quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Educação

Notícia I: Educação 3.0

Alunos do 2º e 3º ano de ensino médio vão ganhar tablets e as escolas serão equipadas com redes wireless. A sala de aula terá uma dinâmica mais moderna, com auxílio de softwares que simulam leis da física, fenômenos da natureza e trazem conteúdo científico...Cada sala de aula terá um datashow com notebook contendo entrada para DVD...A outra novidade, que deve ser lançada no começo do ano letivo, é um portal na web com material didático elaborado por professores, em forma de power point, sobre vários assuntos. Qualquer internauta poderá ter acesso. Cada educador pode submeter até 40 tópicos e ser premiado em R$ 1 mil por tópico escolhido. (Diário de Pernambuco/Informática. Recife, 14 de dezembro de 2011).

Notícia II: Estado investe na valorização dos professores

Pacote para atrair professores à UPE
Os professores vão receber um aumento no salário-base de 25%. Mas esse reajuste será escalonado.
Haverá quatro progressões: 5% retroativos a setembro de 2011 e que serão pagos na folha de dezembro deste ano. 6% em junho de 2012, 6% em junho de 2013 e 6% em junho de 2014.
As gratificações por dedicação exclusiva terão aumentos que variam de 120% a 130%.
Será criada uma avaliação para os 921 professores ativos da instituição. Os que fizerem parte do grupo dos 20% com melhor desempenho vão "pular" duas faixas salariais. (Diário de Pernambuco/ Vida Urbana. Recife, 14 de dezembro de 2011.

Certamente esse modelo fabuloso de tratar a educação foram copiados pelo secretário de Educação Anderson Gomes e sua pajem Margareth Zaponi(secretária executiva de Gestão) em suas andanças pelo exterior.
Premiação por mérito, estímulo à produtividade, competitividade, tudo igualzinho às empresas privadas. Adeus ao senso de cooperativismo, é cada um por si. É a evidência do caráter mercadológico na educação. Enquanto isso as salas de aulas das escolas públicas da rede estadual de Pernambuco, continuam superlotadas, quentes com ventiladores velhos (quando existe) que fazem muito mais barulho que ventilar, com problemas na rede de esgoto, teto, na parte elétrica, paredes com infiltrações entre outras coisas. Além disso, presentear alunos do Médio é promover a discriminação entre estudantes de uma mesma rede de ensino. Não se garante qualidade na educação com brindes ou bônus, a educação precisa ser levada a sério, discutida e planejada com os professores.

3 comentários:

  1. Já havia dito antes e repito : GAIOLA BONITA NÃO ALIMENTA PASSARINHO..

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Sem tablet já é um inferno dar aula: nós professores sabemos a dificuldade que é parar a cada instante para mandar desligar celulares, minigames...imagine com tablet...

    ResponderExcluir