quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Apresentação do projeto "Voz saudável"

O projeto Voz Saudável é um canal de informação sobre o universo da voz e que fala especialmente com todos os profissionais que usam a voz como instrumento de trabalho, como é o caso dos professores.

O objetivo é promover ações educativas voltadas à saúde vocal dos educadores. De acordo com pesquisas na área de voz, existe um grande número de docentes que, ao longo da carreira, apresentam distúrbio vocal, podendo acarretar problemas de ordem profissional, pessoal e social.

Assim, é fundamental implantar ações de promoção à saúde vocal, visando contemplar as demandas e as necessidades dessa categoria. Levando em consideração a relevância desta questão, o Voz Saudável vai proporcionar prática educativa relacionada à voz do professor.

A idealizadora

Observando a carência de informações sobre a importância de cuidar da voz e a grande demanda de atendimento, tanto na rede pública, como privada, de pacientes da área de educação com problemas com a voz, surgiu a ideia de veicular um canal de informação sobre o tema. A idealizadora do Voz Saudável é a fonoaudióloga Maria das Graças Duarte.

Com mais de 24 anos de formação acadêmica pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e especialista há mais de 9 anos na área de Voz, através da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a fonoaudióloga acumula uma vasta experiência sobre o assunto e, aqui, vai transmiti-lo de maneira prática para os internautas. A proposta é criar uma rede de discussão sobre o tema entre fonoaudiólogos, educadores e todos os interessados em manter uma Voz Saudável.

Fonte: www.vozsaudavel.com.br

Contato:

Rua Conselheiro Portela, 286 - Espinheiro - Recife -PE CEP: 52020-030
Fone: 81 3088-8489 - Cel: 9973-8329 / 8565-4446/
Email: contato@vozsaudavel.com.br

3 comentários:

  1. Caros professores divulguem o espaço "Voz saudável", e entrem em contato para o agendamento de palestras nas escolas

    ResponderExcluir
  2. Enquanto não se melhora as condições físicas das nossas escolas, não há fonoaudiologia que dê jeito. Inspirar poeira de ventiladores sucateados,de salas sujas, de pó de gesso,associado ao calor e falta d'água nas escolas, reduzem e por vezes destroem por completo nossa capacidade vocal.

    ResponderExcluir
  3. A meu ver deveria existir vigilância sanitária direcionada á inspecionar escolas públicas.

    Comecei a trabalhar em uma escola localizada em Prazeres(Saturnino de Brito)e chamei a atenção para a limpeza de minha sala, uma vez que nesta escola cada professor tem sala própria, mas não se animem, só existe bancas e quadro branco (rsrsrs). Mas voltando ao assunto: desenvolvi um tremendo desconforto das vias aéreas: alergias, rouquidão e tosse, muita tosse.

    acreditem: tive de esperar oito meses por uma limpeza básica, tipo retirar o pó e casas de aranhas do ventilador.

    E ainda reclamam quando o professor fica doente. É mole uma coisas dessas?

    Esta é a face da educação em Pernambuco: descaso total

    ResponderExcluir