quarta-feira, 1 de junho de 2011

Reunião do dia 31(maio)

Com endereço e horário trocado (de última hora) aconteceu ontem às 20:20' na Sec. de Planejamento (rua da Aurora )mais uma desgastante reunião com o governo do Estado. A proposta apresentada ontem (31/05) à comissão é ainda pior que a anterior.A estratégia é a mesma, apresentam-nos péssimas propostas para que escolhamos a "menos ruim".
I. O governo propõe pagamento do Piso e retroativo para alguns (os que ficarem abaixo do valor) e 5% para junho.
II. Pagamento do Piso com retroativo para todos e reajuste de 3% somente para janeiro de 2012.
De acordo com o secretário Ricardo Dantas em 2013 haveria reajuste de 6% e até 2014 teríamos 10% em cima do valor que for definido para o Piso. Uma política pensada ao longo dos anos.
Colocando-se contrária à proposta, a Comissão deixou os secretários Anderson Gomes e Ricardo Dantas cientes da indignação que tomou conta da categoria ao avaliar na última Assembleia a proposta anterior do governo e também da intenção do ingresso de ação na justiça,uma vez que a medida adotada pelo governo aponta para a inconstitucionalidade quando descumpre a decisão do STF. Além disso, segundo Heleno Araújo (presidente Sintepe) o orçamento do Estado aponta que, no 1º quadrimestre desse ano, houve acréscimo da receita mais que o previsto, enquanto os gastos, foram menores ficando na faixa de 17.42% e o máximo permitido é 25%.
Em resposta, Dantas afirmou que, " fica muito caro para governo fazer as duas coisas, a retroação implicaria num acréscimo de 50 milhões na folha". Quanto a decisão de recorrer a justiça disse o secretário em tom de deboche: "O que não vai faltar é advogado querendo ganhar dinheiro dos professores, que o governo está muito tranquilo e que tem a interpretação e entendimento correto sobre o que diz a Lei ".
Severina Porpino (Sintepe) em sua fala argumentou que, "não somos juristas mas, sabemos também o que diz o STF e que, esse governo não tem credibilidade que, já traiu a categoria uma vez e que, não podemos acatar o que está sendo posto para os trabalhadores".
Questionei sobre a total descaracterização da Campanha Salarial, sobre a visão dos secretários (Administração e o de Educação) em relação ao Piso da CNTE (R$ 1,597.) defendido anteriormente pelo Sintepe e aprovado no Congresso de Educação, e sobre o que estes senhores consideram 'valorização profissional'. Citei da necessidade urgente de rever o modelo de política educacional do governo e do crescimento econômico pernambucano desatrelado do quadro social.
O secretário de Administração simplesmente respondeu que, o governo está reunindo esforços no sentido de valorizar o professor e, que não reconhece o piso da CNTE. Falou dos incentivos que o Estado oferece às empresas que se instalam em solo pernambucano, e dos impostos que deixa de arrecadar destas, mas, isto, na visão do secretário é desenvolvimento social uma vez que vem a geração de empregos. Assim, sem nada acordado encerrou-se a reunião (às 22:50') e segundo o pronunciamento final do secretário Dantas se houver algum elemento novo que possa avançar na discussão talvez a Comissão possa ser chamada ainda hoje (01/junho) mas, frisou, não querer criar nenhuma expectativa. Penso que o Secretário de Administração já disse tudo.
Com o Secretário de Educação ficou agendada reunião para dia 06 de junho às 16 horas na Secretaria de Educação, discutiremos outros pontos da Pauta de Reivindicação.


7 comentários:

  1. Olá, Albênia. Aqui professor Ramos.
    Acho que a melhor estratégia neste momento seria aceitar o piso e 5% em junho e buscar o retroativo na justiça. Não adianta greve a categoria não apoia.

    Aproveito para deixar o endereço do meu blog

    ResponderExcluir
  2. Lá na página da Secretaria de Educação o Secretário de Educação procura debater educação e qualificação profissional. Como falar em educação e qualificação quando não se dar a devida atenção aos profissionais da educação? Por que o Secretário não autoriza botar no site da educação a proposta que ele oferece aos professores de Pernambuco? É vergonhoso para o nosso Estado sair em rede Nacional como o estado que paga o pior salário aos seus educadores e não existe preocupação nenhuma em atender as reivindicações dos professores. Senhor governador, priorize a educação de seu estado! Comece a mudar esse país por aqui! Diga ao Brasil que ser professor é uma profissão de prestígio! Comece em Pernambuco! Do contrário, Pernambuco continuará sendo um dos lugares mais miseráveis do mundo!

