terça-feira, 22 de abril de 2008

Pernambuco entre o virtual e a realidade

A educação pernambucana está em evidência em função de dois aspectos: um deles é virtual e o outro é realista. O virtual é aquele que é apresentado como se fosse uma ação universal: as raras escolas em tempo integral que recebem tratamento diferenciado porque chamam a atenção de maneira conveniente ao governo - e mesmo que o governo cumpra sua meta de ampliar o número destas escolas, elas continuarão raras no universo de mais de 1.000 unidades educacionais em nossa rede estadual. O aspecto realista desmonta o virtual e é exatamente o triste e vergonhoso papel que Pernambuco representa na Federação como o pior pagador de salários para seus educadores. É uma contradição que serve para demonstrar que falta uma visão séria sobre o que é investir em educação.
.
Debate exibido na Globo News tratou da experiência realizada em Pernambuco com as escolas em tempo integral - clique aqui para assistir. Os participantes do programa elogiaram a idéia, mas não falaram nada sobre o que se passa na rede estadual fora das escolas que servem de vitrines para a propaganda do governo - evidência da falta de visão ampla sobre o tema.
.
É necessário esclarecer que o projeto em si é bom, mas não será a salvação de nossa educação enquanto continuar sendo uma política isolada, afinal, os vários problemas que assolam nosso sistema público de ensino merecem atenção independente dos holofotes propagandísticos. A questão salarial dos professores é um dos fatores que correm à margem das políticas educacionais do governo - e vale ressaltar que não há política educacional digna de respeito ou destinada ao êxito se a valorização do professorado não for contemplada.
.
Enquanto os professores continuarem sendo vistos como coadjuvantes passivos de todo o processo, a educação receberá sempre um tratamento falho ou débil pelo Poder Público e prevalecerão políticas educacionais inconsistentes.

Um comentário:

  1. O VIRTUAL E AREALIDADE
    Muito sugestivo.
    O virtual é propaganda mentirosa da Secretaira de educação, que coloca nos meios de comunicação todo aluno com quite escolar, mas a realidade em Caruaru é outra o alunado da rede Estadual não foi contemplada, mas não se abismem pois o vice governador é de Caruaru.
    Virtual é a propaganda eleitoreira onde Eduardo prometia valorizar os educadores.
    Realidade é o salário de Miséria que nós professores recebemos se fizer hoje uma pesquisa 99% dos professores estão pendurados com mais de três empréstimos para diblar a subsistência.
    Governador nós precisamsod de um salário dígno para depois V. ExceLêncuia nos expecionar pela sala virtual. Estamos com fome, basta de propaganda virutal. Será que Vossa Excelência conseguiria manter sua família sendo preseeor do estado de Pernamb uco ganhando menos de dois salário mínimo? Me responda se conseguir!!!

    ResponderExcluir