segunda-feira, 26 de abril de 2010

Nova Crise no PT

http://www.diariodepernambuco.com.br/2010/04/25/politica9_0.asp

O encontro estadual do PT, encerrado ontem, deveria ser uma aclamação da pré-candidatura de Humberto Costa ao Senado e a confirmação da política de alianças do partido. Deveria. Mas transformou-se em mais um episódio de divergência interna entre os petistas. Dessa vez, comum ingrediente a mais: a interferência do Palácio do Campo das Princesas nos assuntos internos do PT. Os 250 delegados presentes ao evento deveriam cumprir a formalidade de aprovar o apoio à eleição da ex-ministra Dilma Rousseff à Presidência da República (PT) e à chapa de reeleição do governador Eduardo Campos (PSB). Mas um "detalhe"gerou uma confusão que pode alimentar ainda mais o racha do partido, poucos dias após o trauma da escolha entre Humberto e João Paulo para concorrer ao Senado.
Os delegados aprovaram por unanimidade a tática eleitoral do PT, mas fizeram questão de registrar no relatório do encontro uma moção contra a gestão estadual. O texto condenava "o brutal ataque do governo Eduardo Campos contra os trabalhadores da Educação, que desmonta o Plano de Cargo e Carreira da categoria e provoca redução nominal dos salários". O documento desagradou o governador Eduardo Campos e deixou as lideranças petistas temerosas de que pudesse haver prejuízo para a aliança entre o partido e o PSB. Então, começou uma operação para alterar a redação final do relatório. "É uma questão de coerência. Se o PT é governo e quer fazer parte da coligação, não pode trazer a temática sindical para essa discussão", justificou Humberto.
No início da tarde, as lideranças do PT e os representantes das diversas tendências da legenda, além de dirigentes sindicais, reuniram-se a portas fechadas para decidir a estratégia a ser adotada.Três horas depois, deixaram a sala com uma solução. Apresentaram um recurso, a ser votado no plenário, para a retirada da moção. E assim foi feito. Mas boa parte dos delegados deixou o auditório aos gritos de "tapetão", "fraude". "O governo não gostou da moção e se articulou nacionalmente para a retirada dela do relatório final. Isso foi dito pelo próprio Humberto e por Jorge Perez (presidente estadual do PT)", afirmou Gilson Menezes, membro da executiva estadual. A informação foi negada por Humberto, por Perez e pelo líder da bancada do governo na Assembleia Legislativa, Isaltino Nascimento.
Aprovado o recurso, teve início o encerramento do encontro. Esperava-se que fosse um ato político em prol de Humberto, inclusive com a participação de Eduardo e de outras lideranças da base governista, cancelado diante do impasse de última hora. Os líderes petistas (Humberto, João Paulo, o prefeito do Recife, João da Costa, deputado federal Fernando Ferro e deputados estaduais) foram convidados para compor a mesa e discursar. João Paulo, Isaltino e Sérgio Leite se recusaram a falar. Humberto, João da Costa, Teresa Leitão, Isabel Cristina e Perez falaram sobre a necessidade de superar o "desencontro"e unificar o partido para a campanha e para a defesa do projeto estratégico que pretende para o estado.

13 comentários:

  1. PETISTAS VOTAM MOÇÃO CONTRA EDUARDO CAMPOS

    por Ana Luiza Machado
    do Blog da FolhaPE

    O Encontro Estadual do PT, realizado na sexta e sábado, no Onda Mar Hotel, em Boa Viagem, provocou uma “rachadura na estrela petista”. Durante o evento foi votada uma moção contra o governo de Eduardo Campos (PSB) e de apoio à luta e às reivindicações dos servidores públicos estaduais da Educação.

    O primeiro texto dizia: “Repúdio ao Brutal ataque do governo Eduardo Campos contra os professores!”. Resolveram, então, modificar o texto substituindo a palavra “repúdio” por “condenação” mantendo todo o resto. Isto foi posto em votação e foi aprovado por unanimidade.

