sábado, 3 de abril de 2010

100.000 acessos!

Hoje o blog atingiu a marca dos 100.000 acessos. Trata-se de um considerável número para um projeto desta natureza, pois nosso blog é basicamente uma ferramenta "clandestina" de informação e contato com a categoria dos trabalhadores em educação de Pernambuco.
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Agradecemos o apoio. Continuem conosco!


11 comentários:

  1. Companheiros, não esqueçam de acessar e votar na enquete sobre o sindicato só para pofessores

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  2. O diferencial do blog é que fala a língua da gente, apresenta informações do momento, há comunicabilidade...na internet não dá pra ser monológico. Temos no blog uma forma real de interação com pessoas que desejam e acreditam em mudanças na educação de Pernambuco.
    Parabéns!

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  3. Estão de parabéns todos os participantes principalmente os fundadores que criaram este espaço de interação que vem reunindo tanta gente "boa" QUE ME ANIMA, INSPIRA e tenham certeza: Vai(o blog) fazer parte da nova história da educação pública em nosso estado.

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  4. Enviei este e-mail para o Pierre do blog acerto de contas e gostaria de contar com a reflexão dos colegas, deveria ser post mas ainda não sei como fazer.
    Caro Pierre,

    Acompanho teu blog e gostaria que você levantasse a seguinte questão: A lei do piso pode ser atingida por questões de prazos do período eleitoral?
    Veja a linha de raciocínio: A lei já existia e cabia ao governo as previsões orçamentárias para cumprir as determinações previstas pela lei. Você não considera que o governo estadual está se escondendo numa situação que lhe favorece e descumprindo um dispositivo previsto em lei federal que estabelece a partir de janeiro de cada ano o repasse (não é aumento) que correspondem ao mesmo percentual do Fundebe?
    Dá uma pensada e questiona alguns colegas com vivência nesta seara.
    Abraço, Samuel Farias
    Vejam a justificativa ao veto abaixo do art. 3º I:
    Os Estados e Municípios, por meio de suas entidades representativas, manifestaram-se no sentido de que tal comando impõe aos entes federados uma obrigação que não pode ser cumprida, contrariando, assim, o interesse público. Isso porque se determinassem a realização do aumento, ainda em 2008, estariam contrariando frontalmente o disposto no art. 169 da Constituição Federal, que impõe que a concessão de qualquer vantagem ou aumento de remuneração na Administração Pública deve contar com previsão específica na respectiva lei orçamentária, o que seguramente não ocorreu.

    No caso particular dos municípios, a situação é ainda mais grave, haja vista que a realização de eleições municipais neste ano os submete a restrições específicas da legislação eleitoral e da Lei de Responsabilidade Fiscal, que, em seu art. 21, parágrafo único, proíbe expressamente o aumento de despesa com pessoal nos 180 dias anteriores ao final do mandato.”

    Ora, quer dizer que os municípios não podiam na epoca da implantação da lei porque desconheciam o texto e valores que viriam, E AGORA?
    Outra coisa:
    II – a partir de 1o de janeiro de 2009, acréscimo de 2/3 (dois terços) da diferença entre o valor referido no art. 2o desta Lei, atualizado na forma do art. 5o desta Lei, e o vencimento inicial da Carreira vigente;

    III – a integralização do valor de que trata o art. 2o desta Lei, atualizado na forma do art. 5o desta Lei, dar-se-á a partir de 1o de janeiro de 2010, com o acréscimo da diferença remanescente.

    Qual a surpresa do governo?
    Outra coisa mais:
    § 2o Até 31 de dezembro de 2009, admitir-se-á que o piso salarial profissional nacional compreenda vantagens pecuniárias, pagas a qualquer título, nos casos em que a aplicação do disposto neste artigo resulte em valor inferior ao de que trata o art. 2o desta Lei, sendo resguardadas as vantagens daqueles que percebam valores acima do referido nesta Lei.

