do sindicato é quem precisa esclarecer se recebeu ou não! Se a resposta for positiva, então será um problema. O negócio é que sobre esta questão não deverá haver dúvidas no ar, concorda? Eu prefiro crer que a direção do Sintepe tenha sofrido descontos e ameaças assim como eu sofri.

    Em 2007, atuando contra a greve o tempo inteiro, teve diretor do sindicato fazendo discursos para engrossar o côro governista e afirmou que os grevistas deveriam ter "cuidado com as estrelinhas no contracheque", referindo-se aos descontos de dias parados. Também não esquecemos isso.

    Outra coisa, este não é o blog da CONLUTAS. Procure aqui alguma postagem fazendo campanha para esta entidade e você não encontrará!

    Eu, pessoalmente, achei a decisão da deflagração da greve neste instante uma ideia fadada ao fracasso pela conjuntura desfavoável e pelo exemplo do que vinha ocorrendo com os servidores da saúde. Fui contra, mas participei e fui punido - e não me arrependo, pois faria tudo movamente.

    Discutir criticamente posturas do sindicato não o enfraquece. Temos que debater às claras porque é assim que se joga limpo. De qualquer forma, eu preciso ser esclarecido sobre o recebimento integral de salários de nossos representantes sindicais quando muitos companheiros sofreram retaliações (e eu me inclui nesse grupo). O sindicato sairia politicamente fortalecido se seus integrantes tiverem também compartilhado das retaliações. Aposto que a credibilidade do Sintepe perante a categoria seria ressaltada diante disso.

    A direção do sindicato precisa desmentir esta nota da imprensa governista.

    ResponderExcluir
  8. Esse blog não é meu, nem de Mariano, nem da Conlutas, do PSTU, etc...ele foi criado pelo profº Paulo Alexandre após a greve de 2007 e é um espaço aberto aos que se opõem à política neoliberal que oprime e subtrai direitos dos trabalhadores.
    Por sinal, em uma das assembleias(2007) sugeriu-se ao SINTEPE a criação de um blog, e que nele entre outras coisas fosse mostrada a prestaçaõ de contas do sindicato, prestãção essa, aprovada em assembleia.

    ResponderExcluir
  9. Pois é, pelo jeito os mais prejudicados foram os que menos mereciam...
    Qual o problema de se criticar o Sintepe? Não foi verdade o que Ricardo Dantas Barreto disse na Folha de PE? Então, qual o motivo de tanta indignação? Não seria mais coerente aceitar as críticas e procurar refletir? Quem não consegue agir assim, não sabe o conceito de democracia e, portanto, já deveria ter caído fora há tempos...
    Ah, e que fique bem claro: Mariano não é o dono do blog. Aliás, aqui não existe dono. O espaço é democrático. Quem quer, participa. Agora, a discussão fica mais interessante quando quem acusa, se identifica. Afinal, fica feio se esconder atrás do anonimato, ainda mais quando as palavras utilizadas deixam bem evidente a origem da mensagem!

    ResponderExcluir
  10. É muita "inguinorança", companheiros(as).!!!!!!!!!!!!!!!!!ACORDEM!!!!!!!!!!!!!
    Primeiro, dar crédito ao jornalista, porta da voz do atraso disfarçado de socialista. É sempre bom repetir que essa imprensa nunca vai nos apoiar ou disseminar nossas aspirações.
    Segundo: desconhecer que a disponibilidade sindical, deixa, em qualquer circunstância, o sindicalista imune aos eventuais descontos que possam recair sobre os seus vencimentos.
    Agora, fazer dessa imbecilidade plantada nesse jornalzinho, mote para criticar ao Sintepe, no mínimo, torna o "consciente" educador alvo fácil de qualquer argumento pueril. Pense mais...........

    ResponderExcluir
  11. Ah, tá! Então imunidade sindical é coisa boa porque sindicalista não sofre punição. Agora alguém me responda: então eu, que não sousindicalista, posso ser punido sem problema? Que argumento besta!

    ResponderExcluir
  12. Será que vcs não percebem que a ação do governo é para desestabilizar a categoria e desmoralizar o nosso sindicato, lembrem (nosso), pois as pessoas passam a entidade fica. Vcs não sabem que erros aconteceram em toda categoria, ou são querem se passar por ingênuos, pois teve colega que recebeu integral sem fazer greve como tb não recebeu sem fazer greve. Sejamos oposição sim, mas temos que ser no mínimo honestos com o que divulgamos ou acreditamos. PENSEM NISSO. Não é assim que vcs irão conseguir consquitar a categoria.

    ResponderExcluir
  13. Sindicato que concorda com perdas de direitos adquiridos ao longo dos anos (quinquênios) e nos dá como resposta que o TCE deu parecer positivo, nem precisa comentar de que lado está.
    Vamos nos organizar e constituir advogado para nos defender.

    ResponderExcluir
  14. Manobra do governo ou não, o fato é que os dirigentes sindicais não podem receber seu salários enquanto trabalhadores que eles representam são punidos. Será que o compenheiro entendeu a situação agora ou quer que desenhe? Companheiro, não adianta desviar o foco da questão, pois o que está sendo colocado aqui é um ponto ético e não uma disputa política.

