quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Lentidão do SINTEPE


Finalmente, a direção do SINTEPE resolveu protestar contra as mudanças nas matrizes curriculares (leia reportagem, clique aqui). Demoraram muito para tomar alguma atitude, pois nós já denunciamos isto desde o primeiro momento! Assim que as matrizes foram modificadas, anunciamos e discutimos no blog. Confira neste link que nossa primeira postagem sobre o tema foi feita em 4 de janeiro (publicando também as matrizes dos ensinos fundamental e médio). Depois disso, voltamos a tratar da questão em outras postagens posteriores, expondo em cada texto os problemas da implantação sem critério da modificação curricular. Na ocasião, a rede estadual e (parece) também a direção do SINTEPE estavam em férias, mas nossa atenção não estava descansando!
.
Também agora a direção do SINTEPE decidiu protestar contra o modelo do programa de aceleração de fluxo encarnado no projeto Travessia. Nós já denunciávamos isto desde os tempos da greve do ano passado!
.
Já que pretende correr atrás do prejuízo, a direção de nosso sindicato também poderia perceber que necessita encampar uma mobilização concreta em torno de uma política salarial, afinal, caso nossos sindicalistas não saibam, recebemos O PIOR SALÁRIO DO BRASIL. Ah, claro, o foco deles é a luta pelo piso salarial que sequer é assunto do governo estadual, pois é objeto de deliberação no Congresso Nacional. Desta forma, o governo do estado é poupado da responsabilidade de rever nossa situação e a direção do SINTEPE encobre sua própria incompetência como agente ativo no processo de negociação salarial para a categoria.

2 comentários:

  1. Desde a greve passada(junho/agosto 2007)que a categoria solicita mobilizações no intuito de combater o já falido projeto de Roberto (Globo)Marinho, as famosas Telessalas, mas nada aconteceu.
    Agora, quando o processo já está instalado e a "ordem"da Secretaria de (des)educação é expandir o projeto, aí vem o SINTEPE querendo mostrar serviço.
    Pode?

    ResponderExcluir
  2. Eu me pergunto diversas vezes a quem eles (a atual direção do sintepe) se referem ao chamar por companheiros afinal? Cadê o companheirismo no tratar os problemas da categoria ou melhor dizendo, não buscar soluções e se manifestar no momento oportuno? O momento oportuno do qual falo é o momento em que a categoria denuncia e recebe em resposta que tudo foi entendido de forma errônea, que não há motivos para preocupações( costumam dizer que se trata de oposição radical do PSTU quando alguém denuncia algo que irá agridir a categoria como um todo, que é tudo fantasia da oposição). Me digam afinal uma coisa: denunciar os desmandos e desorganização da atual gestão da secretaria de educação configura ataque de oposição?Afinal o sintepe está do lado de quem ao não se manifestar em momento oportuno? primeiro diz que as denúncias não tem importância porque partem da "oposição", esperam ser implantadas e impostas as matrizes curriculares e o programa travessia, que existe desde o segundo semestre do ano passado. Por que esperar tanto tempo para convocar a categoria? Afinal eles estão do lado quem? Será que estavam esperando que o atual governo do Estado se firmasse nas pernas e mostrasse algum uso para benefício da população com a verba do fundeb?Esperaram muita propaganda ser impressa e divulgada através de vários meios de comunicação para agora convocar um "ato público" de pouca repercussão para dizer que faz aguma coisa por nós educadores que recebemos o pior salário do Brasil, trabalhando em condições precárias? Precisamos urgentemente ser tratados com mais respeito. Precisamos sim de ações e conquistas e não de coisas para inglês ver!!!

    ResponderExcluir