quarta-feira, 7 de abril de 2010

Levantamento sobre a situação salarial e a posição de PE

Abaixo estão seis postagens referentes a levantamentos sobre salários de professores nas redes públicas estaduais. Os levantamentos foram feitos pela APEOC, que é o sindicato dos professores e servidores da rede pública estadual do Ceará, e as conclusões são sempre as mesmas: Pernambuco sempre ocupa as piores posições em qualquer relação e em qualquer comparação!
.
A listagem destaca o Ceará (escrito em vermelho) porque o objetivo da APEOC foi situar a o status do estado no levantamento, mas podemos encontrar Pernambuco facilmente ao identificar o último nome em cada listagem!
.
Confiram as relações e registrem bem a condição de Pernambuco como um verdadeiro vexame nacional!
.
Infelizmente, nosso governador não acha nada demais no fato de Pernambuco ser uma referência negativa nacional em termos de valorização profissional dos professores, afinal recebemos o PIOR SALÁRIO DO BRASIL!
.


9 comentários:

  1. Depois da greve do ano passado ter sido decretada ilegal, depois dos salários dos professores grevistas terem sido descontados, depois do governo deixar de dar o devido, prometido e merecido aumento dos professores no 3º quadrimestre de 2009, depois de janeiro ter passado sem o aumento, depois do MPPE permitir que o governo descumpra a lei do piso e incorpore gratificações em março quando a lei versa que os administradores teriam até 31 de dezembro de 2009 para fazer isso, depois do governador destruir nosso plano de cargos e carreira, fazendo com que um professor que passou 4 anos na universidade ganhe R$ 9,00 a mais que um professor de ensino médio, que um mestre e doutor ganhe menos que um professor de escola de Referência que foi escolhido pelo sistema QI - quem indica. Depois que o governador propaga pela mídia que paga o piso salarial e baixa os salários dos professores que antes já era o pior salário do país, agora ganhamos menos ainda. Depois de tudo isto venho através desta denunciar a inércia do MPPE e a justiça deste estado e deste país.

    Denuncio a falência e agonia da alma dos professores. Depois da greve do ano passado publiquei um texto denunciando as formas de como matar a alma dos professores de Pernambuco. O governador Eduardo campos deve ter lido e pensado que sua excelente competência não estava bem representada e que poderia melhorar sua eficiência no ano seguinte. Pois bem, ele conseguiu. Agora não são as almas dos professores que estão morrendo, suas esperanças em dias melhores, sua vontade de levantar e ir trabalhar, seu desejo de ser competente, sua vontade de comer, dormir, viver está em falência. E com esta falência da vida e ânimo dos professores morre também a escola, a educação e a esperança dos jovens e da sociedade em si.
    Denuncio que a extrema competência do governador de Pernambuco e seus colaboradores, secretário de educação, deputados estaduais e Sintepe está conseguindo enterrar com eficiência e urgência esplêndida a vontade de muitos professores de trabalhar com a educação. Conheço 15 estudantes que estão trancando suas matrículas em universidades, 35 professores que estão pedindo aposentaria e licença, 40 que estão estudando para mudar de profissão e eu, a professora que vos fala está chorando ao deitar, rezando por milagre ao levantar e olhando com dor e angústias as faces de meus alunos, a tristeza está tomando conta de minha vida e vejo na face de meus colegas a mesma desesperança com a profissão que escolhi e que amo, mas que não sei mais se vale a pena mantê-la, por mais que eu ame o que faço.
    Denuncio a minha dor, e a dor da face dos meus colegas e o autor de tanta desesperança foi tão eficiente que a sociedade pernambucana não consegue entender o que está acontecendo nas salas de aula.
    Denuncio a eficiência extrema do governador de Pernambuco em matar a alma e a esperança e o amor pela profissão do professor.
    Duci Medeiros – professora em agonia

    ResponderExcluir
  2. Professora Duci
    Se nos organizarmos e sem ideologias políticas colocarmos em prática estratégias novas e competentes. Você sairá da agonia para o Júbilo.
    Preciso dos dados de sua escola e problemas no post que coloquei.

    ResponderExcluir
  3. O governador não acha nada demais porque a imprensa local, comprada por ele, não divulga os dados negativos de sua gestão, apenas os positivos e com isso o povão segue enganado.

    ResponderExcluir
  4. A professora Duci Medeiros expressa claramente os sentimentos de cada um de nós, professores da rede pública. Eu me sinto exatamente assim. Ainda bem que dei entrada na aposentadoria de um de meus contratos, mas sabe que dá vontade de nem ir mais? É terrível sentir-se assim, sem esperança, sem perspectiva nenhuma.

    ResponderExcluir
  5. Sinto o mesmo que vcs. As palavras de Duci Medeiros transmitem o que tenho na cabeça. O desânimo está tomando conta de minha alma e penso seriamente em cursar uma nova graduação para não depender apenas de meu salário enquanto professora da rede. Tenho mestrado e especialização na área em que leciono. Isto deve servir para a dispensa em algumas disciplinas. Espero que este governo esteja satisfeito pois ele e seus companheiros, contando com a ineficiência do SINTEPE, enterraram a educação do estado no fundo do poço a partir de suas medidas para com os educadores de Pernambuco!!!

    ResponderExcluir
  6. Duci, gostaria de postar seu texto/desabafo. Aguardo sua permissão.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Professora Duci,
    Pode acrescentar mais uma na sua lista de 40 que vão mudar de profissão.Como tenho puquíssimo tempo de graduada e de estado tb, vou fazer outra graduação.Tentar vestibular de novo este ano mesmo. E saiba mais, eu não sou a única, tenho escutado muita gente falar a mesma coisa que eu.A única coisa que me prende ainda é que estou terminando minha pós.Mas assim que eu tiver outra oportunidade, sairei com certeza e aconselho o mesmo a todos.Agora, compreendo também que não deva ser fácil os professores que tenham se dedicado uma vida inteira a isso com + de 15, 20 anos de carreira tomar uma atitude assim.
    Um abraço,
    Juliana

    ResponderExcluir
  8. excelente texto professora Duci não poderia ter expressado de forma mais clara nossos sentimentos, recomendo postar ele lá no blog acerto de contas onde ele pode alcançar mais gente, uma vez que até o governo parece se importar com o que sai lá.

    ResponderExcluir
  9. ANDREA SIMONE PODE POSTAR O MEU TEXTO. BJS DUCI MEDEIROS

    ResponderExcluir