quinta-feira, 3 de março de 2011

PIB de Pernambuco

De acordo com a pesquisa Condepe/Fidem a economia pernambucana continua crescendo a "todo vapor". Isto porque, o PIB (Produto Interno Bruto) do Estado supera a média nacional que apresenta crescimento de 7.5%. Com um PIB de 9.3% em relação à 2009 Pernambuco tem na construção civil(26%) e na indústria(12.5%) os principais responsáveis por esse sucesso que, por sinal é considerado o maior entre os últimos quinze anos.
Pena que o crescimento econômico não é acompanhado do social. Os índices de desemprego apresentam taxas alarmantes, a proliferação de submoradias é uma declaração do aumento da pobreza, a mortalidade infantil e o analfabetismo imperam em várias regiões do estado, e os trabalhadores em educação continuam recebendo a pior remuneração do país.
Assim, o quadro econômico tão bem explorado pela mídia, deixa de ser compatível com o quadro de degradação humana verificado em Pernambuco e no restante do país.

4 comentários:

  1. E nós SEM PISO E SEM TETO!!! Enquanto isso... o SINTEPE sai com o bloco "Balança que o Piso Sobe"...

    ResponderExcluir
  2. O SINTEPE deveria ter cuidado.Vai que o Governo resolve mandar a COMPESA fazer um estouramento na casa de cada professor pro Piso subir?

    ResponderExcluir
  3. O PIB de Pernambuco cresce mais que a média nacional, mais a maioria dos pernambucanos não sentem esse reflexo. As vagas criadas são destinadas a pessoas do sul/sudeste ou estrangeiros, pois como o Estado não investiu em educação falta mão de obra qualificada para assumir esses postos de trabalho.

    ResponderExcluir