segunda-feira, 31 de maio de 2010

UMA NOVA LUZ?

Caro colega professor André:

Somos olhos e ouvidos atentos a proposta que você formulará.
Sou democrático e humilde o suficiente para acatar a decisão da categoria e quem sabe seguir um norte encaminhado pelo colega.
Fico ansioso pelo seu próximo posicionamento e abro também o meu blog (professorvirandoojogo) no aguardo de uma estratégia profissional elaborada pelo nobre colega.
Acredito também que não estamos tão distantes quanto as idéias, basta ler as minhas postagens anteriores, e as colocadas no meu blog no que diz respeito às estratégias utilizadas até então.
Que fique claro que não tenho cor partidária e seguirei qualquer posicionamento da categoria que nos conduza a UNIÃO.
Acredito que o termo "proposta desastrosa" quanto a enfrentar Eduardo ouve excesso de sua parte, não vejo outro responsável e grande mentor das ações conduzidas contra nós. Quaisquer outros candidatos ou postulantes, se eleitos ou não, seguirão as determinações do governador eleito, razão pela qual considero que a nossa grande luta, quer seja profissional ou amadora, será contra Ele.
No aguardo de uma proposta clara e exequível, Samuel Farias

NÃO SE ENFRENTA GOVERNO COM AMADORISMO!

Leio o Blog.
Frequento as assembléias do SINTEPE.
E quero dar o meu “pitaco” sobre o assunto dos “posts” anteriores.
Respeito todos os membros da categoria que querem ajudar, de uma forma ou de outra, na denúncia desse governo dos empresários que atualmente gere o nosso estado.
Mas devemos analisar bem as táticas de enfrentamento a este governo para não cairmos no vazio com táticas que não dialogarão com a população nem com a categoria.
O ato do dia 3, na minha opinião é um desastre anunciado, na sua preparação e na sua concepção.
Na sua concepção porque acredita que uma mobilização restrita a alguns professores (repito o que digo: alguns) pode enfrentar esse governo na atual conjuntura e por querer passar uma imagem de professor sempre na negativa: é o coitado, o espoliado, o Cristo, o coitadinho... e não O QUE LUTA POR SEUS DIREITOS COM ALTIVEZ!
Na sua preparação pois tivemos assembléia na última terça e ninguém (nem o organizador do tal ato) propuseram que o mesmo fosse encampado pela categoria (leia-se SINTEPE).
Outro desastre é a proposta do colega Samuel...
Enfrentar Eduardo Campos não basta...é preciso saber como enfrentá-lo nas eleições! Com Jarbas (que nos “deu” uma vez 1% de aumento) não é possível....não se pode trocar o opressor avermelhado pelo opressor azulado pois ambos são opressores. Não devemos sugerir candidatos com base em pesquisas com o funcionalismo. Para mim o critério de voto é bem claro, como a tradição dos trabalhadores manda:
1.Não ter vínculo com os empresários
2.Não ter participado ou apoiado esse governo ou os governos anteriores.
Façamos uma lista de candidatos que se enquadram nesse perfil...acharemos poucos...mas esse são , os candidatos de nossa classe, da classe trabalhadora!

PS: Também acho uma despolitização e um corporativismo prá lá de atrasado esse ensaio de fundar um sindicato só de professores. Somente unidos e fortes poderemos vencer os patrões que sempre procuram (ainda mais nos momentos de crise) união e fortaleza entre eles.
(Texto enviado pelo profº André L. Pereira).

domingo, 30 de maio de 2010

SEGUNDO AS PESQUISAS ESTAMOS F....