    ResponderExcluir
  3. Eu me pergunto até agora o que o incentivo às empresas tem a ver com o tema proposto? Ele está é debochando da comissão e dos professores representados por ela. Não tenho esperança de uma mudança neste quadro. É como já falaram: aceita-se a "menos pior" das propostas impostas e não se faz mais nada. Fazer greve nem pelo piso a partir de junho. Se fosse para fazer greve pelo piso salarial não aplicado, isso deveria ter sido feito há três anos. Agora não tem mais volta. Qual lei vai fazer o dinheiro do piso desde 2008 ser pago? É normal deixar de lado a educação e dar mais atenção à segurança e à saúde, por exemplo. São duas áreas nas quais o trabalhador ausente causaria grande prejuízo, o que não seria bom para o Governo. Mas com a Educação, porque não é assim??? Se soubermos responder isso, chegaremos talvez a uma solução. 50 milhões de Reais não pode dar, mas incentivar empresas de fora crescerem aqui, resultando em "desenvolvimento social", esquecer e desvalorizar o caminho onde começa tudo isso(educação), eles sabem.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. GREVE!!!! GREVE!!! GREVE!!! NÃO PODEMOS BAIXAR A CABEÇA PARA ESSE GOVERNO PROPAGANDISTA E MENTIROSO. TEMOS QUE DÁ UM EXEMPLO SIGNIFICATIVO A SOCIEDADE PERNAMBUCANA. MESMO QUE SE APELE PARA O CORTE DE SALÁRIO...DEVEMOS PARTIR PARA GREVE GERAL!!! O SACRIFICIO TEM QUE SER OFERTADO POR UMA EDUCAÇÃO MAIS RESPEITOSA EM PERNAMBUCO.

    ResponderExcluir
  6. CREIO QUE ESSA POSTURA DE DEBOCHE DO SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO REVELA QUE ELES NÃO CONSIDERAM NENHUM PREJUÍZO POSSÍVEL CASO PISEM MAIS UMA VEZ NA CATEGORIA. CONSIDERO ISSO AO MEU VER É FRUTO DA MOLEZA COM QUE O SINTEPE TRATA O GOVERNO, ENQUANTO ELES DESMORALIZAM A CATEGORIA E JOGAM A POPULAÇÃO CONTRA OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. AS VINCULAÇÕES PARTIDÁRIAS PARECEM TER MAIS FORÇA NO SINDICATO DO QUE AS PAUTAS DA CATEGORIA. O GOVERNO NÃO É NOSSO ALIADO. A ÚNICA VEZ QUE A CATEGORIA FEZ O GOVERNO SE MEXER UM POUCO FOI NA CAMPANHA INIMIGO DA EDUCAÇÃO. O SINTEPE TEM QUE SUJAR A MASCARA DE BOM MOÇO DE EDUARDO... A COVARDIA DA TESE QUE GANHOU O CONGRESSO RESUME O DESPODER DO SINDICATO... NÃO TINHA UMA CRÍTICA DIRETA A EDUARDO CAMPOS...ASSIM, SE FIZERMOS GREVE DESSE JEITO É PARA PASSAR VERGONHA DE NOVO. OU OS ENCARAMOS COMO INIMIGOS E NOS TORNAMOS UMA AMEAÇA ELEITORAL OU NADA FEITO. COMO BEM DISSE O COLEGA, A GREVE NA EDUCAÇÃO TEM EFEITO CONTRÁRIO A CATEGORIA. NÃO ADIANTA PARAR POR PARAR... ELES NÃO SE IMPORTAM, É O FILHO DO POBRE QUE FICA SEM AULA. QUANDO A POLÍCIA PARA TODO MUNDO SENTE , QUANDO O TRANSPORTE PARA PIOR AINDA... EM CURTO PRAZO, RESTA ACEITAR A MENOS PIOR E INICIAR UMA CAMPANHA NACIONAL DE DIFUSÃO, DE DESMASCARAMENTO DESSA EDUCAÇÃO DE MENTIRINHA FEITA PELO GOVERNO CAMPOS OU VIVEREMOS SENDO DEBOCHADOS POR ELE E SEUS SEGUIDORES.

    ResponderExcluir
  7. O que me deixa mais triste não é saber da decisão do governo de não nos pagar o que nos é de direito e sim saber que a nossa categoria nunca mais fará uma greve, isto sim é triste. O mísero salário que as categorias menos favorecidas do funcionalismo público(saúde, educação, segurança) recebe hoje é fruto de muita luta nas greves contra o governo. Se está ruim, vai piorar.Greve é muito mais que luta por salario justo, é luta por respeito, luta contra a tirania, é luta por espaço, por vez e por voz.
    Vai aí um pensamento:
    "A revolução, se quiser resistir, deve permanecer revolução. Se se transforma em governo, já está falida... Os lugares que deixaram de ter uma revolução permanente recuperaram a tirania."
    L. Bianciardi

    "Um dia, ele descontou os dias de greve e não falamos nada, rasgou o nosso plano de carreira e não falamos nada, juntou as nossas gratificações e não falamos nada ...
    Um dia ele nos demitirá e aí será tarde demais para falar!

    ResponderExcluir