segunda-feira, 12 de abril de 2010

Eduardo Campos quer destruir o Estatuto do Magistério

Além de destruir o Plano de Cargo e Carreiras dos Trabalhadores em Educação, o governo Eduardo Campos quer também acabar com o Estatuto do Magistério. As GREs instruem diretores/as de escolas no sentido de cobrar dos professores a reposição de aulas em dias de sábado, no recesso e nas férias, recusa-se liberar professores em licença prêmio ou para atividades de pós graduação. E ainda escolhem um dia para que, realizemos aulas-atividades na escola.
Estranho é a afirmação de Ivoneide Dantas (SDP) quando diz não haver orientação alguma da Sec. de Educação no sentido de tais cobranças. Ora, porque então todas as GREs estão falando a mesma língua e repetindo a mesma coisa? Companheiros/as, façamos valer o Estatuto, uma instrução ditada pela SEE não pode ser maior que a LEI, pensem nisso. Segundo o presidente do Sintepe, Heleno Araújo, precisamos repor os CONTEÚDOS e isso é o professor que determina, pois há diferentes formas de reposição (exercícios /casa, pesquisa, atividades extra-classe etc.), quanto aulas aos sábados, no recesso ou em período de férias, só os insanos técnicos-de-bunda- em- gabinete da Secretaria de Educação é que podem inventar uma coisa dessa. Prática absurda que vai na contra-mão do Estatuto do Magistério. As aulas atividades, somos nós que deveremos dizer como poderemos exercê-las, inclusive podem ser trabalhadas em 'janelas' e ainda, há a necessidade de um ambiente propício para desenvolvê-las na escola. Participar de assembleias, e outras atividades sindicais, é direito estabelecido por LEI.
Entrem no site do SINTEPE copiem o Estatuto do Magistério e divulguem na escola, denunciem as irregularidades ao setor jurídico do Sindicato.

5 comentários:

  1. Tive a oportunidade de falar sobre isto com minha diretora, que mantenho excelente canal de comunicação. Esta afirmou categoricamente que não existe nenhuma orientação a este respeito nem outras. Acredito seja do imaginário de grupos localizados. Dou a seguinte sugestão: Só realize ou finja que vai acatar quaisquer orientações se for por escrito, fotografada ou mesma gravada, o restante fica por minha conta.
    leumas@terra.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu mesma quando tirei licença maternidade não pude tirar férias. Uma professora da escola em que trabalho, inclusive é membro do Sintepe, foi obrigada pela GRE Sul a arrumar uma substituta para ser liberada de 50% de sua carga horária para realizar curso de mestrado. Como é que esse orientação não existe?

    ResponderExcluir
  3. Se Heleno está dizendo isso que providências serão tomadas para impedir a ditadura da SEE, pois já estamos com várias capacitações marcadas para os sábados de abril e maio, das 8h ás 17h. Eu sei que eles vão descontar,no entanto não vou comparecer a nenhuma, mas os professores da escola em que trabalho estão com medo, inclusive pelo fato de a educadora de apoio ir aos encontros e ter um tal de um relatório com critérios expostos na sala dos professores, que diz ela que terá que fazer para entregar a GRE.

    ResponderExcluir
  4. A orientação existe sim, a questão é que não pode ser divulgada. Claro que a SEE vai negar esse absurdos até porque tudo é na ilegalidade. Quando pedimos cópias das orienrações ninguem quer fornecer.
    NÃO ACATO A DITADURA DA SEE/ GRE/ESCOLA

    ResponderExcluir
  5. Onde trabalho não iremos a nenhuma capacitação aos sábados.

    ResponderExcluir