segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Protesto no mês do professor

Passadas as eleições a LUTA continua!
Professores da rede estadual em Camaragibe prometem protesto para dia 21 de outubro às 10h em frente à Escola Santa Sofia. A decisão foi tomada sábado (09/10/10) após reunião do Grupo de Oposição (Alternativa Sintepe) quando das discussões sentiu-se a necessidade de cobrar uma postura do Sintepe em relação à questões que parecem adormecidas. Os professores exigem a volta das turmas do Fundamental extintas em algumas escolas. No município está se formando "guetos educacionais": Escolas só com Fundamental outras, apenas com Ensino Médio, e tal medida foi tomada sem discussão alguma com a comunidade tudo ocorreu às portas fechadas com a participação apenas da gestora da GRE/Metrosul e direções das escolas.
Ao levar o caso para a mesa de negociação em maio desse ano ouviu-se do secretário de educação Nilton Mota que só iria pronunciar-se sobre o caso após avaliação realizada pela FACEPE para saber como anda a demanda em relação às vagas mas, até o momento nada aconteceu. Tal levantamento não faz sentido algum, isto é apenas uma forma de maquiar a decisão arbitrária já tomada pelo governo.
Há escolas com salas superlotadas uma vez que, foram obrigadas a receber alunos de escolas que fecharam as portas para as turmas de 5ª série ano passado, esse ano despejarão as turmas de 6ª série e assim por diante.
Outras questões pendentes na pauta de negociação também serão alvo do protesto: Eleições diretas para gestores de escolas, melhorias nas condições de trabalho, preenchimento dos burocráticos diários de classe, forma de avaliação, violência nas escolas etc.
2009 foi um ano de perdas, tivemos descontos da greve que não foram ressarcidos, as cobranças intensificaram-se, assédio moral e ameaças inclusive utilizando o nome do MPPE são práticas comuns nas escolas da rede, estes, são apenas alguns componentes do quadro da educação em Pernambuco.
No dia do professor que temos a comemorar?
Contamos com a participação dos companheiros(as).
Divulguem!

Obs: haverá declaração(Sintepe) aos participantes.
(malbenia@gmail.com)

4 comentários:

  1. Veio-me uma dúvida sobre ISONOMIA, porém, como sou leigo no assunto, lanço-a aqui no Blog, para que alguém que conheça sobre nossos direitos, responda; A pergunta é:
    É correto alguns professores ganharem mais do que outros, só porque ensinam nas escolas integrais ou semi-integrais? Cabe lutarmos por isonomia? temos ou não temos direito à isonomia? afinal, somos professores, ensinamos as mesmas matérias que eles; posso estar errado em minha argumentação, mas se alguém souber juridicamente sobre essa dúvida, esclareça-me quem souber.

    ResponderExcluir
  2. Só não entendi porque o protesto será em frente a Escola Santa Sofia, e não na rua Elisa Cabral, a rua mais movimentaada da cidade. Onde o impacto do protesto seria bem maior. A escola em questão fica numa avenida porém a população que deveria esta a par de nossa reinvidicações esta concentra em outro lugar

    ResponderExcluir
  3. Na escola Santa Sofia foi tomada a decisão da extinção das turmas às portas fechadas, nem os professores da casa sabiam o que tava acontecendo. Fomos surpreendidos com a notícia no final do ano passado quando tudo já havia sido tramado, assim,pretendemos chamar à atenção principalmente dos professores, alunos e pais da comunidade no horário da aula e fazer a denuncia lá. Considero a Elisa Cabral um ótimo local, a questão é que, muitos alunos saem da escola e tomam outro rumo, professores com receio da falta e da fiscalização das técnicas,também deixam de participar. Na frente da escola fica mais fácil o chamado, fizemos protesto do dia do estudante na Elisa e poucos participaram. Veremos a possibilidade de uma caminhada para a rua citada, já que é perto da escola.
    VALEU a participação e a sugestão, obrigada, forte abraço:
    Albênia

    ResponderExcluir
  4. Salaamarela,sua sugestão foi muito oportuna e hoje em conversa com o grupo de oposição, decidimos que a manifestação será na rua Elisa Cabral (dia 21 às 10h).
    Mais uma vez, muito obrigada!

    ResponderExcluir