Fadados a mais quatro anos sob a chibata do pior dos governantes para a Educação deste Estado. Porém algo me anima: nunca me perguntaram, nem conheço professor, policial ou membro da secretaria de saúde que participou destas pesquisas. Bom, será que estas três categorias unidas, de verdade, sem interesses particulares ou tendências, todos voltados com o objetivo de tirar o tirano (ficou legal isto) e não deixar que nenhum dos inimigos da Educação consiga se eleger novamente. Seria um sonho? ou dá se quisermos?.
Que tal convidar outros segmentos do funcionalismo público, insatisfeitos com este governo e seus companheiros, para participar de uma enquete onde colocaríamos os postulantes a deputado (estadual e federal) senador, governador e presidente. Em algumas semanas saberíamos a opinião dos freqüentadores e criaríamos uma chapa (tipo sugestão para discussão) entre todos os candidatos.
Só uma idéia, mas seríamos vistos com outros olhos tentando mobilizar os milhares de servidores + familiares + (alunos, pacientes, pais de alunos, ou seja, todos os contatos possíveis) = Próximo dos milhões de votos.
Precisamos também saber em quantas cidades temos colegas dispostos a somar conosco.

sábado, 29 de maio de 2010

EGE (Escola Galpão Estadual) e ETE



Vista interna de parede em gesso da Escola Torquato de Castro (galpão)/Aldeia/ Camaragibe. A direita, fachada da Escola Técnica Estadual Antônio Arruda de Farias (Surubim). Esta, aparece na mídia, é capa do " JORNAL DE TODOS" publicação do governo de Pernambuco realizado pela Secretaria Especial de Imprensa (SEI), edição nº8, abril, 2010.

E AGORA.....

Recebemos o vale "coxinha", porém algo mais sério está passando sem ser percebido. Se considerarmos que os 157 reais que nos ofertaram a título de "cala a boca" foi ainda pior e mais desmoralizante para a categoria, pois eles esqueceram que sabemos matemática e que de pronto faríamos a seguinte operação: Não podiam dar nenhum aumento por conta da Lei de responsabilidade, ora, mas este valor representa entre 5% a 15% da média de salários dos professores, e aí?

Foi um desrespeito ainda maior no apavoramento de alguns deputados que pressionaram as bases temendo as "iniciais" ações que foram promovidas, e se fala até em ação para impedir a divulgação das fotos.
Ficou claro que foi uma atitude sem maiores reflexões, pois nada levaram de concreto para a reunião com os representantes dos professores e não farão nada de novo. Acreditaram mesmo que algumas tapinhas nas costas fariam maiores divisões entre nós, os agora com lanche e os que não engoliram a "bondade".
Porém estou ainda mais preocupado. Acredito que estes senhores não têm a menor idéia de quem somos e fica claro para mim que precisamos dar uma demonstração ainda mais contundente da nossa capacidade de reação e por isto conclamo os participantes deste blog a colocar neste espaço suas sugestões em relação a posição que deveremos assumir em relação às próximas eleições.
Precisamos ter uma só voz.

CORPUS CHRISTI

No Corpus Christi, (3 de junho), professores da rede estadual, farão novo protesto contra o governo de Pernambuco que desmontou o Plano de Cargos e Carreiras através de decreto. Na ocasião os trabalhadores em Educação colocarão cartazes com fotos dos deputados traídores que votaram na proposta do governo, e mostrarão à sociedade que as ações recentemente anunciadas, em nada melhorou a situação dos professores que continuam recebendo o PIOR SALÁRIO DO BRASIL. Com teor puramente eleitoreiro, as medidas apresentadas para os trabalhadores são uma tentativa de calar a boca da categoria que tem reagido intensamente contra as imposições do governador. Uma cruz será erguida, lembrando o sofrimento e a resistência do corpo docente de Pernambuco crucificado por Eduardo Campos.
A manifestação acontecerá na Praça Maciel Pinheiro, nas proximidades da matriz da Boa Vista (Recife) às 15h. horas.