    ResponderExcluir
  15. Eis o grande problema da esquerda no Brasil, desde a fundação do PCB em 1922: sua incapacidade, não para a crítica e autocrítica, mas para a união. Por isto que o grande Marx tinha asseverado : " trabalhadores de todo mundo uni-vos " E Brecht tinha escrito na lápide de Rosa Luxemburgo : " Quem assassinou esta revolucionária foram os opressores. Oprimidos, esqueceis vossas desavenças. " Sabemos que o PT, descaracterizou-se enquanto defensor dos interesses da classe trabalhadora, mas querer dar crédito aos jornais ditos " chapas brancas " como afirmou um dos blogueiros, é no mínimo contraditório, pois acreditar agora nestes mesmo jornais e seus fiéis escudeiros, é de uma certa forma, contribuir com a campanha de desmantelamento dos sindicatos, e não como alguns pensam, da atual direção do sindicato. E por sinal, a imunidade sindical foi criada para proteger os líderes sindicais dos desmandos dos patrões e não para privilegiar estes mesmos líderes. Coma a acusação é séria, devemos esclarecimentos sim da atual direção.

    ResponderExcluir
  16. pelo amor de Deus,minha gente!
    logo a nossa mídia folha de pernambuco,maior inimiga é que vai estar com a verdade no final de toda nossa luta? sei de vários representantes setoriais que nãqo receberam salário algum e de diretores também. e professores que não fizeram greve dia algum e não receberam também. é o chicote da bagunça. não vamos desmoralizar nosso sindicato, independente da sua diretoria, pois seremos fracos também e desmoralizados.

    ResponderExcluir
  17. Se não me engano, o presidente do Sintepe confirmou o recebimento integral e no prazo do salário durante a assembleia. Então, neste caso, parece que a informação apresentada pelo jornal não foi mentira - mesmo a imprensa governista é incapaz de mentir ou iludir em 100% dos casos em que publica alguma coisa, embora faça isso na maioria das vezes.

    Ora, todos os dirigentes sindicais DEVEM receber seus vencimentos e DEVEM ser protegidos de retaliações motivadas pelo exercício de suas atribuições. Ninguém aqui negou este direito.

    Lembremos que o ex-prefeito João Paulo exonerou uma professora por sua atuação sindical e coisas assim DEVEM ser abominadas.

    Num comentário acima, o sr. Pontes fez uma observação, no mínimo, leviana ao sugerir que o recebimento dos salários integrais dos integrantes da direção do Sintepe foi um gesto de desvio ético. Foi leviana porque não se pode sugerir que houve algum conluio entre os dirigentes do sindicato e a SAD ou SEE para que seus pagamentos fossem realizados, pois seus salários constituem o direito mais básico e essencial que eles possuem como servidores concursados e legítimos.

    Não há desvio ético e isto é fato.

    Mas uma coisa também é fato: o recebimento integral dos salários dos dirigentes sindicais enquanto professores grevistas são punidos com cortes irrevogáveis em seus salários (porque punição não conseguiu ser revertida) é uma coisa incoerente, mas se o pagamento foi repassado, é claro que o direito à remuneração foi respeitado...

    Mas, enfim, este debate não rende mais nada... o negócio é encarar os descontos e apetar o orçamento, pois não temos imunidade nenhuma.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo,

    Realmente, isso foi bem lembrado: o governo é incompetente até para punir, pois segurou o pagamento de gente que não fez greve e pagou direitinho muitos outros que estavam paralisados!

    Alguém precisa ajudar o pessoal da SAD a administrar melhor o chicote, pois os caras são ruins de pontaria!

    ResponderExcluir
  19. Gente, quem pagou os salários aos sindicalistas ????
    Quem vazou pra imprensa marrom o fato ??
    Quem, de forma covarde, plantou a suspeição ??
    Uma coisa ficou bem certa, qualquer porcaria pode se transformar em crítica ao Sintepe!!!!
    A categoria está num processo crescente de despolitização, não tem um mínimo de bom senso ou discernimento necessário pra se orientar no contexto atual.
    Se a direção do Sintepe não houvesse, com 99% de aprovação da categoria presente à assembléia, proposto a greve, os mesmos críticos de plantão estariam hoje esculhambando o sindicato.
    Pra muitos, quanto mais o sindicato se desmoralizar melhor.
    Isso vale pra essa incompetente oposição e setores ligados ao governo, tanto o atual quanto ao do fascista jarbas.
    Com esse tipo de debate, pense eu, o governo pode dormir tranqüilo, a base já se encarrega de trucidar o que a ainda resta da direção do sindicato. Amém !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Depois dessa chicotada, nunca mais os Professores vão imaginar que podem fazer greve sem se expor ou sofrer nos seus salários qualquer retaliação.
    É, como diria João Cabral, a educação pela pedra.
    "Nem sempre se pode defender a vida só com palavras."
    Fazer greve não é estar de férias.
    Os grevistas da educação só gostam de assembléias, até parece que foram educados na Grécia antiga !!!!!
    Qualquer ato sem ser antecedido por uma assembléia está fadado ao fracasso.

    ResponderExcluir
  21. Depois dessa chicotada, nunca mais os Professores vão imaginar que podem fazer greve sem se expor ou não sofrer nos seus salários qualquer retaliação.
    É, como diria João Cabral, a educação pela pedra.
    "Nem sempre se pode defender a vida só com palavras."
    Fazer greve não é estar de férias.
    Os grevistas da educação só gostam de assembléias, até parece que foram educados na Grécia antiga !!!!!
    Qualquer ato sem ser antecedido por uma assembléia está fadado ao fracasso.

    ResponderExcluir
  22. Quando vai sair o pagamento dos bonus das escola que faltam?

    ResponderExcluir