    No entanto, em uma reunião a portas fechadas, sem a presença dos delegados, apenas entre a presidência estadual do partido, Humberto Costa, João da Costa, João Paulo, Teresa Leitão, Isaltino Nascimento, entre outros líderes, decidiram retirar a moção e refazer todo o texto. Ao saber da decisão, os integrantes das diversas tendências, que consideraram uma afronta ao que havia decidido e aprovado a coletividade, se retiraram do encontro, com o propósito de impedir que outra votação fosse feita, mas não houve jeito. O peso do governador superou o dos professores.

    “Mandaram um emissário do governo para acabar com o encontro do PT”, gritavam alguns militantes, referindo-se a Humberto Costa. Outros reclamavam dizendo que “o PSB agora manda no PT e não aceita críticas”. Um encontro que tinha o propósito inicial de referendar o apoio a Humberto ao Senado e a reeleição do governadors, não conseguiu. “Em 28 anos de partido nunca vi um negócio desse”, afirmou Prazeres Barros da Executiva Regional do PT.

    Para Gilson Guimarães, do diretório estadual do PT a intervenção do governo estadual nesta questão foi clara. “Ele (Eduardo Campos) articulou para virem aqui, certo? Questionou a liderança do partido, leia-se Humberto Costa, e interferiu no processo ameaçando repensar na candidatura de Ciro (Gomes) e no apoio a Dilma (Rousseff)”, explicou após a longa reunião que decidiu modificar o texto que criticava o governador.

    Autor: André Raboni
    http://acertodecontas.blog.br/clipagem/petistas-votam-mocao-contra-eduardo-campos/

    **Vejam os lobos disfarçados em suas peles de cordeiro que articulam contra classe trabalhadora: João Paulo, Teresa Leitão, João da Costa, Humberto Costa, Isaltino Nascimento. A sigla do PT é usada em vão.Quem estiver pensando em sair de casa pra votar nas próximas eleições vai ter que ter muito cuidado pra não se deixar levar por siglas e partidos. Não existe mais PARTIDO DOS TRABALHADORES no Brasil.Isso é uma grande ilusão.O que existe é uma relação de promiscuidade entre esses partidos todos e nossos políticos em geral que para não pederem o poder vendem suas almas ao DIABO!

    ResponderExcluir
  2. E impressionante como te professor que ainda considera Teresa Leitão uma legítima representate de sua categoria. Aquela votação contra o governo nas prévias das eleições só engana quem for muito idiota. Está na hora de mostra à nobre deputada que não somos tão otários como parece. Somos só um pouquinho.

    ResponderExcluir
  3. enquanto isso, o governo publica uma nota no jornal dizendo que paga o piso e que não houve redução salarial.

    http://www.educacao.pe.gov.br/principal/exibir_imagem.asp?CO_IMAGEM=231

    só esqueceu de dizer que pernambuco é o estado que paga a menor remuneração aos professores. Perde até para paraíba

    ResponderExcluir
  4. Eu tive redução e dou as cópias dos meus contracheques de março e abril para que todos vejam.

    ResponderExcluir
  5. É por essas e outras que sou terminantemente contrária a participação de partidos políticos no movimento sindical. Nós educadores pagamos muito caro pela ligação de diversos diretores do SINTEPE com o PT, PCdoB,PSB, entre outros.

    É preciso urgentemente mudar esta realidade sombria que assola o SINTEPE. Este sindicato está corrompido e a única saída para os educadores de Pernambuco é a criação de um sindicato só para professores.
    Há muitos que acham perigosos apenas os partidos da situação ou aqueles tradiconais da política nacional. Não se iludam caros colegas e não admitam a existencia de partidos, por mais inexpressivos que sejam, em nosso movimento.
    Somos professores e devemos agir enquanto professores. A nossa luta é por nossa categoria e não para garantir este ou aquele interesse de terceiros.

