segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Pauta da assembleia do SINTEPE

Transcrevo a seguir o texto contido no sitio do SINTEPE sobre a próxima assembleia, que ocorrerá dia 25/02 às 9h na quadra do IEP:

"O SINTEPE convoca os trabalhadores em educação do estado para a assembleia geral, dia 25 às 9h, na quadra do IEP, para marcar o início da CAMPANHA SALARIAL 2010"
Marcar início da campanha salarial 2010? Essa eu não entendi e olha que sou bastante esforçada nas leituras.
Que campanha é essa? mais oportunidade para que o governo continue nos deixando a esperar e achar que "amanhã vai ser outro dia"? Não digo que a direção do SINTEPE vive com a cabeça voltada para outros tempos?
O nosso caso é a questão da legalidade: Não há o que se discutir. Se o governo não cumpre a lei que o nosso SINDICATO lance mão de meios jurídicos para esta lei seja cumprida.
Espero que estejam presentes, na assembleia do dia 25, representantes de nosso setor jurídico, para esclarecimento geral sobre este processo que deverá ser aberto, sem demora.

21 comentários:

  1. O que o ALTERNATIVA PROPÕE? Qual é a alternativa de luta deste movimento que fala como se fosse o dono da Verdade? Greve com desconto dos dias parados? Estes colegas não sabem fazer análise de conjuntura.Imaginam que uma direção sindical tenha super-poderes.Desconhecem que estamos lidando com um governo muito bem aprovado pela população.Afinal, o que é que vocês propõem?

    ResponderExcluir
  2. O que o ALTERNATIVA PROPÕE? Qual é a alternativa de luta deste movimento que fala como se fosse o dono da Verdade? Greve com desconto dos dias parados? Estes colegas não sabem fazer análise de conjuntura.Imaginam que uma direção sindical tenha super-poderes.Desconhecem que estamos lidando com um governo muito bem aprovado pela população.Afinal, o que é que vocês propõem?

    ResponderExcluir
  3. Que tal Valdenio esclarecer a população sobre a verdade da educação pública em nosso estado?
    Que tal Valdenio abrir processo contra este governo que não cumpri a lei do piso?
    Que tal Valdenio denunciar o excesso de contratados em regime temporário que atual nas salas de aula de Pernambuco, sem concurso algum, atuando como servidores descartáveis e pior pagos?
    Que tal Valdenio propaganda maciça nos outdoors para tudo isso?
    Será que o nível de "aprovação do referido governo" ainda se manterá intacto?
    Que tal Valdenio, coragem para falar toda a verdade sobre a realidade do professorado de Pernambuco : Pior pagos e fracamente representados?
    Analisando a nossa conjuntura, verifico que o nosso maior problema não se refere a aprovação deste ou daquele governo. O nosso maior problema é falta de representação na luta. Com a vossa experiência sindical, bem sabe você que patrões e empregados não podem estar do mesmo lado.
    Se algum dia o SINTEPE teve algum brilho, isso está em um passado remoto. Seu presente é opaco e seu futuro é obscuro.
    Talvez chegue uma época na qual não se justifique mais a existência de sindicatos, se não mudarmos o presente agora!!!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com Andrea...temos que por a Justiça para trabalhar para nós...o que impede o SINTEPE de acionar o Governo na Justiça, MP federal e MP estadual?...por que não acionar a Justiça? este tempo todo perdido desde a greve...
    por que não denunciar as falácias de Eduardo em outdoors e na TV?
    Por que não mostrar de fato quem é Eduardo Campos?
    Por que não denunciar as terríveis condições em que trabalham os professores?
    Por que não denunciar e ir à justiça contra a TERCEIRIZAÇÃO que já começou pelo TRAVESSIA?
    POr que não denunciar e ir à justiça contra a DIMINUIÇÃO DE CARGA HORÁRIA de algumas disciplinas, substituídas por temas transversais, no claro intuito de contratar menos professores através de concurso?
    Por que não ser mais agressivo na propaganda dominical do SINTEPE?
    Será que não tem ninguem no SINTEPE com criatividade suficiente ou vontade suficiente para isso?

    ResponderExcluir
  5. Bordão cansativo entoado por lideranças sindicais como o sr. Valdênio por puro exercício de retórica vazia: "A CATEGORIA É DE LUTA"! O fato é que a categoria de luta está perdendo a guerra... e faz tempo! Não me espanta, pois tendo "generais" como esses camaradas da direção do SINTEPE, nenhuma tropa consegue vencer nada!
    Particularmente já estou cheio até de ouvir falar de nossa entidade sindical.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo texto Andréa. Acrescento que o SINTEPE delibere o que é aprovado em nossas assembléias como por exemplo: prestação de suas contas (balancete = despesas + receitas) assinadas pelo responsável do setor financeiro 'contador' e pela direção sindical. Proposta que foi aprovada pela categoria na greve de 2007 e até hoje NECAS!

    ResponderExcluir
  7. Que tal propaganda em horário nobre
    desmascarando o governo quanto ao não pagamento do PISO e demais mentiras que são passadas para a população através da mídia?
    Porque não fazer um dossiê mostrando a situação das escolas de rede? (trabalho em duas que, dão um bom começo...)
    E o dia-a -dia do professorado?
    E o dinheiro do FUNDEB e as verbas vindas para Danilo através do BIRD com estão sendo aplicadas?
    E as eleições diretas para gestores das escolas?
    E a reposição das aulas (greve) que não aconteceu? E os duzentos dias letivos que são tão exigidos dos professores?
    São tantas interrogações...
    Ora, porque o governo é forte e tem aprovação da mídia, vamos deixando as coisas acontecerem?
    Propostas viáveis foram apresentadas em assembleias e a maioria delas, derrubadas pelos discursos inflamados de que detém o poder da oratória.

