quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

O presidente do SINTEPE finalmente acordou?

Artigo de Heleno Araújo, presidente do SINTEPE, extraído do Blog de Jamildo.

Governo ‘mau’ educado

O governo Eduardo Campos decidiu deixar uma parte significativa do povo pernambucano sem educação. Convivemos com mais de um milhão de analfabetos, quase dois milhões de analfabetos funcionais, mais de 120 mil estudantes abandonaram a escola em 2009 e as matriculas da educação básica na rede estadual de ensino sofreu redução de 964.010 estudantes em 2006 para 848.961 estudantes em 2010.

Os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística indicam que 219 mil pessoas de 4 a 17 anos de idade no estado estão fora da escola. O relatório do tribunal de contas apresenta que houve redução na taxa de alfabetização das crianças ate oito anos de idade, de 75,3% em 2008 para 74,4% em 2009.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, do Ministério da Educação, mostra que houve a redução de 2.790 matriculas na Educação de Jovens e Adultos de 2009 para 2010.

As despesas orçamentárias com a educação declinaram de 11,61% em 2008 para 11,28% em 2009. A aplicação das receitas na manutenção e desenvolvimento do ensino foi reduzida ao longo dos anos 26,03% em 2006; 26,02% em 2007; 25,84% em 2008 e 25,65% em 2009.

O mesmo fato ocorreu com o comprometimento dos recursos do FUNDEB com a folha salarial dos professores 97,68% em 2006; 89,89% em 2007; 84,13% em 2008 e 68,42% em 2009, fator que contribui para manter Pernambuco na situação vergonhosa de pagar o pior salário do Brasil ao professor.

O governo Jarbas Vasconcelos e governo Eduardo Campos se comparam na desvalorização profissional e na precariedade do trabalho.

A elevação de contratos temporários foi mantida entre os governos, em 2006 registramos 10.500 professores contratados temporariamente; em 2008 foram 13.839 contratados para o serviço publico estadual; em 2009 quase o dobro de contratos temporários 26.410, sendo 80% destas contratações para a Secretaria de Educação.

A não convocação dos aprovados nos concursos públicos e a utilização de abono para complementar os salários dos servidores são medidas que por muito tempo, de um governo para outro, atormentam os trabalhadores em educação.

O esforço dos profissionais da educação para melhorar sua formação e consequentemente seu desempenho nas funções que atuam não são reconhecidos pelo governo estadual. 98% dos professores possuem a formação de nível superior, dos 29.298 professores do quadro, 16.029 são pos graduado.

No quadro dos funcionários da educação temos 150 assistentes administrativos com especialização em gestão escolar. 1.200 auxiliares e assistentes diplomados com curso técnico profissional e outros 2.000 cursando, formação continuada em serviço que não repercutiu em vantagens salariais, pois a grade de vencimentos do plano de cargos e carreira não permite a progressão funcional para estes profissionais.

O grupo de trabalho criado para reformular o plano teve, pela terceira vez, a prorrogação do prazo para elaborar uma proposta, outra característica dos governos Jarbas e Eduardo, não gosta de negociar com os servidores.

O resultado de tudo isto não poderia ser diferente. Começamos o ano letivo de 2011 com desorganização na rede. O governo do estado foi omisso na ampla divulgação para convocar a população para matricularem-se na rede, muitos que procuraram as escolas não foram atendidos.

Mas foi eficiente na utilização dos recursos públicos para fazer ampla propaganda de que passou o mês de janeiro trabalhando pela educação. Será verdade? Porque houve redução de turmas? Porque muitos professores do quadro estão sem escola? Porque foi feita nova seleção para contratações temporárias? Os contratados vão ocupar as vagas dos aprovados no concurso publico? Quando será feita a convocação dos aprovados no concurso?
Onde aconteceu o aumento de turmas da EJA, tão divulgados na mídia? Porque o professor teve reduzindo em meia hora o intervalo entre os turnos? E fruto do trabalho e do estudo da secretaria de educação de que o tempo de uma hora e suficiente para o professor fazer seu deslocamento e sua refeição?