    Pela lei e meu entendimento até 2009 era permitido incuir quaisquer vantagens pecuniárias,mas estamos em 2010.
    E MAIS: Art. 4o A União deverá complementar, na forma e no limite do disposto no inciso VI do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e em regulamento, a integralização de que trata o art. 3o desta Lei, nos casos em que o ente federativo, a partir da consideração dos recursos constitucionalmente vinculados à educação, não tenha disponibilidade orçamentária para cumprir o valor fixado.

    SE O GOVERNO FEDERAL COMPLEMENTA, QUAL A DÚVIDA DO NOSSO GOVERNO.
    PRECISAMOS REFLETIR SE NÃO ESTÃO NOS ENROLANDO E O SINDICATO CRIANDO UMA NUVEM DE FUMAÇA.

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  5. Entendimento sobre a lei do piso do Professor Iran barbosa - Dep. Federal PT/SE
    Segundo site: http://www.iranbarbosa.com.br/images/img_tinymce/publicacoes/especial_lei_do_piso_salarial_4_cores.pdf
    5-Mas o Piso Salarial está vinculado ao Salário Base ou à Remuneração dos
    Profissionais do Magistério?
    O Piso Salarial é o valor abaixo do qual o vencimento inicial da carreira não pode
    serfixado.Se não fosse assim o Piso não seriaPiso e sim Teto Salarial. Isto significa dizer
    que ele equivale ao Salário Base e não à nossa Remuneração, que é a soma do
    Salário Base comos demais direitos e vantagens da carreira (triênios, regência, titulação,dedicação exclusiva...).

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  6. NOTÌCIAS RECENTES SOBRE CONAE e O PISO:
    O ministro da Educação, Fernando Haddad, defendeu nesta quinta-feira, 1º, durante a plenária final da Conferência Nacional de Educação (Conae), em Brasília, a criação de uma mesa permanente de negociação entre parlamentares, governadores, prefeitos e centrais sindicais e órgãos representativos, como o Consed e Undime, para fazer avançar a lei do piso.

    A Lei 11.738, de 16 de julho de 2008, instituiu o piso nacional para os profissionais do magistério público da educação básica, mas ainda não é cumprida por todos os prefeitos e governadores. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presente à plenária final, acolheu a sugestão. “Eu me disponho a conversar com governadores sobre o piso. Concordo com a proposta da mesa de negociação”, disse. Na visão dele, o valor do piso ainda é baixo.

    “Os educadores não são valorizados. Eu não me conformo de alguém achar que um piso de R$ 1.024 é alto para uma professora que cuida de nossos filhos”.

    A proposta do ministro é que a mesa discuta medidas para valorizar o professor que já trabalha e atrair jovens para a carreira. “Não vamos atrair jovens sem valorização da carreira. Temos que sentar com os interessados e no Plano Nacional de Educação (PNE) fixar metas para remuneração mínima do trabalhador daqui a dois, quatro, dez anos. Por isso, sugiro uma mesa permanente de negociação”, defendeu Haddad.

    Para o presidente Lula, a formação e valorização dos profissionais de educação são fundamentais para dar seguimento ao que classificou de verdadeira revolução na educação. “O casamento entre educação de qualidade e valorização do professor tem que ser indissolúvel”.

    O presidente da República destacou a criação do Fundo Nacional de Financiamento da Educação Básica (Fundeb) e o fim da Desvinculação das Receitas da União (DRU) como exemplos de ações educacionais importantes em sua gestão para melhorar o financiamento da educação, mas, segundo ele, insuficientes sem a valorização do professor. “Essas ações só crescem se houver à frente delas aquele profissional bem preparado”, afirmou.

    Piso Salarial – Cinco estados impetraram Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) 4.167 contra a lei do piso, mas o Supremo Tribunal Federal confirmou a constitucionalidade da lei. Porém, ainda falta decidir sobre outros aspectos, como a destinação de um terço da jornada de trabalho dos professores voltada ao planejamento de aulas fora da escola.

    A Conae será encerrada nesta quinta-feira, 1º, com a redação de um documento com as deliberações de delegados de todo o país. As resoluções servirão para embasar políticas educacionais como a elaboração do próximo PNE, que conterá metas a serem alcançadas entre 2011 e 2020.

