sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Resposta da professora Rita de Cássia Barreto de Moura (Sintepe), ao texto escrito por Duci Medeiros


Professora Duci,
Entendo perfeitamente seus sentimentos e compreendo as circunstâncias que a levaram a tal situação. No entanto, não é verdade que todos os 49 deputados estaduais colaboram com o governador em suas ações de desrespeito com a educação do nosso estado. Para confirmar o que afirmo, peço que acompanhe mais atentamente os mandatos e reveja o cartaz que o Sintepe produziu com a posição de cada um deles, por exemplo, em relação ao Projeto de Lei enviado pelo Poder Executivo no processo da nossa última campanha salarial educacional. Assim, verá as diferenças e que temos deputadas como Teresa Leitão 13613 e Isabel Cristina, oriundas da nossa categoria e forjadas nas nossas lutas e com posições na defesa de uma educação pública de qualidade. Avaliar todos como "iguais", além de ser uma injustiça, colabora com aqueles que de fato, não têm nenhum compromisso com a classe trabalhadora, e este não é o nosso papel ! Além disso, os fatos mostram que o nosso sindicato é forte e combativo, pois, apesar dos fortes ataques do governo, não esmorece nem perde a vontade de lutar. Sua posição política é clara, seu lado é o lado da categoria, e por isso mesmo, fez e fará greve em todos os governos, independente das forças que o integram. Se o Sintepe fosse um colaborador do governo estadual, porque então, fez greves, passeatas, atos públicos, mobilizações, denúncias através dos meios de comunicação, paralizações, panfletagens, ações na justiça? Que outro sindicato você conhece com tanta disposição e autonomia?
Entretanto, companheira, por mais dificuldades que tenhamos, não podemos perder a esperança em construir uma sociedade mais justa para todos, até porque, este é o objetivo central dos educadores comprometidos com a transformação social na perspectiva freireana. Estou convencida que não devemos entregar os pontos, mas, juntar nossas forças, construir uma categoria cada vez mais unida e fortalecer o nosso mais importante instrumento de luta que é o nosso SINTEPE.
Convido-a a dar-se a oportunidade de se contagiar com a energia, a vontade e a disposição de grande parte da nossa categoria e da direção do SINTEPE, e ainda, tomar como referência, tantos diretores que já conquistaram sua aposentadoria, mas que não se contagiam com a desesperança, e todos os dias vão ao Sintepe (quando poderiam ficar em casa ou optar por atividades de lazer com amigos e familiares), construindo assim, um sindicato mais forte, uma categoria mais unida e uma sociedade mais justa.
Um abraço, Rita.

3 comentários:

  1. Vale tudo no jogo para ganhar o voto dos menos esclarecidos(apesar de professores) o SINTEPE colocou sua deputada junto de inimigos históricos da categoria, só porque votaram de forma oportunista a favor dos professores.Eles que passaram o governo Jarbas nos massacrando passaram a heróis estaduais só para satisfazer o teatrinho enganador; ou será que não sabemos que na mesma semana que foi “defensora” dos professores, votou contra outras categorias de servidores públicos? Provando inequivocamente que não passava de uma oportunista e que fez acordos a portas fechadas com seu chefe para enganar a todos nós. Qual mobilização o SINTEPE fez contra os inimigos da educação além do cartaz para promover Teresa Leitão?

    ResponderExcluir
  2. Eu quero ver depois das eleições, quando Eduardo estiver reeleito e recomeçar a nos perseguir e exigir como se pagasse uma fortuna à categoria. Essas reuniões do sintepe com o governo nao vão dar em nada. Aliás, todos com o mínimo de inteligência sabem que é apenas um jogo. Se o governador tivesse boas intenções não deixaria essa questão se arrastar até depois da eleição. Pena que tem tanta gente burra fazendo parte da nossa categoria. E é por isso que não temos prestígio social, nem o respeito dos governantes e muito menos salário digno.

    ResponderExcluir
  3. Um governo que se nega a pagar o PISO e reajustá-lo como manda a lei vai querer remunerar melhor o professor depois das eleições? É uma boa piada pra Tiririca...e os alienildos/alienados de nossa categoria garantiram votos pra Dudu atendendo apelo das direções acreditando nisso...é demência demais pra não dizer outra coisa.

    ResponderExcluir