sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Educação em debate


Aguardado com muita expectativa, o secretárário de Educação Anderson Gomes compareceu ao debate promovido pelo Sintepe mas, deixou a categoria sem respostas concretas para algumas questões levantadas. O público presente que ontem à tarde lotou o auditório não, poupou o secretário em momento algum, nas intervenções feitas foram apontadas as falhas, o descaso, o desrespeito e o descompromisso do governo Eduardo Campos no setor da Educação. O professor Dácio Cruz (matemática) , provou por A+B , num breve levantamento feito das contas públicas e do dinheiro recebido pelo Fundeb que, o governo não paga o Piso Salarial Nacional aos trabalhadores em Educação simplemente porque não tem vontade política.
Tentando corrigir o descompasso da secretária, Anderson Gomes garantiu que os professores que perderam turmas, deverão permanecer nas unidades de ensino e estes, não terão remuneração suspensa como foi aterrorizantemente divulgado pela GRE e pelas direções das escolas. O seretário também comprometeu-se em resolver o conflito gerado pela SEE que ignorou a decisão dos professores de Educação Física quando em reunião com Zélia Porto rejeitaram em documento a proposta do governo que, inclui aulas de educação Física dentro do horário-aula. Soube por meio de um dos professores que, esta senhora informou que levaria a resolução dos docentes para o governo, porém, mais um golpe foi aplicado contra os trabalhadores, a tramóia já estava pronta e oficializada, sendo apenas posta em prática num piscar de olhos. As escolas denunciadas por terem fechado turmas de E.J.A e do Ensino Fundamental serão inspecionadas, pois de acordo com o secretário a justificativa dada para o reordenamento (nome dado à extinção de turmas) é que, estas, apresentaram índices elevados de alunos evadidos, quando é sabido que, tal afirmação não tem consistência. Na escola Santa Sofia(Camaragibe) por exemplo as turmas do Fundamental mesmo com número de alunos recomendado pelo Conselho de Educação, estão sendo extintas irresponsavelmente com anuência da gestora da GRE Sandra Farias.
Entre tantas questões discutidas (diários e livro de ponto burocráticos, assédio moral, mal atendimento nas Gres, mudanças no horário inicial dos turnos, convocação dos concursados, etc.) o secretário tocou em alguns pontos que merecem reflexão: Reconheceu que a categoria não está sendo ouvida, que as escolas estão perdendo autonomia que, os professores trabalham em ambientes inadequados e que os mesmos recebem baixas remunerações.
Concordando com o secretário, resta-nos saber o que realmente será feito para amenizar toda essa carga que pesa sobre nosso lombo.
Finalizando o debate Anderson Gomes disse apoiar a política (excludente) de bonificação e prometeu eleições diretas para gestores das escolas da rede, porém com critérios estabelecidos pelo governo . Sem comentários.

4 comentários:

  1. Parabén mais uma vez, Albênia.

    Esse relato revela bem o que aconteceu na reunião, diferentemente do artigo (revisado pelo governo) que estampa a página do CINICATO (CÍNICO)que deveria nos representar. Murabak do Egito caiu hoje e os dias do Murabak de Pernambuco estão contados (valeu Edinho). Esse pau-mandado é a maior vergonha de nossa categoria. Quem for hipertenso, sugiro não acessar aquela pouca-vergonha. Entre tantas, a sugestão das aulas de educação física integradas ao turno das aulas e, pasmem, a pedido dos próprios professores da disciplina - mentira e cinismo é pouco. Os "inteligentes" da gestapo esqueceram a LDB que rege: os alunos do período noturno, ou que trabalham, não são obrigados a cursar essa disciplina, então me explique como se eu tivesse dois anos de idade: Temos um colega que tem as duas últimas aulas, da sexta-feira, numa turma de 3º ano do EM, à noite, será que essas aulas acontecerão? E ainda perguntam como é que TIRIRICA foi eleito.

    ResponderExcluir
  2. Lenin, o ditador, assim que tomou o poder, sabia que não poderia cumprir as promessas que fizera: melhorar as condições de moradia da população. Como o inverno estava rigoroso naquele ano, decretou que todos os animais de criação fossem alojados dentro das casas dos habitantes e, reprimidamente, o povo calou. Com o fim do inverso, ordenou que os animais voltassem a ser criados no exterior das casas. Intaurou-se um dos maiores regimes ditatoriais da história. Qualquer semelhança com as táticas do atual governo não é coincidência: esquecemos dos nossos direitos (bem estar, condições,respeito) em troca de notebooks, bônus, microfones, etc. Assim, muitos calam diante das atrocidades. Estamos diante da mesma situação: o governo espalha a notícia do corte de salários de professores sem aulas e esse assunto passa a ser focado, deixando às cegas, nossos propósitos. O secretário da gestapo vai nas reuniões e afirma que "não haverá cortes nos salários", e a massa, novamente, se conforma e cala, quando não apludem. Será que pensam que todos nós somos alienados?

    ResponderExcluir
  3. É verdade Literatura, é preciso ter cautela e fazer a leitura das coisa com bastante cuidado. Veja, mexeu-se no horário para iniciar os turnos, agora, algumas escolas estão voltando atrás (precisou o secretário dizer em público que estas, têm autonomia)até porque não há respaldo legal para o feito. Porém, para muitos isto significou grande avanço, enquanto isso permanecemos em salas superlotadas,quentes,fiscalizados,assediados, cobrados, recebendo a pior remuneração do país e, acreditando que o secretário redentor, irá resolver nossos problemas. Não podemos esquecer que, por melhor intenção que tenha este senhor, presta serviço para o Carrasco Campos.
    A fala tranquila do secrtário soa muito bem nesse momento de crise e de insatisfação que toma conta da categoria. O chamado pro debate não foi à toa, veio para acalmar os ânimos, rola muita coisa por trás das cortinas. Além disso, temos assembleia 2ª e o sintepe já tem alguma coisa pra nos dizer,não é?
    Abraços. Maria Albênia(malbenia@gmail.com)

    ResponderExcluir
  4. Cara colega Literatura,

    Utilizando sua colocação sobre Educação Física gostaria de inicialmente corrigir (com tristeza) sua simulação quanto as duas últimas aulas numa mesma turma: Isto é impossível pois a secretaria de Educação retroagiu mais uma vez reduzindo o número de aulas semanais da referida disciplina oferecendo apenas uma, indo de encontro a todas expectativas e linha inteligentes de pensamento, pois agora mais que nunca a disciplina precisa de mais encontros até porque faz parte do programa do ENEM. Porém pela LDB ela precisa ser oferecida ao aluno independente de sua opção (Que se fundamentava na oferta em turno contrário ao de vivência do aluno em sala de aula que não mais tem sentido com as aulas na grade e portanto torna-se uma excelente oportunidade de abordagem dos conhecimentos que a referida disciplina tem a oferecer).
    E finalizando: Na contra mão do que seria valorização da disciplina colocou as aulas em todos os horários do turno sem avaliar as condições de execução da mesma acreditando, graças ao despreparo das cabeças pensantes da secretaria e interpretação equivocada das idéias dos mentores (profs, Doutores Marcelo, Marcílio entre ountros UFPE)que buscavam espaço para a disciplina que entretanto continua com seu conteúdo essencialmente baseado no movimento e que as salas de aulas não servem para este fim.

    ResponderExcluir