Contato: Armando Palhano (profº) 9247-0312

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Coxinhas e votos

O SINTEPE festejou em nota publicada nos jornais o pagamento do "vale-coxinha". Ressaltou que se tratava de uma conquista histórica, mas parece não considerar que o benefício foi concedido em pleno turbilhão pré-eleitoral exatamente para beneficiar o governo (afinal, por que o tal benefício não foi estabelecido antes?), cuja imagem saiu desgastada em função do recente golpe dado na categoria - o que mesmo a imprensa habitualmente governista reconheceu. É evidente que a concessão do benefício é positiva, contudo, a nossa luta atual é por salário e não por compensações aleatórias e superficiais.
.
Enquanto isso, em São Paulo, eis a forma que os professores e o sindicato abordam a questão por lá:
.


quinta-feira, 27 de maio de 2010

Reunião com o governo

Com a presença do secretário de Educação, Nilton Mota, Flávio Figueiredo (secretário adjunto) José Neto (Admistração) e Júlio Jonas, aconteceu hoje pela manhã mais uma reunião da comissão de negociação com o governo do Estado. A reunião teve início pela fala do presidente do SINTEPE (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco), Heleno Araújo, justificando o não comparecimento do sindicato na passeata programada para após Assembleia dos professores realizada em 25/05. A passeata contou apenas com a participação do SIMPERE (Sindicato dos Professores de Recife) e do SINPRO (Sindicato dos Professores da Rede Particular), embora tenha-se comentado que o Sintepe, teria como objetivo levar (em passeata) documento ao Ministério Público denunciando a postura do governo em relação ao desmonte do Plano de Cargos e Carreiras e ao não cumprimento da Lei do Piso. Porém, disse Heleno, não ter sido necessária a passeata, uma vez que o governo havia dado sinal, de abertura das negociações.
Seguiu-se a reunião apresentando as seguintes questões: a política discriminatória do governo em relação aos aposentados, a devolução dos descontos da greve (2009), falta de professores/não convocação dos concursados, a premiação através do bônus(14º), as pressões exercidas pela Secretaria de Educação sobre os trabalhadores, o preenchimento burocrático e absurdo dos diários de classe, o fechamento das turmas de 5 à 8ª série, (que já é uma realidade em algumas escolas em Camaragibe), a falta de eleições para diretores, redução do número de aulas de certas disciplinas, ativação dos conselhos escolares, aulas atividades, faltas/descontos das paralisações, além do Piso Nacional e da reformulação do PCC. Muita discussão mas, nenhuma resolução, nenhuma negociação. Ao ser indagado sobre os critério que norteiam a premiação das escolas com a bonificação, o secretário de Educação argumentou que o prêmio depende de "esforços" realizados para alcançar melhores índices no IDEPE mas, quando colocamos exemplos de escolas que foram premiadas em 2009 e, apresentaram melhores índices esse ano, mas não receberam o bônus, o secretario não soube explicar. Quanto a restituição dos descontos da greve, afirmou que o governo mantem a mesma posição ou seja, a não devolução, mas que, levará novamente a questão para ser discutida. A comissão do governo que irá trabalhar na reformulação do PCC será composta com a participação do Sintepe, mas, não se definiu ainda a formação da tal comissão. Para o problema da falta de professores em certas unidades de ensino, o secretário sinalizou a possibilidade de chamar os aprovados no último concurso. Outro ponto citado na reunião foi a retirada dos materiais colocados nas escolas pelo Sintepe, entre eles (e principalmente) os cartazes com os nomes e fotos do deputados traídores que votaram na proposta de Eduardo Campos. De acordo com Nilton Mota, o governo está buscando aparato na Lei para impedir a divulgação dos cartazes, registrando assim, mais uma atitude antidemocrática comum na gestão atual.
Saiu-se do encontro sem sequer agendar a próxima reunião, apenas com o compromisso da elaboração de uma agenda intensiva com datas estabelecidas.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Propostas aprovadas em Assembleia

Propostas apresentadas em Assembleia (25/05/10) e deliberadas pela categoria dos trabalhadores:

