segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL SUSPENDE AULA POR FALTA DE PROFESSOR

SERIA UMA BOA MANCHETE PARA ESTAMPAR OS JORNAIS EM PLENO INÍCIO DE ANO LETIVO. VOCÊS NÃO ACHAM? É MUITO FÁCIL O SENHOR GOVERNADOR E O SENHOR SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO IREM A IMPRESA E FALAR QUE PERNAMBUCO TEM NÃO SEI QUANTAS ESCOLAS TÉCNICAS, QUE VAI CONSTRUIR NÃO SEI QUANTAS NOVAS ESCOLAS TÉCNICAS, E OS PROFESSORES POR ONDE ANDAM?
NA ESCOLA TÉCNICA DE JABOATÃO, ONDE EU ESTUDO, AS AULAS FORAM SUSPENSAS POR FALTA DE PROFESSORES, E AINDA TEMOS QUE LIGAR NA TERÇA-FEIRA A TARDE PARA SABER SE VAI TER AULA A NOITE, PELO AMOR DE DEUS!
É UM ABSURDO, DESDE O INÍCIO DO FUNCIONAMENTO DESTA ESCOLA QUE FALTA PROFESSOR, E SEMPRE VINHA A PROMESSA DE CHEGAR, CHEGAR E NADA. AGORA O ANO INICIOU E A FALTA MUITO PROFESSOR QUE CHEGOU O PONTO DA DIREÇÃO DA ESCOLA SUSPENDER AS AULAS. AS COISAS ESTÃO INDO DE MAU A PIOR NESTA ESCOLA. O RESULTADO DISSO É O ABANDONO DOS ALUNOS PELO CURSO. DAS DUAS PRIMEIRAS TURMAS DE LOGISTICA QUE INICIOU AULA, CADA UMA COM 45 ALUNOS, AGORA É UMA TURMA SÓ COM 30 E POUCOS ALUNOS, OU SEJA, UM TERÇO DOS ALUNOS QUE INICIARAM AULA.
ISSO É UMA VERGONHA.
ATÉ QUANDO VAMOS FICAR SOFRENDO ASSIM?
SE É O LABORATÓRIO DE LOGISTICA, DESDE QUE A ESCOLA COMEÇOU QUE SE PROMETE UM LABORATÓRIO PARA O CURSO, O ESPAÇO FISICO JÁ EXISTE E ATÉ AGORA NADA.
MAS O PIOR DE TUDO, O CUMULO DO ABSURDO É PARAR AS AULAS POR FALTA DE PROFESSOR....


* Texto escrito pelo aluno Walter da Escola Técnica de Jaboatão.

7 comentários:

  1. Caro Walter,

    Inicialmente, parabéns pela postura e a preocupação de procurar esse veículo para, também, trazer denúncias contra os descasos desse governo frente à educação. Sua atitude, embora num espaço cocernente aos profissionais da área, é compreensível, sobretudo, pelos caminhos que esse veículo de comunicação propicia (salve Paulo). Tal fato me trás à memória tempos nos quais estudantes e professores se ladeavam na luta contra a maldita ditadura - a história do Brasil nos conta tanto - e, de tanto ousarem, conseguiram mudar o rumo do nosso país. Quem nos dera ter o prazer de perceber nas fileiras da luta contra a opressão e a ditadura disfarçada, professores e estudantes atuantes num processo democrático. Mas, ao invés disso, nos deparamos com corpos (docente e discente) inertes a um processo restaurador e moralizador de nossa sociedade. Nesse caso, somos nós professores, mais inoperantes do que vocês, pois caberia a nós mobilizar a sociedade em busca de mecanismos que viessem a construir ou, pelo menos, reinvindicar, tais mudanças... minhas desculpas pelos meus pares. Sou professor desde 94 e tenho os pés fincados na época contra a ditadura (a militar) e, apesar de não vividos tais dias, imagino a coragem e a bravura daqueles que lutaram contra a opressão do governo, sabe Deus, não seria eu, um desaparecido político. O que importa é que você, diferentemente de muitos que compoem nossa sociedade (alunos e professores), consegue enxergar a podridão na qual se encontra os mandatários e a lama na qual chafurdam os "pensadores" da educação, ou ainda, o que fazem os governantes quando brincam com a iteligência de toda uma nação, lançando migalhas e mentiras para encobrir na mídia o caos e a falta de perspectiva de dias melhores, salvo os que acham que desenvolvimento social se faz com um pseudo crescimento econômico. Finalmente, que bom que dessa vez a verdade é exposta sob um ponto de vista de quem está em uma posição diferente, contudo, inserido no processo educacional pernambucano. Um forte abraço aos teus pais e um parabéns aos que te sucederem em sangue, meus respeitos.

