quarta-feira, 16 de março de 2011

Magia negra, não. É racismo

DIARIO DE PERNAMBUCO
Recife, 15 de março de 2011

O termo magia negra nada tem que ver com a matriz africana e a religião do Candomblé. Ele foi usado pelo branco europeu e acabou sendo reproduzido pela sociedade brasileira ancorada em idéias ainda eurocentristas racistas, pois tudo que é feio, mal, fedorento, tenebroso está inconscientemente associado à etnia negra, que, obviamente, pertence à ancestralidade africana, de pele negra. Logo, uma forma racista consciente ou inconsciente de se conceituar um ritual macabro no qual pessoas sem formação teológica de matriz africana e iniciadas também por outras igualmente ignorantes no assunto, reproduzem essa fala da magia negra e cometem crimes de homicídios, como foi o caso da professora. O Diario de Pernambuco está de parabéns por trocar o termo pela expressão ritual macabro na sua última reportagem sobre o caso da professora assassinada por pseudos pai e mãe de santo, diferentemente da imprensa sensacionalista que insiste em usar o termo magia negra nesse tipo de crime.

Carlos Tomaz - Rede Afro LGBT, MNU-PE

Carlos é professor da rede Estadual, amigo nosso e fez parte da chapa de Oposição (Resistência e Luta) que em 2008 concorreu à eleição sindical (Sintepe). Maria Albênia

10 comentários:

  1. Isso é que querem impor em nossas escolas esses adoradores de Belzebul, onde bater um bombo é bom e da gloria a Santanas. Pois vocês que gostam disso fiquem a vontade para adorá-lo em seus centros espiritas. E fiquem a vontade mais não venham nos impor isso pois minha raiz é de Cristo Salvador e não do Demônio. Agora querem impor isso para nós aceitarmos fiquem vocês e respeitem já que não querem que entre a religião Católica mais também não essa coisa nojenta.
    Quê Deus tenha misericordia de todos vocês.

    ResponderExcluir
  2. Parabenizo ao Professor Carlos por sua atuação, sempre construindo reflexões, diferentemente deste suposto professor que pelo jeito não tem hábito de leitura,desconhece os valores da diversidade cultural e religiosa que estão em prática nos espaços comprometidos com uma sociedade mais justa, o infeliz desconhece até que Demônio que tantos os evangelicos adoram, não faz parte de nossa identidade cultural e religiosa, sugiro ao suposto mestre que retome seus estudos, lembro que em cada esquina tem Faculdade em Pernambuco e por mais deficiente que sejam irão ajuda-lo a entender melhor as reflexões do Professor Carlos.
    Olorum Modupé,Kosi Obá Kan fi Olorum , Axé

    João Monteiro
    Negro,Historiador, Omo Xangô Obá do Ilê Yemônja Ogunté Aduban,Especialista em Preservação de acervos e mestrando em Ciências das Religiões,funcionário da SEDUC.

    ResponderExcluir
  3. Espiritualismo é um nome moderno para o que a Bíblia chama feitiçaria ou espiritismo. Um espiritista é um místico que se torna num canal, ou num agente receptor, para receber comunicaçôes que veêm do mundo dos espíritos. Que Diz Deus sobre o espiritismo? A Bíblia diz em Levítico 19:31 “Não vos voltareis para os que consultam os mortos nem para os feiticeiros; não os busqueis para não ficardes contaminados por eles. Eu sou o Senhor vosso Deus.”
    Espiritismo era comum entre os pagãos nos tempos da Bíblia. Deus preveniu os Filhos de Israel para não se involverem com os espiritismo justo antes de entrarem na Terra Prometida de Canaã. A Bíblia diz em Deuteronómio 18:9-12 “Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos. Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.”
    As pessoas buscam conselhos dos médiums psíquicos. Qual é a fonte verdadeira das mensagens transmitidas por estes espiritistas? Um episódio na vida do Apóstolo Paulo esclarece o assunto da identidade dos espiritistas. A Bíblia diz em Atos 16:16-18 “Ora, aconteceu que quando íamos ao lugar de oração, nos veio ao encontro uma jovem que tinha um espírito adivinhador, e que, adivinhando, dava grande lucro a seus senhores. Ela, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: São servos do Deus Altíssimo estes homens que vos anunciam um caminho de salvação. E fazia isto por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou- se e disse ao espírito: Eu te ordeno em nome de Jesus Cristo que saias dela. E na mesma hora saiu.”
    Espiritos maus, anjos que antes viviam com Deus no céu, rebelaram-se com Satanás e foram lançados ao planeta Terra. A Bíblia diz em Apocalipse 12:7-9 “Então houve guerra no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão. E o dragão e os seus anjos batalhavam, mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou no céu. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele.”
    Como os espiritos do Espiritualimo são satânicos, esta atividade é odiosa nos olhos de Deus. De fato, durante os tempos dos Israelitas, qualquer pessoa involvida em espiritismo eram mortas. A Bíblia diz em Levítico 20:27 “O homem ou mulher que consultar os mortos ou for feiticeiro, certamente será morto. Serão apedrejados, e o seu sangue será sobre eles.” Isaías 8:19 “Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os feiticeiros, que chilreiam e murmuram, respondei: Acaso não consultará um povo a seu Deus? Acaso a favor dos vivos consultará os mortos?”

