segunda-feira, 2 de junho de 2008

"Modernização"?

Hoje (2 de maio) será oficialmente lançado o programa que implantará a gestão por metas na rede pública. Em tese, coordenar a nelhoria dos resultados e a eficiência do sistema educacional é uma boa iniciativa, contudo, é necessário acompanhar bem os métodos empregados para isso. A Secretaria de Educação pretende, por exemplo, disponibilizar um técnico educacional em cada escola para atuar basicamente como uma espécie de fiscal - duvido que tal funcionário se encarregue, por exemplo, de questões relativas a disciplina escolar ou sirva de agente para solucionar as lacunas deixadas pela própria SE. Parte do programa já está implantado através do ridículo monitoramento via internet - a propósito, esta inovação está funcionando como a SE pretendia?
.
Por fim, outra inovação será a implementação do 14º salário, pago a quem cumprir as metas determinadas pela SE.
.
Leia abaixo o que foi publicado no site do Governo do Estado:
.

Programa de Incentivo aos Educadores será lançado na próxima segunda-feira (02)
.
segunda-feira (02), o governador Eduardo Campos e o secretário de Educação, Danilo Cabral, recebem cerca de 200 gestores de escolas no auditório do Teatro Tabocas, no Centro de Convenções - a partir das 16h, para assinatura do lançamento do Programa de Incentivo aos Educadores. O Governo estabeleceu metas para que todas as escolas estaduais apresentem, ao final de cada ano, melhoria em seus índices. As metas são individualizadas e estão atreladas ao Termo de Compromisso assinado pela direção das unidades e pela Secretaria de Educação.
.
As equipes escolares que cumprirem as metas estipuladas no Termo de Compromisso receberão incentivos financeiros - o equivalente a um 14º salário para todos os funcionários, desde o auxiliar de serviços gerais ao gestor da unidade. Foram observadas questões como a estrutura física, equipamentos, número de alunos, de profissionais, além dos ambientes para laboratórios de informática e ciências, bibliotecas e etc.
.
O trabalho baseado em metas e em resultados faz parte do Programa de Modernização da Gestão Pública adotado pelo governo Eduardo Campos nas áreas da Saúde, Educação, Segurança e Finanças Públicas. Na Educação o objetivo é consolidar, nas escolas, a cultura da gestão democrática e participativa, por meio de planejamento e diagnósticos - o que seria o melhor caminho para reverter os péssimos indicadores educacionais do Estado, sobretudo o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que demonstra a baixa qualidade do ensino no Estado, particularmente de 5ª a 8ª série - modalidade que apresentou o pior IDEB do País, com média 2,4.
.
Para assegurar o Termo de Compromisso e desenvolver ações de intervenção para subsidiar as unidades, a Secretaria de Educação também está implantando este ano o Sistema de Monitoramento das Escolas Estaduais, abrangendo todas as ações desenvolvidas no ambiente escolar, particularmente, às que se referem à freqüência dos alunos e dos professores, além do desenvolvimento do currículo.
.
Em cada escola haverá um técnico educacional pedagogo que ficará responsável por assegurar que o Plano de Ação da Escola e o Termo de Compromisso estejam sendo cumpridos. Nas 17 Gerências Regionais de Educação (GREs), também haverá pessoal suficiente para acompanhar as ações das escolas e consolidar os dados mensalmente. Haverá um profissional para cada 10 (dez) unidades. Na sede da secretaria de Educação, também haverá uma comissão responsável por acompanhar as informações consolidadas das GREs, que irá analisar os resultados e acompanhar as intervenções necessárias.
.
AVALIAÇÃO – Como o IDEB só é publicado de dois em dois anos, o Estado, para aferir o desempenho das suas unidades ao final de cada ano, decidiu trabalhar com o SAEPE (Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco), cuja metodologia mede os mesmos conceitos que o IDEB.
.

3 comentários:

  1. "Em cada escola haverá um técnico educacional pedagogo que ficará responsável por assegurar que o Plano de Ação da Escola e o Termo de Compromisso estejam sendo cumpridos."

    Agora nos vigiarão in loco c/ esses técnicos educacionais pedagogo. Qualquer coisa q fizermos seremos entregues aos nossos algozes.
    Se preparem Darth Veid está mostrando sua verdadeira cara. O lado negro da força está vencendo.

    ResponderExcluir
  2. Capitão do mato nas escolas !

    ResponderExcluir
  3. Desde quando caros amigos a presença de um fiscal, digo, de um técnico educacional vai proporcionar melhorias na qualidade do ensino se a estrutura das unidades escolares continua a mesma: péssima? Acho que um montão de dinheiro será gasto a toa se aplicado em atividades pouco significativas para resolução do mega problema. Melhor seria direcionar esses contratados para apoio em bibliotecas, suprir alguma eventual ausência de docentes, fazer levantamentos sobre as necessidades básicas para o devido funcionamento das escolas. Tanto ainda há por fazer e eles insistem em fincar o foco do problema apenas na pessoa do professor.Queremos solução e não faz de conta que algo está sendo feito!!!Basta de falácias. Queremos ações concretas!!!

    ResponderExcluir