• Passeata dos/as Aposentados/as por dentro do Encontro Nacional dos/as Aposentados/as, que acontecerá no Recife, em julho;
• Festa Junina do Sintepe, às 22h, no dia 18 de junho, no Clube Internacional, com Cristina Amaral e Orquestra Super Ohara;
• Realizar ato público no Aeroporto;
• Solicitar ao governo que seja instituída uma Comissão, com a participação do Sintepe para agilizar os processos de aposentadoria;
• Lutar pelo Piso Salarial de R$ 1.312, 85 e a Manutenção de 60% do Pó de Giz;
• Debate sobre: PCC, Centros de Referências e Violência nas Escolas;
• Realizar Seminário sobre Eleições;
• Enviar uma moção ao Presidente Lula para que o mesmo sancione o Projeto que põe fim ao Fator Previdenciário e reajusta em 7,7% as aposentadorias, como é proposta da Central Única dos Trabalhadores (CUT);
• Manter a mobilização pela mídia e nas ruas;
• Encaminhar proposta já aprovada anteriormente de colocar no site do Sintepe estudo financeiro da aplicação dos recursos do Fundeb, dos anos de 2008, 2009 e 2010.
• Solicitar parecer jurídico a Assessoria Jurídica do Sintepe sobre a possibilidade de entrar com uma ação de inconstitucionalidade da Lei Complementar 154
• Viabilizar as propostas em realização da utilização da mídia, acatadas para serem discutidas e encaminhadas na Comissão de Comunicação.

Fonte: SINTEPE

E o SASSEPE como vai?

Continua de mal a pior.
Passei, nesta quarta-feira, 1hora e 30 minutos de plantão no 0800, das 7 às 8:30 mas ninguém atendeu, só deu ocupado. Estranhei muito, pois geralmente demoram mas atendem para dizer:"SENHORA NÃO HÁ MAS VAGAS, O SASSEPE AGRADECE SUA LIGAÇÃO".
Liguei para a Ouvidoria para saber se existia algum defeito técnico: ninguém atendeu também.
O nosso serviço de saúde continua uma "maravilha".
Não esquecem caros colegas de agradecer à Ana Cavalcanti, presidente do IRH. Parece que ela é filha de Severino, aquele Cavalcanti de João Alfredo, se não me engano. Nós, professores mal pagos e debilitados em nossa saúde, ainda sofremos deste agravante: a indiferença do Instituto de Recursos Humanos do estado.
Não esqueçam daquela receita mágica utilizada contra os inimigos da educação e dos educadores: pagamos com voto, dado ou negado, não esqueçam disso nas próximas eleições.

As "singularidades" e as "pluralidades" do Professor de Pernambuco

Para o governo do estado, os professores são especiais mesmo.
Este governo já ofertou diversos "mimos" para os mestres de Pernambuco. Nessas horas vemos que somos únicos, singulares:
  • Notebook desconectado;
  • Cartão da Bienal para compra de livros no valor estupendo de R$200,00;
  • Vale refeição mensal (não inventem de abusar. "Graças a Deus" o governo já se antecipou pensando em nossas medidas da cintura e colocou valor diário de R$7,00, por isso não reclamem pois somos únicos).

Desejando aumentar suas atenção para com seus queridos professores, este governo também nos visualiza enquanto "plurais" em nossos contracheques:

  • Desconto dobrado do SASSEPE para quem possui duas matrículas;
  • Desconto dobrado do FUNAFIN;
  • Desconto dobrado do vale-transporte

Viram como somos especiais para o governo Dudu?

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Professores terão exame para ingressar na carreira

Avaliação
Professores terão exame para ingressar na carreira
Publicado em 24.05.2010, às 12h45

O Ministério da Educação anunciou a criação do Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente, que vai avaliar “conhecimentos, competências e habilidades imprescindíveis à vida docente, ao mundo do trabalho e ao exercício da cidadania”. A prova nacional, que pode subsidiar concursos públicos estaduais e municipais, deve ser aplicada a partir de 2011. O sistema de avaliação será semelhante ao do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

LEIA MAIS
» Acesse o Sistema de Consulta Pública sobre os referenciais para o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente

Divulgado no Diário Oficial da União desta segunda (24), o exame será aplicado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado do exame poderá ser usado como critério de contratação em escolas públicas de ensino básico.