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  7. MAIS BALELAS:
    presidente Lula anunciou que vai pessoalmente conversar com os governadores que não pagam o Piso Salarial Nacional dos profissionais de educação. Foi durante a Conferência Nacional de Educação (Conae). Numa defesa contundente de reivindicações históricas da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Lula afirmou que “o casamento entre educação de qualidade e valorização do professor têm que ser indissolúvel”.

    O presidente lamentou que alguns estados ainda não paguem o Piso e se dispôs a falar com os governadores, atendendo a uma sugestão feita pelo ministro da educação, Fernando Haddad, também durante a Conae.

    “Terminou o tempo de tratar as professoras como normalistas ou professorinhas. Esse sonho acabou. Os professores tiveram a profissão sucateada e mal tratada. A remuneração faz parte da qualidade da educação e eu não me conformo que um Piso de R$ 1,020 é bom para um educador que toma conta de nossos filhos”, lamentou o presidente.

    O ministro Haddad sugeriu ao presidente que adote em relação ao Piso a mesma postura que teve com o salário mínimo e “reúna governadores, prefeitos e entidades como a CNTE para fixar metas para recompor a remuneração dos educadores”, disse Haddad.

    Para o presidente da CNTE, Roberto Franklin de Leão, o fato de o presidente Lula ter se comprometido em conversar com os governadores demonstra a importância que o Piso tem. “O presidente reconheceu que os professores ganham mal. Ele se dispôs a construir um processo de debate e esse é um peso muito importante e eu espero que a gente consiga avançar na implantação efetiva do Piso”, afirmou.

    Leão destacou que ainda há uma divergência entre os valores que o governo reconhece para o Piso (R$ 1,020) e o defendido pela CNTE (R$1,3 mil). “Mas isso faz parte do debate. Só não aceitamos desvincular o Piso do Fundeb. Mas a CNTE tem sempre disposição em discutir”, disse.

    O ministro Haddad lamentou que a baixa remuneração dos professores esteja afastando os jovens da carreira de magistério. “Se quisermos que a educação seja prioridade número um no país, temos que contar com o trabalhador em educação”, concluiu Haddad.

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  8. Samuel,

    Pode publicar estas informações diretamente como post no blog. Se houver problema para copiar, clica na opção de postar em HTML.

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  9. Feliz e agradecida com os comentários de todos. Eu particularmente agradeço imensamente a amiga Arlene que, sugeriu a idéia do blog ainda na greve de 2007.Na verdade o blog sugerido foi para o Sintepe, para que nele, fosse feito postagens, denúncias, prestações de contas, tudo mais...inclusive Paulo colocou-se a disposição para consolidar a idéia.A direção não acatou, aí Paulo criou o Alternativa prá gente(azar deles né?)
    Até 2007 eu não utilizava computador pra nada, não sabia nem ligar, era rejeição total, fica intrigada qdo, chegava em casa e 'minhas crias'estavam na internet. Ai,um dia pedi as meninas que acessassem para eu saber o que estava sendo veiculado no Alternativa, comecei mexendo pra postar comentários (morria de medo, suava frio, sério...),fizeram e-mail pra mim,até então não tinha,certo dia Paulo Alexandre que já conhecia através do grupo da Oposição manda convite para que eu entrasse como colaboradora no blog, dizia que meus comentários, dava um texto(rssss). Mesmo com receio, aceitei.Deu no que deu.Não dá mais pra parar, ainda preciso aprender um monte de coisas sobre 'esse mundo da internet'mas...tô indo...
    Analfabeta digital? Tô fora rssss.

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  10. Menino, o site do Sintepe é igual a Eduardo Campos, completamente fechado ao diálogo e cheio de maquiagem. Não há comentários e parece que tudo anda às mil maravilhas. Me poupe!

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  11. Parabéns a todos que fazem o Alternativa. A maior prova da sua idoneidade e credibilidade está no aumento de visitantes e colaboradores neste espaço de "conversa" e desabafo dos professores do estado de Pernambuco!!!!

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