    ResponderExcluir
  6. Os professores de Belo Jardim estão em greve visto que o incompetente gestão seu marco coco cola não paga o piso dos professores.

    ResponderExcluir
  7. Para o governo do estado colocar nota de página inteira em todos os jornais de circulação é porque está preocupado com a repercussão de nossa campanha de esclarecimento à população e, principalmente aos pais dos nossos aluos em relação à redução do nosso salário. Já me encarreguei de imprimir o contra-cheque e mostrá-lo aos meus alunos o que aconteceu com a manobra feita pelo governo. O meu salário foi reduzido sim, uma vez que aumentaram os descontos promovidos pelo cálculo "inteligente" do governo. Agora é só aguardar a eleição para mostrar quem tem mais força: o governo (ditador) ou os professores com a sapiência das palavras, mostrando a realidade dos fatos.

    ResponderExcluir
  8. Vejo todo mundo se mobilizando para votar em oposição a Eduardo nessas eleições, mas ai eu me pergunto, quais os outros candidatos?
    Só espero que não se mobilizem pra trocar 6 por meia dúzia caso Jarbas se candidate.
    Raul Henry ? Esse joga no mesmo time de Jarbas.
    Cadoca ? Esse vai continuar puxando o saco de Eduardo.
    O problema que eu vejo não é nem votar contra Eduardo, e sim encontrar uma opção forte que não faça parte dessa corja de políticos viciados que Pernambuco tem hoje.
    Sendo assim, vou de Edílson (PSOL)de novo e Marina presidente.
    Bom, é isso.

    ResponderExcluir
  9. Na falta de opção Rodrigo, eu simplesmente ANULO MEU VOTO, pelo menos a consciência não pesa. Quando esses ditadores chegam ao poder nos tratam igualmente ou pior que seus antecessores.

    ResponderExcluir
  10. VEJA A QUE PONTO NOS CHEGAMOS!SEGUNDO A PROF. ANDRÉIA SIMONE O SINDICATO ESTÁ CORROMPIDO.MAS QUEM FOI QUE O CORROMPEU? SERÁ QUE FALTA DE CORAGEM DOS PRÓPRIOS PROFESSORES,OU O OPORTUNISMO DE ALGUNS ATRAVÉS DO DISCURSO DE MUDANÇA,MAS QUE DE NADA SERVE PARA A NOSSA CATEGORIA.MAS O QUE ESTÁ FALTANDO MESMO É UMA DISCUSSÃO MAIS POLÍTICA NAS ASSEMBLÉIAS,PENA QUE NOSSA CATEGORIA SÓ FAZ RECLAMAR DO SINDICATO,MAS NÃO É CAPAZ DE REAGIR DIANTE DAS DIFICLDADES COM PROPOSTAS INTELIGENTES.FALTA AMADURECIMENTO NESSE SENTIDO,POIS O PROFESSSOR PODE SER FORMADOR DE OPINIÃO,MAS NEM TODO PROFESSOR É POLITIZADO.PROVA DISSO É O QUE ACONTECE NAS ASSEMBLÉIAS.GENTE O NOSSO SINDICATO É NOSSO INSTRUMENTO DE LUTA, QUANDO EU TENTO ENFRAQUECÊ-LO EU TAMBÉM SAIO ENFRAQUECIDO.É ISSO QUE TODO GOVERNANTE QUER.VÊ A DIVISÃO PARA MELHOR MANIPULAR PELO JEITO TÊM MUITOS PROFESSORES TRABALHANDO PARA QUE ISSO ACONTEÇA NA CATEGORIA.AFINAL DE CONTA QUE LADO ESTÃO ESSES PROFESSORES?

    ResponderExcluir
  11. A partir de 2010 o salário dos professores deverá ser R$ 1.132,00, sem está incluso as gratificações, mas infelizmente, o governo de Pernambuco paga R$ 1.052,00 incluindo 20% de gratificação a qual se for removida o salário ficaria apenas R$ 854,00 o qual não corresponde ao mínimo de R$ 1.132,00.

