sexta-feira, 15 de outubro de 2010

SER PROFESSOR NÃO É ESCOLHA, É DECISÃO.

Eu não escolhi ser professor!
Pois não é uma questão de escolha,
É apenas uma decisão.
E acredito na atitude tomada,
Mesmo com toda a dureza da jornada.
Ensinar é uma mistura de vício, dom e paixão.
É uma troca constante de aprendizado,
Que vai além de um recinto fechado.
Ser professor exige uma visão ampla,
Pois o trabalho ultrapassa as paredes da sala de aula.
Às vezes, somos pais, médicos ou psicólogos.
E em alguns casos, somos detetives ou policiais.
Investigadores de uma violência escolar que veio para ficar.
Não somos escoteiros, mas estamos sempre alerta!
Infelizmente, o professor não é valorizado.
Está perdendo espaço no mundo globalizado.
Quando se quer culpar alguém pela falência do sistema,
Imediatamente o professor é lembrado!


Paulo Vasconcelos

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Escolha ou decisão,a profissão tem trazido arrependimentos para muitos,três companheiros (que conheço)que entraram na seleção de 2006 estão pedindo exoneração por não mais acreditar em mudanças na educação e pelo estresse que adquiriam em poucos anos de trabalho. Outros tantos estão afastados por problemas emocionais,dois faleceram este ano por doença cardíaca.Eu conto dias,horas minutos e segundos para aposentar-se.
    A profissão é indesejada até nas brincadeiras infantis, brinca-se de médico, dentista, cabeleireira, motorista, comerciante,
    modelo,jogador....Professor nem de brincadeira.
    Pergunte a uma criança o que ela quer ser quando crescer????
    Paulo, parabéns, você é um professor-poeta. Abraço grande!

    ResponderExcluir
  3. Indignação

    Augusto Souto



    Sou professor da rede pública do Estado de Pernambuco há mais de 20 anos e venho aqui expressar sentimentos que acredito ser de toda nossa categoria profissional: Indignação, baixa estima, decepção, desânimo, insegurança no futuro e humilhação. Tenho ouvido palestrantes afirmar que estamos vivendo a Era do Conhecimento e que o profissional que se destaca neste contexto, no caso, o Professor deveria ser mais Valorizado. Ora, se esta afirmação é verdadeira então acredito que o Governo de nosso Estado continua como os anteriores bastante desatualizado ou desinformado quanto a isso, pois aqui o profissional em Educação é o mais esquecido, humilhado constantemente aviltado em seus direitos, como vimos este ano através da Lei 154, que praticamente rasgou o nosso Plano de Cargos e Carreira, onde a partir dela uma merendeira que possivelmente ainda não é valorizada como merece, ganhará mais que um Professor com 20 anos de Carreira e com Mestrado, esta e a grande valorização e incentivo que temos no atual Governo quando nos propomos a nos capacitar e consequentemente melhorar a Educação do nosso Estado.. Queremos que fique bem claro que não pretendemos desmerecer as nossas companheiras merendeiras e sim demonstrar a quanto chegou à desvalorização e falta de incentivo aos professores em PERNAMBUCO.

    Destes mais de 20 anos em que sirvo ao Estado exercendo esta profissão que alguns equivocadamente denominam de sacerdócio, só tenho ouvido promessas e nada de concreto foi realizado em nosso benefício; a falácia que a Educação será prioridade está caracterizada em todos os discursos nos períodos eleitorais independentemente do Partido político e quando assumem logo as promessas são esquecidas; neste Governo, por exemplo, são gastos milhões de reais em Propaganda para demonstrar a população que está se investindo em Educação, que os professores receberam notebooks, assinaturas de jornais e revistas (já canceladas) e esquecem de dizer que continuamos a receber o pior salário do Brasil. Portanto, não queremos “ESMOLAS” e sim salários dignos para que possamos escolher os notebooks, jornais e revistas que quisermos e não aqueles superfaturados para caixa de campanha e para calar a imprensa local. A Secretaria Prioriza a burocracia e relega o pedagógico, onde nossa caderneta mais parece um instrumento de tortura.

    Você que lê este texto, faça uma visita a uma escola pública próxima de sua residência e converse com qualquer Professor e constatará que o que digo é a mais pura VERDADE.Enquanto os nosso alunos vivem plenamente a era da informatização, os nossos Laboratórios de Informática sequer tem uma pessoa responsável por seu funcionamento e não são disponibilizados o mínimo de recursos para sua utilização (tinta para impressoras, atualização de softwares, papel, etc)
    Diante disso, o que vemos é o êxodo de competentes profissionais de nosso Estado, migrando para Estados vizinhos e até mesmo abandonando a profissão para exercer outra função, simplesmente porque o seu salário não está sendo suficiente para sustentar sua família com dignidade. Infelizmente, hoje 15 de Outubro, nosso dia, em Pernambuco não temos nada a comemorar.

    ResponderExcluir
  4. Professor Augusto gostaria de sua permissão para postar seu texto-desabafo. Acredito que seu pensamento compartilha com o da maioria dos docentes de nosso estado, que precisa refletir muito sobre sua atual situação.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Será uma prazer!!!pode postar sim!!!
    Sempre posto material de vcs no nosso blog,
    com "permissão" de Albênia.
    Um abraço
    Aproveite e dê uma olhada no nosso blog:
    www.educacaoelutape.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Companheiro Augusto você não precisa de permissão( srsrsrrs) para postar matérias do nosso blog, ele é 'NOSSO' fique à vontade, sempre!!!
    Vai ao seminário da saúde? Irei a tarde, pela manhã estaremos em atividade(protesto)em Camaragibe.
    Abraço bem grande.

    ResponderExcluir
  8. Irei sim, apesar da minha "amante" tá pegando pesado.Tó um rapaz mais doce que de costume.Minha amante, pra quem não sabe é a diaba Bete(Diabete).

    ResponderExcluir