A forma como o exame será usado para contratar novos docentes ficará a critério de cada Secretaria Estadual de Educação. O ministério não definiu ainda prazos e procedimentos de inscrição para a primeira prova.

Fonte: Agência Brasil

Xerife de Pernambuco

Billy the Kid
Embora tivesse vivido apenas 21 anos foi um dos mais temidos e respeitados fora-da-lei da região compreendida entre o sudoeste americano e norte mexicano.

Além de destruir o Plano de Cargos e Carreiras, sem discussão alguma com o Sindicato da categoria (Sintepe), o "xerife", alterou o Estatuto do Magistério, mexeu na LDB, quando "inventou" disciplinas que devem ser trabalhadas como Temas Transversais (Educação Ambiental, História da Cultura, etc), essas são apenas algumas das arbitrariedades cometidas na gestão de Eduardo Campos.
Tais ações lembram-nos o Velho Oeste americano, o xerife era o dono da situação, burlava leis, criava outras, exterminava populações nativas e, tirava do caminho todos que fossem de encontro às suas ideologias.
O que diz o Estatuto do Magistério:
DAS VANTAGENS
Art. 31 - Ao professor lotado em escolas situadas em locais definidos como de difícil acesso, fica assegurada gratificação de 40% (quarenta por cento) do vencimento base do cargo e classe inicial da carreira.

Proposta do governo aprovada na Assembleia Legislativa:
c) fixadas, exclusivamente para o cargo de professor, nos valores nominais definidos no Anexo II desta Lei Complementar, as Gratificações de Difícil Acesso; de Locomoção; pelo Magistério de Educação Especial e Programas Especiais em Educação.

ASSEMBLEIA SINTEPE

ASSEMBLEIA SINTEPE
Dia: 25/ de maio 2010
Hora: 14 horas
Local: Quadra do IEP

sábado, 22 de maio de 2010

Era uma vez em um ano eleitoral...


Dois espertos "bruxos" em meio à floresta do mundo desencantado se encaminhavam para o Palácio "Campo" das Feitiçarias do Mal, onde trabalhavam arduamente tramando o controle sobre seus escravos, os servidores da Floresta:

- Bruxo Chefe Dudu, as eleições se aproximam e esses escravos não gostam da gente. Precisamos garantir o voto deles mas a revolta é grandiosa. Como conseguiremos convencê-los de que somos "bonzinhos" e não pensamos o tempo todo em nosso umbigo e riqueza, ou seja, em nosso bem e o de nossos aliados, os ricos?


- Bruxo Auxiliar Paulito devemos pensar em enganar a esses pobres. Você esqueceu que pobre fica feliz com qualquer lanchinho oferecido e com "presentinho" antecipado do natal?


- Claro que não Chefe. Inclusive lembrei que pobre gosta muito de coxinha e PF(prato-feito), afinal só para isso dá o salário que ganham rsrsrs!!!


- Então Paulito corra e distribua o dinheiro que sobrou do FUNDEBLOID. Ainda há dinheiro que nós não conseguimos gastar a tempo por causa do período das eleições na floresta Desencantada, então vá e distribua. Você já sabe do esquema: que seja tudo provisório, pois depois a gente tira rsrsrsrs!!! Agora eu quero ver se não garanto o voto desses pobretões: Vão até me chamar de PAIPAI NOEL DUDU!!!rsrsrsr...


Será que os escravos da Floresta desencantada se deixarão enganar???...


Esta historinha continua em Outubro.