    Gostaria de saber o que tem feito o Ministério Público para fazer o governo de Eduardo Campos cumprir com a Lei Federal.

    ResponderExcluir
  12. PESSOAL PRECISAMOS FAZER UMA GRANDE MOBILIZAÇÃO JUNTOS AOS COMPANHEIROS DA EDUCAÇÃO PARA QUE POSSAMOS COLOCAR OUTDOORS
    NAS PRINCIPAIS CIDADES DA REGIÃO DO ESTADO MOSTRANDO QUANTO PERNAMBUCO ARRECARDA PARA A EDUCAÇÃO,MOSTRANDO A NOSSA DIFERENÇA SALARIAL EM RELAÇÃO AOS OUTROS ESTADOS E A SITUAÇÃO PRECARIA DAS ESCOLAS.ISSO SIM SERIA UMA ALTERNATIVA DE IRMOS A LUTAR E NÃO FICAR PARADO,ESTAMOS EM UM PERIODO ELEITORAL ESSA É A HORA DE AGIRMOS.FATOS E PROPAGANDAS É A MELHOR ARMA CONTRA POLITICOS MENTIROSOS.

    ResponderExcluir
  13. RESPOSTA À CARTA ABERTA DO EXCELENTÍSSIMO SENHOR GOVERNADOR
    A)SOBRE O PISO SALARIAL
    - O Excelentíssimo governador se esquece que o que ele chama de PISO SALARIAL, é na verdade TETO SALARIAL, pois ele desfacelou o PCC e a gratificação por exercício do magistério não existe mais.
    B) SOBRE O PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E VENCIMENTOS – PCC
    - O Excelentíssimo governador esqueceu de dizer que a lei do piso reza que os administradores dos Estados e Municípios teriam até 31 de dezembro de 2009 para adequar e reformular seus PCC e este GRANDE ESTADO, que atrai tantos investimentos e propaga tanta valorização à Educação fez a sua adequação do PCC no final de março, sem negociação com a categoria e sem tempo hábil para retaliação por causa da lei de reeleição.
    - Ele também esqueceu de informar que o que ele chama de “ajustes dos valores percentuais de uma faixa para outra, de uma classe para outra e de uma matriz de vencimento para outra”, é na verdade um incentivo para os bons professores, com especialização e mestrado saírem do Ensino Público para o Particular, pois não há justificativas nem incentivo para a capacitação no serviço público.
    - Outro detalhe que o governador se esqueceu de informar é que professores que têm formação em Ensino Superior passaram a ganhar R$ 9,00 a mais que professores com formação em magistério – vulgo Ensino Médio. Passar 4 ou 5 anos na Universidade proporciona no estado de Pernambuco uma grande valorização de R$ 9,00.
    C) SOBRE REDUÇÃO DE SALÁRIOS
    - O Excelentíssimo Senhor Governador se esqueceu de informar que as mudanças realizadas por sua administração IMPEDIRAM aos professores ter aumento de salário, nem perdas salariais por inflação ocorreu desde 2009. Para exemplo um professor com ensino superior, concursado a 10, 20 anos, trabalhando no estado de Pernambuco ganha mais de 100% a menos que um professor recém formado e concursado que foi escolhido por um método QI (quem indica) para assumir turmas em Escola de Referência.
    - O Excelentíssimo governador teve que criar uma gratificação fictícia para não fugir a lei de irredutibilidade de salários.
    D) SOBRE OS INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO
    - O Excelentíssimo Governador se esqueceu de informar que a maioria destes investimentos foi patrocinado pelo governo federal, através do FUNDEB.
    Gostaria de dizer ao senhor governador que não se faz Educação sem professor, e a educação de qualidade com professores recebendo o PIOR SALÁRIO DO PAÍS não se faz.

    DUCI MEDEIROS

    ResponderExcluir