    PS. Muita coisa fétida deve ficar fora desse meu objeto,aqui, pois não é meu intento macular uma congratulação com coisas menores.

    ResponderExcluir
  2. Ih, eu fiz a seleção interna para escolas integral e escolas técnicas... fiz até pra essa escola técnica em jaboatão... mas parece que o programa de educação integral e o programa de educação profissional, como tudo na secretaria de educação, andam ruins das pernas. Até hoje espero a bendita convocação, que deveria ocorrer até a segunda semana de fevereiro. Já estamos na terceira semana!

    ResponderExcluir
  3. Walter,

    Parabéns pelo texto, mas eu tenho uma tese:

    O ESTADO É MONTADO PARA TUDO DAR ERRADO. Nada funciona efetivamente dentro da máquina para o bem estar coletivo. A burrocracia é galopante pois é um ESTADO altamente patrimonialista , consequentemente, autoritário. Portanto para mim nada me surpreende quando o "Estado" põe a mão.

    ResponderExcluir
  4. Boa iniciativa Walter sempre leio aqui as queixas dos professores e fiquei bastante animada ao ver seu texto e suas queixas como aluno, pois acredito que só possamos mudar essa situação quando alunos e professores se unirem. Também fiz seleção pra escola de referência e pasmem na data da divulgação não saiu o resultado da escola pretendida, nem o nome da escola constava na lista. O diretor começou o ano com o desfalque de vários professores e os alunos já se prejudicaram. Pior é ver essas escolas com temporários sabendo que existem efetivos penando pela falta de carga-horária. O efetivo precisa passar por seleção e o temporário não, vai entender a Secretaria. Aqui na minha Gerência existem outras escolas de referência nessa mesma situação. Até agora não souberam explicar direito o motivo de não terem colocado a lista de classificação dos que optaram por esta escola. Infelizmente essa é a realidade que temos hoje.

    ResponderExcluir
  5. Apagão de professores na escola Dom João da mata Amaral em garanhuns! os estudantes passaram a aula reclamando hoje que falta "apenas" professor de química, física, matemática e língua portuguesa!

    ResponderExcluir
  6. GOMES, o PROGRAMA INTEGRAL não convoca os professores aprovados na seleção interna por telefone, carta ou coisa do tipo. VC tem que ir lá na Secretaria de Educação(na Várzea), Bloco I, se ninguém tiver assumido ainda sua vaga(pois segundo eles o prazo final para comparecer lá e assumir a vaga era até a sexta da semana passada)vc assumi a vaga e leva um encaminhamento para a escola que vc foi aprovado. Eu tbm fiquei esperando ser convocado e se não fosse um colega meu estaria na mesma situação que vc (essa secretária é uma piada, no edital ficou claro que eles convocariam o professor, mas eles dizem que não)... corre para ver se ainda dá tempo.

    ResponderExcluir
  7. Então, se o professor perder a vaga, é procurar a justiça. Ora se no edital vem a garantia da convocação, que se dane a SEE. E tem mais, em Camaragibe (Tito Pereira) a convocação 2008 foi feita por telefone e no mês de janeiro em período de férias.Vejam bem o 'beco em que estão entrando'. abraços!

    ResponderExcluir