    Sim você fala joão que os evangélicos adoram a santanás uma grande mentira.
    E meu caro sou CATÓLICO E CATÓLICO NÃO É ESPIRITA SENÃO ESTA EXCOMUNGADO.

    MINHA ESCOLHA JÁ FIZ JESUS CRISTO É MEU SENHOR E DEUS.
    E MINHA AMADA INTERCESSORA MINHA MÃEZINHA DO CÉU

    E QUAL É SUA ESCOLHA?

    QUE DEUS ILUMINE SUA VIDA.

    ResponderExcluir
  4. Caro irmão Benício,

    Li com muito esmero seu comentário sobre o texto do Prof. João monteiro, no qual reflete sobre a minha colocação quanto a esse assunto tão polêmico. Caro professor Benício, infelizmente não pude perceber uma linha sequer no teu texto que esteja relacionada com o conhecimento científico, racional, histórico, cultural, e pedagógico.
    Caro professor, seu texto é uma mera reprodução de um texto considerado sagrado pelos cristãos, o que não o invalida dentro de uma concepção de mundo branco, eurocêntrico. Porém caro professor o que não consigo perceber no teu texto é argumentos mensuráveis sobre teologia não só de matriz cristã européia (não se pode negar que nosso cristianismo é de origem branca, professor, européia, isso é fato. É ciência. Ponto.)como também não se percebe em seu texto nenhum argumento racional científico e teológico de matriz africana (pois também não se pode negar que as religiões de matrizes africana, como o Candomblé e a crença nos Orixás, são de cultura e visão de mundo africana negra, isso também é fato. Ponto.)
    Não se pode também ainda negar que historicamente houve uma violência cultural, física, psicológica aos povos negros de África subsariana cometida pelos povos brancos europeus. portanto é fato também que quando se há uma dominação de um povo sobre outro, no nosso caso, do branco europeu para com o negro africano. Também haverá a imposição da cultura do dominador sobre o dominado, isso, caro professor, é usar a razão e a ciência para defender uma ideia, como o proprio João Monteiro diz, qualquer faculdade por mais precária que seja dará essa informação aos seus estudantes, entende?
    Quanto às ideias de pensamento religioso, perpassa pela questão da fé, algo que não provável cientificamente, e é uma questão também cultural. Religião seja ela qual for é cultura e se é cultura é construída com a visão de mundo de cada povo, entende? não dá para mensurar o que é certo ou o que é errado, isso é filosófico. Agora do ponto de vista histórico do que aconteceu com a sociedade brasileira,(A ESCRAVIZAÇÃO DE NEGROS E NEGRAS DE ÁFRICA E A VIOLÊNCIA A ESSE POVO) Todo o discurso de demonização das matrizes africanas é uma estratégia de dominação, só isso. Ponto.
    Quanto às reflexões que devem ser feitas por nós professores e professoras formadores e formadoras de uma sociedade é a de que sociedade queremos. Uma sociedade ancorada em valores e princípios de discriminação, racismos, machismos, homofobia e preconceitos mil, ou uma sociedade onde os diversos valores possam sim conviver em harmonia? Penso que essa deva ser nossa reflexão. Não quero aqui impor meu pensamento como verdade absoluta, pois não existe verdade absoluta, nem mesmo nas religiões. As religiões devem ter o papel de mediar o homem ao divino, devem ainda ter o papel de construir um mundo terreno de paz, devem ainda ter o papel de preservar a natureza e de lutar pela promoção do amor entre os diferentes para que em fim possamos viver conforme a ideia de Deus- Jeová, Deus-Olorum, Deus-Tupam, Deus-tantas e tantos conforme cultura de cada povo.
    Não sei se o caro colega entendeu o que escrevi, mas de uma coisa tenho certeza não escrevi nada baseado na emoção, mas na razão e na ciência. Não há aqui em meu texto uma frase sequer baseada em textos sagrados sejam eles escritos como a Bíblia ou sejam eles orais como os do Candomblé.
    Abraços fraternos de paz e axé,