    ResponderExcluir
  8. Me descupem mas não posso ficar calado ao ler a pergunta do Valdênio: em relação ao que a alternativa propõe? pelo amor de deus meu amigo, não faço parte do pessoal da alternativa, mas tenho nesse blog um excelente meio para discutir, ler opiniões e expressar a minha, agora defender o indefensável é barra. Enquanto estamos todos preocupados com a falta de cumprimento pelo gov. em relação ao piso, abro o site do sintep e vejo convocação para grito de carnaval, tenha paciência, assim como discussão sobre aumento salarial, que aumento meu amigo, nos queremos e o cumprimento da lei e só. Acho que vocês do sintep deveriam estar preocupados com os possíveis novos associados como eu que estou com a proposta em minha bolsa desde o final do ano passado, mas não tive coragem de assinala até hoje.

    ResponderExcluir
  9. Esqueci de me referir como outros colegas fizeram e que é um tanto óbvio mas não me contenho, cadê o departamento jurídico desse sindicato, para que existe advogados e ações judiciais, tenha paciência!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelos comentários e pela primeira vez sinto o sangue correndo em minhas veias e o coração batendo. Não conheço este senhor (Valdênio) e com todo respeito gostaria de saber se ele conhece a realidade de nosso estado em termos de Educação? Mora nas redondezas? conhece as duas escolas públicas implantadas em nosso chão?(a integra e a "refinada". É professor? Se considera remunerado de forma justa, igualitária e segundo as leis?
    Pretendo ir à reunião do sábado para conhecer estes amigos do blog e talvez assistir a assembléia. Espero que tenham mudadas as formas de interação durante as falas. Precisamos e temos o dever de apresentar, enquanto educadores, um padrão e perfil condizentes com a classe durante nossas assembléias.

    ResponderExcluir
  11. Venho propondo em outros comentários a exposição da nossa situação em outdoors, cheguei a sugerir nos cotizarmos e alguns aceitaram a idéia, já que o sindicato nada faz. Porém é hora de cobrarmos SIM que o sindicato faça ou nós faremos e não pouparemos ninguém (do sindicato, inclusive).

    ResponderExcluir
  12. Tradesports,
    O Sr.Valdênio é da direção do SINTEPE (Sec.para Assuntos Educacionais).
    Abração !!!

    ResponderExcluir
  13. Mais uma vez: Ideologia contra profissionalismo, e no caso do SINTEPE, a ideologia sempre vence!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. Só queremos uma ação na justiça....uma apenas .......

    ResponderExcluir
  15. Uma pessoa da direção do sindicato aparece aqui e pode comentar. Isso é bom e seria ainda melhor se houvesse a possibilidade de fazermos comentários no site do SINTEPE também, mas duvido que abram espaço para esta interatividade por lá, pois o que iria sobrar de críticas...
    Mas podem mandar os diterores do SINTEPE para cá comentar sempre, pois é bom ver como eles não conseguem justificar nada daquilo que fazem nem que deixam de fazer.
    Que tal liberar comentários livres e sem censura no site do SINTEPE também?

    ResponderExcluir
  16. Por que não colocamos a ação na justiça como uma reinvidicação nossa?
    poderíamos assim reunir quem pensa dessa forma e pressionar o SINTEPE por AÇÃO!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  17. Para quem não sabe, Valdênio foi contra a luta pelo piso salarial para os professores com 30h\aula na Assembléia que aprovou a pauta da Campanha salarial de 2009! Felizmente a categoria deu a resposta e aprovou a nossa proposta: Piso no salário Base para 30h e manutenção da gratificação. enquanto Valdênio comemora junto com o governo a pretensa aprovação a categoria sofre com a retaliação à Greve e com o desmonte das Escolas Públicas! Valdênio parece ser daqueles qwue ficam do lado de quem tem mais apoio popular, mesmo que seja um ditador! Isto tem um nome: oportunismo.
    Mariano

    ResponderExcluir
  18. Ei, Sec. para Assuntos Educacionais, dá pra ver que o senhor está na função errada, com o cargo errado, do lado errado também.Não tem o direito de representar os professores. Afinal, vc é um professor ou não? Ah, já sei, deve ser um daqueles que pensou ficaria milionário como docente e quando viu que não daria a tal status, virou a casaca e procurou meios mais "rápidos e eficientes" para atingir seus objetivos. Quanto ganha um traidor, baba-ovos do governo Eduardo? Espero que pelo menos, sinta remorçoes pelo discurso postado aqui no blog. Direção não tem super-poderes mas tem muita cara-de-pau. Em vez de gastar nossa contribuição sindical com festas e eventos medíocres (como este carnaval, por exemplo), deveria mudar sua assessoria jurídica e contratar advogados realmente capazes para trabalhar A FAVOR DA CATEGORIA!!!! O governo tem uma excelente aceitação popular, é porque órgãos como o Sintepe não cumpre sua missão de informar a população. Sequer visita suas bases no interior. Trabalho em Ribeirão, Mata Sul, e das três vezes que vi um representante do Sintepe na escola foi por causa da eleição ou pra nos "aconselhar", muito veladamente, a desistir da Greve em 2007. Ficamos melhores informados dos desmandos da educação estadual aqui, num blog de responsabilidade, democrático.
    Com representantes sindicais como este Valdênio, realmente, pra quê sindicato?
    Profª Maria José

    ResponderExcluir