GALPÃO 100%


Escola Torquato de Castro, conhecida como o galpão de Aldeia, também foi contemplada com o 14ª salário. A escola vive sendo 'remendada' as paredes em gesso desabam constantemente. Não há sala de informática (há um computador na secretaria sem internet), não há espaço para recreação nem para as práticas de Educação Física. Baldes expostos nos corredores molhados (por conta da água que desce dos sucateados arcondicionados), paredes pichadas e com infiltração ajudam a poluir visualmente o ambiente. Nos fundos da escola fica o forno de uma padaria e, a coberta em alumínio contribuem para aumentar o calor infernal no recinto da 'escola'.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Antonio Correia: Uma Escola 100 %

Este é o local onde acontecem aulas de Educação Física da escola Antonio Correia de Araújo/Camaragibe. Em 20 de abril desse ano postamos nesse blog o protesto realizado por professores e alunos da escola contra a péssimas condições de trabalho. O descaso é total, a escola funciona num galpão improvidado. O fornecimento de energia elétrica da escola foi suspenso 12 vezes num intervalo de 2 anos. Porém, para a surpresa de todos, a escola recebe hoje a notícia que será contemplada com o 14º salário, conseguiu cumprir todas as metas (quais?) impostas pela INDG, empresa mineira contratada por Eduardo Campos para gerenciar a educação no Estado de Pernambuco.

Professora de Pernambuco

O SEGREDO:
Um médico saiu a caminhar e viu a velhinha da foto sentada no banco de uma praça fumando um cigarrinho. Aproximou-se e perguntou: "Nota-se que está bem, qual é seu segredo???
Ela então respondeu: "Sou PROFESSORA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO, durmo às 4 da manhã elaborando provas, me levanto às 6. Nos fins de semana não dá para praticar esportes, nem me divirtir, pois tenho de corrigir as avaliações, organizar as aulas, preencher diários de classe, fazer planejamentos, procurar músicas para os alunos, procurar vídeos na internet para não deixar as aulas MONÓTONAS. Assim, não tenho tempo para os meus filhos, minha família, e todo final de semana estou sempre com algo para elaborar ou corrigir, inclusive nos feriados, como hoje, 1º DE MAIO, DIA DO TRABALHO. Muitas vezes nem tomo café da manhã, ou não almoço e nem janto porque não dá tempo, tenho que correr de escola em escola, de manhã, tarde e noite.
O doutor então exclamou: - "Mas isso é extraordinário". A senhora tem quantos anos?
Tenho 37 anos, respondeu-lhe a velhinha....

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Serra e o problema com os números

O Bando Mal intencionado da ALEPE

Para os deputados governistas professor é sinônimo de burrice e esmoler, sim porque a esmola diária para alimentação no valor de R$7,00 é um cala-boca equivalente ao subsolo que nos pagam. Acham eles, os "nobres" deputados governistas que vão conseguir nos enganar com este engodo que pode ser retirado, ou reduzido, a qualquer momento, como aconteceu com as nossas gratificações.
Esses "senhores" da ALEPE nos consideram burros o bastante para calarmos e acharmos que tudo vai melhorar com esta promessa de rever o PCC e o pagamento do vale-coxinha.
Mal posso esperar o mês de Outubro para vermos quantos vamos retirar da ALEPE constantes naquela lista maldita que votou contra nós e a educação pública.
Não devemos baixar a guarda. Esses deputados governistas precisam ver que "aqui se faz e aqui mesmo se paga"!!! PROFESSOR CONSCIENTE NÃO SE CONTENTA COM ESMOLAS E NÃO VOTA EM TRAIDORES!!!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Novidade pré-eleitoral: Governo quer revisar PCC, reduz desconto de vale-transporte e concede vale alimentação de R$ 154,00 por mês!

Do site da Secretaria de Educação:

Os professores da rede estadual vão receber em seus contracheques, a partir deste mês, R$ 154,00 a mais, referentes ao benefício do vale alimentação e também terão diminuídos os descontos nos percentuais do vale transporte. A medida foi anunciada na quarta-feira (19), durante a apresentação do IDEPE 2009, quando o governador assinou os decretos das medidas.

A partir de agora, os descontos nos vale-transportes da categoria vão diminuir em 50%. O que hoje é de 1%, 2% e 3%, passará a 0,5%, 1% e 1,5%. O governador também assinou decreto autorizando a Secretaria de Administração a criar, em até 30 dias, um grupo de trabalho para revisar o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimento (PCCV) da categoria, conforme estabelece a própria Lei do Piso.