O pessoal da educação estar recebendo aulas da equipe econômica do governo, que faz festa com o crescimento econômico do estado nos meios de comunicação, mas na hora de negociar com os servidores outro Pernambuco entra em cena?

São duvidas e mais duvidas que precisam ser dirimidas. Educação e um direito humano, social, universal e os seus profissionais devem ser tratados com respeito.

11 comentários:

  1. Só os otários caírão nessa falácia deste sindicado CHAPA BRANCA. Lembrem-se! haverá eleição. Há muito tempo deixamos de ter representação sindical. Taí o nosso blog para comprovar toda a nossa luta e denúncias, inclusive eles tiram "seus argumentos" "quando conveniente" deste blog. É precuso muto óleo de peroba.

    Desfiliação, já!!!!

    ResponderExcluir
  2. obs. CORRIGINDO : É PRECISO MUITO ÓLEO DE PEROBA.

    ResponderExcluir
  3. O SINTEPE É UM MERO REPASSADOR DE NOTICIAS DA SEE, (CBN=SINTEPE), O sr. HELENO AGORA TÁ SABENDO DE MUITA COISA MAS PROVIDENCIA QUE É BOM. NADA COMO UMA ELEIÇÃO SINDICAL.

    ResponderExcluir
  4. Ano Eleitoral faz cada coisa! Vai ver que só para eleger essa chapa branca Eduardo dê um reajustezinho pra enganar aqueles menos esclarecidos, que fazem festa por qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  5. O sintepe deveria se chamar "seentope" por que é assim que Eduardo Campos deve falar toda vez que seu Heleno Mubarak vai falar com ele!

    ResponderExcluir
  6. Esse governo copia tudo de stalin, o ditador. A SEE está recheando as escolas de contratados a fim de enfraquecer nosso movimento, haja vista estarmos saturados com as mentiras governamentais. Como o movimento de repúdio só cresce, o nosso pseuso sindicato - articulado com o governo - manobra uma simulação de assembleia ao invés de convocar para uma assembleia geral, que teria mais força reinvidicatória. Se o sindicato lutasse por nossa causa já teria impedido a farra dos contratados, mas aí....

    ResponderExcluir
  7. Deveria era haver um levante contra o SINTEPE, isso sim!!!O governo Eduardo Campos pintando e bordando com a educação de Pernambuco e esse sindicato brincando de casinha de boneca com o diabo.

    ResponderExcluir
  8. Já disse, Heleno é o nosso Mubarak. Tenho mais raiva dele que do Governador.Será que o coitadinho tem um retardo mental e só agora percebeu que Eduardo está massacrando os professores? Ah, corta essa Mubarak! De agora em diante vai ser assim: Dou não, pago não, o sintepe é traição, quero não.

    ResponderExcluir
  9. O CIRCO DO SINTEPE

    O que foi aquilo? A quem eles tentam enganar? A única verdade stalinista foi: “Vocês me dirão as feridas para gente colocar os dedos nelas”.Ou seja, "se alguém disser que está doendo, vou enfiar o dedo ferida adentro, aí vocês vão ver o que é dor". Que vergonha sintepe! Desfiliação já!

    ResponderExcluir
  10. Viram as palavras do secretário no debate? O governo aconselhou o secretário a escutar-nos? Disse também que Eduardo está incomodado com o título de Inimigo da Educação.
    É mesmo? Isso não o incomodou nem na época que o miserável precisava de votos para eleger-se, quanto mais agora, aprovado pela maioria. Passamos da idade de acreditar em lendas (fechem as cortinas).

    ResponderExcluir
  11. É tudo fachada, Albênia. Edumal mandou escutar o sintepe, ou seja, trocar informações e simular um movimento de acordo. E tem muito TABACUDO que acredita nessas negociações. Imagine (e não gargalhe) que tenho que convencer alguns que juram que a aumento de junho será de 61% (igual ao dos deputados e senadores). Dá pra creditar? Não sei quem espalha essas agruras, mas, finalmente, durma com uma bronca dessa? Tá tudo dominado! Desculpe-me pelos chavões. "Neto de gato não é preá". Quem não lembra dos precatórios...

    ResponderExcluir