sábado, 6 de fevereiro de 2010

“Receita de sucesso para escola pública”

O título acima se refere a uma reportagem de destaque do jornal Diário de Pernambuco de hoje, cujo conteúdo nos trouxe a notícia de que dois alunos de escola pública do estado obtiveram dois primeiros lugares no vestibular da UFPE.


Esses dois alunos são oriundos da Escola do Recife, vinculada a Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco(FCAP). De acordo com a reportagem, a escola não tem condição privilegiada, diante das demais escolas públicas de Pernambuco, inclusive tendo atrasos nos pagamentos dos professores, e ainda assim, diz a repórter, tornou-se referência de ensino.

Tal reportagem vem ilustrada com foto de uma sala de aula da Escola do Recife. Podemos perceber, pela imagem desta foto, que, ao contrário do que diz esta repórter, esta unidade de ensino possui condições bem diferentes das demais públicas no estado. Podemos visualizar dois ar-condicionados, espaço para exibição de data-show, cadeiras confortáveis e boa iluminação. A farda utilizada pelos alunos da Escola do Recife, também é muito diferente das demais utilizadas por outros alunos de escola pública do estado. Na Escola do Recife, a questão do conforto e qualidade, além da ótima apresentação do fardamento foi levada em consideração, ao contrário do que pode ser visto se observarmos o fardamento padrão das escolas públicas do estado.

O desejo de que o ingresso de alunos oriundos de escolas públicas se torne cada vez maior nas universidades nos leva a sonhar com melhores condições de trabalho em todas as unidades de ensino do estado. Para tanto não devemos esquecer da necessidade urgente de valorização profissional que acomete a todos os professores vinculados a SEE de Pernambuco. Há algum tempo, muitas prefeituras de Pernambuco remuneram seus docentes baseando-se no PISO NACIONAL da carreira do magistério, diferentemente do que ocorre com governo do estado de Pernambuco, que ainda não conseguiu atingir a meta de cumprimento da LEI DO PISO.
A RECEITA DE SUCESSO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA É A VALORIZAÇÃO DOS DOCENTES, O QUE AINDA NÃO OCORREU EM PE!!!
Propaganda nenhuma pode mudar isso!!!

9 comentários:

  1. Será que Danilo Cabral ou Haddad são assinantes VEJA? Fiquei triste quando li uma matéria da referida revista ( dia de hoje) onde se mostra que apenas 2% dos estudantes optam pelo magistério, e que as familias chegam a proibir seus filhos de ingressarem na profissão.... ME SINTO HUMILHADO POR SER PROFESSOR NESTE PAÍS MISERÁVEL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Quem é mais ativo na política educacional?
    O SINTEPE ou a pedra da Gávea?

    ResponderExcluir
  3. Me sinto desreipeitado duas vezes: pelo estado, que prometeu melhorar as condições de trabalho e não o fez, e pelo sindicato que não faz NADA de concreto para que isso aconteça. Nos fez aderir a uma greve que nos deixou ainda mais envergonhados... não tenho perspectivas de que a situação do professor em Pernambuco melhore, pelo menos pelos próximos quatro anos.

    ResponderExcluir
  4. Lembro que tinha apenas um mês de concursado e entrei na greve, fui até o fim.

    Seu Heleno disse que o sindicato já tinha se resolvido com o governo e que estávamos por conta própria.

    Como posso participar de movimentos organizados por gente assim?

    ResponderExcluir
  5. É LAMENTÁVEL QUE ALGUNS DE NOSSOS COMPANHEIROS AINDA ACHE QUE O SINDICATO É UM MERO ADVOGADO A SERVIÇO DA CATGORIA.É UMA VISÃO SIMPLISTA E EQUIVOCADA DA REALIDADE SINDICAL,POIS O SINDICATO SOMOS TODOS NÓS.CADA UM DANDO A SUA CONTRIBUIÇÃO CONVICTO QUE A LUTA NÃO PODE PARAR.

    ResponderExcluir
  6. Sou professor da ER e mesmo lá os professores são desrespeitados. Os professores da rede lotados na ER não receberam notebook, 14º salário nem sequer o bonus para a Bienal do Livro. A justificativa do governo para este "esquecimento": os professores lotados na ER estão à disposição da FCAP, embora a escola faça parte da GRE. Os professores que recebem via contratação extra raramente recebem pontualmente. E atesto que o salario não é bom.

    O fardamento da escola não é fornecido pelo governo. Os alunos precisam compar, pois ao governo eles só interessam quando conseguem visibilidade na mídia por seus feitos e desempenho.

    A grande vantagem consiste na autonomia da ER em relação à Secretaria de Educação. Esta autonomia preserva a escola das ideias "brilhantes" dos burocratas pseudo-pedagógicos da SE. A ER determina seu próprio regime de avaliação e não há os fiscais e todos os burocratas que a SEenfiou na escola para srvirem de capatazes.

    O resumo: mesmo sem salários diferenciados a ER consegue ser muito superior mais eficiente e supera (e muito) as Escolas de Referência (referência em propaganda, pois basta verificar o fiasco delas nos resultados dos vestibulares e constatar o fato de que elas não conseguiram sequer obter superioridade sobre as demais escolas regulares no Seriado da UPE).

    ResponderExcluir
  7. Jonatas,

    Mesmo assim, a direção do Sintepe é um lixo!

    ResponderExcluir
  8. Depende do lixo... A direção do SINTEPE É O LIXO DO LIXO.
    Por favor, leiam a última nota do SINTEPE nos jornais.. Dá dóóóóó!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Jonatas,
    se estas não forem atribuições do sindicato (falar pela categoria e defendê-la), então qual será? Sabemos que não se resume a isso, mas convenhamos...se o sindicato não faz nada mesmo então que faça pelo menos isso!
    Na última greve, tive o meu salário cortado, a gente sabe que a reposição não passou de um faz de conta, em muitas escolas, e mesmo assim o sindicato não prestou nem pra fiscalizar isso!!!!
    O que o Sintepe tem feito então, alguém me diga por favor!

    ResponderExcluir