quinta-feira, 2 de junho de 2011

Comissão e Governo (1º de junho)

A Comissão de Negociação foi chamada em caráter de urgência às 17:30' do dia 01 junho. O aviso foi dado aproximadamente às 17 horas e a correria foi grande para chegarmos no horário marcado (SEPLAG/rua da Aurora). O secretário Ricardo Dantas havia dito que, só haveria nova reunião se o governo tivesse dados novos que pudessem avançar na negociação. Vejam qual elemento novo o Secretário de Administração trouxe à mesa ?
Piso Salarial a partir do mês de julho, (13,59% Médio e 13,64% Superior)
Retroativo (para todos) à janeiro a ser pago de julho à dezembro.
Ampliação da diferença entre o nível Médio e o Superior de 2% em dezembro
e mais 3% em junho de 2012.
Não aceitando a proposta, a Comissão apresenta (com algumas divergências) 'nova versão' do que foi proposto anteriormente (31/05) para o governo:
Correção do Piso Salarial na grade do PCCV (para todos) em junho (13,59% Médio e 18,64% Superior, diferença de 5%)
Retroativo, a ser pago parcelado (para todos)
50% do montante dos recursos destinados ao retroativo seriam utilizados de agosto ate dezembro de 2011,
o restante, até maio de 2012.
Correção do Piso em janeiro de 2012 conforme manda a Lei.
Rejeitada inicialmente pelo secretário, estabeleceu-se o impasse uma vez que a proposta já havia sido rebaixada ao máximo. Porém, após exaustivos cálculos feitos e refeitos afirmou o senhor Ricardo Dantas que há possibilidades de aceitação da proposta apresentada pela Comissão. Assim, (mais detalhada), essa é a proposta que será levada à apreciação na Assembléia dos tTrabalhadores em Educação daqui à pouco. (02 de junho às 9h Teatro da Boa Vista).
Bom dia, abraços,

10 comentários:

  1. Albênia acredito que seja a menos ruim de aceitarmos a proposta do sindicato, visto que essse governo se mostra irredutível demais quando o assunto é negociação!!! Acredito que os colegas irão aprovar!!

    ResponderExcluir
  2. Sou do interior do estado e nossa única ferramenta de informação é a internet, pois bem, o site do sindicato que deveria ser nossa fonte de informação, quando atualizado posta (as vezes) fatos que já foram consumados. Parabéns ALTERNATIVA como o proprio nome diz é nossa unica alternativa de informação. Também concordo com o amigo Adriano, essa proposta parece ser a menos ruim para a classe. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que mais uma vez a nossa categoria meteu os pés pelas mãos, o sindicato colocou hoje em assembleia que tivemos 18,64% de CONQUISTA.Incluir o percentual do PISO de 13,64% como conquista ou grande vitória é, no mínimo, uma afronta. Eu, hein! Todo ano é isso tanta assembleia, reunião, bla, bla, pra gente terminar sempre com o mínimo.
    Como disse a prof.ª Albênia, dinheiro pra gastar com estadia de Real Madrid Dudu Beleza tem,já para um aumento descente para os professores ...

    ResponderExcluir
  4. Se piso salarial é o menor salário admitido para uma categoria, portanto, não temos motivo para comemorar, pois Pernambuco está pagando exatamente isso: o mínimo legalmente permitido aos professores!

    O governo não fez nada demais ao “conceder” este aumento, apenas está se enquadrando à Lei – o que deveria fazer mesmo, pois é obrigado.
    Agora é patético um sindicato comemorar algo assim, pois isto não é conquista sindical. É patético também que a categoria se contente com isso, pois oficializa sua mediocridade e sua falta de respeito próprio.

    O governo vai utilizar este fato para fazer aquilo que é sua especialidade: propaganda.

    Mas que fique claro que objetivamente não aconteceu nada!

    Pagar o piso continua sendo a mesma coisa de pagar o pior salário do Brasil.

    ResponderExcluir
  5. Paulo Alexandre disse tudo.
    Sem comentários!
    Ou classe que se contenta com tão pouco!!!!

    ResponderExcluir
  6. Adorei conhecer este blog. O site do nosso Sindicato não informa nada, só nos enrola. O que é q essa turma tá fazendo com o nosso dinheiro todo mês se nem uma pessoa capacitada tem para colocar todo o funcionário do estado a par das coisas? Hello! Estamos vivendo a era da informática, quem não tem tempo p/ aquelas assembleias chatas, pode se informar pela internet! Estou viciada em vcs! Sou de Petrolina!

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber qual a proposta do SINTEPE em relaçao a gratificaçao do magistério que continua incorporada ao salário, desse jeito qualquer um diz que está pagando o piso nao é? Precisamos correr atrás dessa gratificaçao...
    Obrigada por repassar informações atuais, coisa que o SINTEPE não passa.

    ResponderExcluir
  8. De acordo com a fala de Heleno Araújo(Sintepe) na Assembleia de ontem (02/06)está acatada a solicitação de ver na justiça a "desincorporação" da Gratificacão do Magistério.
    A decisão do STF considera que o valor do Piso será aplicado como salário base.

    ResponderExcluir
  9. Aqui em Águas Belas a EREM Cel Nicolau Siqueira aderiu à parada de hoje, o semi-integral e o regular. Infelizmente não houve qualquer manisfestação pública para que a comunidade escolar ficasse ciente das nossas reividicações.

    ResponderExcluir
  10. Na Região Metropolitana de Recife soubemos que várias Escolas Integrais e Semi Integrais, também aderiram a paralisação. Houve ato no Expresso Cidadão (exposição dos Animais) enquanto Mesa Geral dos Servidores Estaduais tentava negociar com o governo, porém sem sucesso o governo reafirmou reajuste de 5% para setembro.A participação de nossa categoria no ato foi ínfima.
    O Inimigo da Educação, o Inimigo dos Servidores Estaduais quer agora o governo Federal. Já tem gente considerando o fato, 'orgulho para o Nordeste'. Penso que, são reflexos do processo de colonização de exploração implantado no país, ainda não conseguimos viver sem o ardor das chibatas.

    ResponderExcluir