    Prof. Carlos Tomaz

    ResponderExcluir
  5. Caro Benício,

    Professores e professoras comprometidos e comprometidas com a construção de uma sociedade mais tolerante, mais includente, menos racista, menos homofóbica, menos machista e mais humana. Preocupa-se em estudar, pesquisar, conhecer a história da humanidade, as diversas culturas nessa humanidade presente, no nosso caso Brasil, as que predominaram foram as européias (com os mitos gregos, o cristianismo que derruba o império romano, os mitos indígenas e os mitos africanos). Não sei se vc tem ciencia de que nosso Brasil foi formado por essas três culturas, não sei também se vc tem competência acadêmica científica e racional de que toda religião é também cultural. Nesse sentido podemos fazer uma reflexão crítica da história do Brasil. Ora bem se sabe que na África subsariana não existia a cultura do cristianismo que é branco, europeu, né verdade. Em África preta a cultura religiosa do povo estava atrelada à natureza, onde cada Orixá tem sua representatividade, e sua importância na preservação da natureza e no cuidado com o mundo. Também é sabido de qualquer pessoa mais esclarecida sobre história do Brasil que os europeus brancos violentaram, aprisionaram, castigaram, demonizaram as culturas que não eram de origem branca européia. Aí companheiro está a razão dessa história de demônio, satanás, belzebu, inclusive não sei se vc como cristão protestante sabe que o Demônio pertence a cultura de vcs é no livro sagrado de vcs que ele sempre aparece, também penso que o caro colega não sabe que a propria palavra DEMONIO é de origem grega e a Grecia fica na Europa e é branca, entende? como tudo está culturalmente ligado? demonio vem de DAIMON do grego. Nas culturas africanas negras não existe esse "xifrudo" rsrsrs, ele foi colocado na nossa cultura dos negros pelos brancos. Na cosmovisão de mundo africana os Orixás estão instrissicamente relacionados com a natureza, pois só para ilustrar na Nigéria existe um rio chamado OSOGBÔ, ou OXOBÔ que é aqui no brasil a Orixá Oxum, senhora das águas doces, nessa linha de pensamento qualquer pessoa mais entendidade da religião de matriz africana (de negro)jamais poluirá o rio ou destruirá pois é la a morada da divindade Oxum, percebeu como é simples entender a religião do Candomblé? todo Orixá está relacionado com a natureza Iemanjá com o mar, Xangô com as pedreiras, Ossae com as folhas 9quem nunca tomou um xá para aliviar uma dor ou curar um mal?, acredito que até o senhor caro colega, mas vcs não sabem de onde veio esse saber, pois fique sabendo que veio de África também de nossos indígenas que tambem não conheciam o tal xifrudo demonio satanás seja lá o nome que quiserem dar. O conhecimento da medicina alternativa, eita! igual ao nome do blog rsrsrsr, mas como dizia o conhecimento dessa medicina alternativa veio de África juntamente com aqueles e aquelas negr@s tão maltratados, humilhados, achincalhados, estuprados, torturados, violentados fisicamente e psicologicamente por europeus brancos de religião católica ou ainda protestante, percebeu? companheiro? Ah tem mais um pouco se vc não é um estudioso e não tem o hábito de ler e conhecer, indico aqui um livro simples de ler para entender muita coisa da história do negro na nossa sociedade, o livro é de JULIO JOSÉ CHIAVENATO, chama-se O NEGRO NO BRASIL, DA SENZALA A ABOLIÇÃO. Nesse livro que é científico vai mostrar inclusive como a tua religião cristã agiu com os negros no Brasil, endossando todas as barbaridades e atrocidades cometidas pelos senhores de engenho da época, e tudo EM NOME DE DEUS e da tal salvação tão difundida por pessoas como vc, caro colega.

    abraços fraternos de paz, axé, e ciência,

    Prof. Carlos Tomaz
    Professor, MNU-PE, REDE AFRO LGBT

    23 de março de 2011 11:31

    Postar um comentário



    Links para esta postagem
    Criar um link

    ResponderExcluir
  6. Caro Benicio
    A sua situação piorou, vc deve fazer parte do grupo de Católicos que não avançaram nos estudos e nas discursões, a Igreja Catolica e a Magia sempre andaram de mãos dadas, e outra, ter a Biblia como referência, isso ta ultrapassado pois um livro que foi escrito por milhares de mãos ao longo dos ultimos 2.000 anos, e cada mão em seu tempo historico reescreve as coisas de acordo com suas conveniências,por isso que as Ditas escrituras Sagradas são constituidas de metafóras que se adequam com facilidade as pretenções teologicas, politicas e hoje principalmente capitalistas. Que Olorum use Exu para lhe informar melhor e vc contribuir com mais brilhantismo, mesmo sendo catolico, as mudanças sociais. Axé Modupé!

    ResponderExcluir
  7. AVE MARIA CHEIA DE GRAÇA O SENHOR E CONVOSCO BENDITA SOS VOS ENTRE AS MULHERES E BENDITO E O FRUTO DO VOSSO VENTRE JESUS. SANTA MARIA MÃE DE DEUS ROGAI POR NÓS PECADORES AGORA E NA HORA DA NOSSA MORTE AMÉM.
    E PARA VOCÊ ESSE AVE MARIA

    ResponderExcluir
  8. Enquanto isso, 34.000 operários em SUAPE estão em greve e os professores de PE se organizam para fim de semana em resort no litoral sul... Seria bom saber: qual a escolaridade média desses operários? E o salário médio deles?

    ResponderExcluir
  9. Ainda bem que sou ateu e não perco tempo com debates metafísicos que não servem para nada.

    Mas concordo inteiramente que a associação feita entre candomblé e a tal da "magia negra" é fruto de uma perspectiva racista que anda de mãos dadas com o sentimento de repulsa a qualquer manifestação religiosa que não seja cristã.

    ResponderExcluir