A medida vai beneficiar 25.958 servidores que estão lotados na Secretaria de Educação e vai representar um investimento de aproximadamente R$ 50 milhões/ano. Segundo o secretário Nilton Mota, o vale alimentação é um pleito antigo dos profissionais da educação. "Com essa medida, haverá um ganho real nos contracheques dos professores que vão variar de 4% a 15%, dependo do nível da carreira em que estão localizados. “Em alguns casos, naqueles em que o professor ganha o Piso de R$ 1025,00, o acréscimo vai significar um ganho real de 15%”, ressaltou.

PROTESTE JÁ

A boa idéia, surgiu no blog e estamos espalhando entre nossos contatos.
Vamos o utilizar o PROTESTE JÁ do CQC para denunciar a política ditatorial educacional que esta sendo desenvolvida no Estado de Pernambuco pelo 'sinhô ' Eduardo Campos. Assunto é que não vai faltar. A farsa do Piso, a política de premiação do 14ª salário para as escolas que cumprirem as metas da INDG /Instituto de Desenvolvimento Gerencial (maior empresa privada de consultoria empresarial do Brasil),que gerencia a educação em São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco, bônus para compra de livros, brindes (jornais, revistas, computadores) para os professores da rede, a propaganda enganosa do Projeto Professor Conectado, a fiscalização nas unidades de ensino, as péssimas condiçoes de trabalho à que somos submetidos diariamente, o apartheid educacional (escolas Centro e as periféricas), municipalização do Ensino Fundamental, desmonte do Plano de Cargos e Carreira, a falta de negociação com o sindicato da categoria (Sintepe), os deputados traídores que votaram no projeto do governo, a expansão dos projetos de aceleração (Travessia, Acelera...) que são bancados por empresas e instituições privadas entre elas a Fundação Roberto Marinho e Instituto Airton Senna...estas, e demais questões podem fazer parte do bloco de denúncias para o CQC.
clique em POTESTE JÀ

VIRAM ???

DIÁRIO DE PERNAMBUCO/ POLÍTICA 19 de maio de 2010
Marisa Gibson
Diário Político

Os professores//Depois de terem aprovado o projeto de reajuste do governo, que desagradou a grande maioria dos professores, deputados govenistas devem apresentar hoje ao governador Eduardo Campos (PSB) sugestões de algumas medidas que possam beneficiar e incentivar a categoria. Pois é, os deputados devem estar sentindo que pisaram na bola.
Reação// Até hoje os professorres não engoliram a aprovação do projeto do governo que, na avaliação do Sintepe, em vez de beneficiar terminou prejudicando a categoria. No total, o Estado tem 201.342 mil servidores, entre administração direta e indireta, sendo 62.569 professores (ativos, incluindo contratos por tempo determinado e aposentados). Os professores representam 29,75% dos servidores e o peso na folha de pagamento é R$ 35 milhões.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Alguém lembra?

Gostaria de saber dos amigos colaboradores do blog, se alguém lembra de algum governador de Pernambuco, além de Eduardo Campos,que mandou baixar salário dos professores.

Quem sabe alguém nos exerga

Publicado em 17.05.2010
Amanda Tavares* Do Jornal do Commercio

Professores e alunos comemoram notícias sobre violência nas escolas estaduais de ensino”. Parece surreal, mas, se essa manchete fosse publicada, faria sentido. Não estamos celebrando a violência, não queremos jovens se drogando, brigando nem sendo roubados dentro das escolas, como foi noticiado recentemente. Mas precisamos ser vistos, mesmo que seja dessa forma.
Venda e consumo de drogas, brigas entre estudantes, agressões de alunos contra professores e vice-versa, roubos, tiroteios... nada disso é novidade para nós, tampouco para a sociedade. Mas os dias vão passando, a situação se agravando, vêm os protestos, as greves, as denúncias e a gente vai se cansando de falar e não ser ouvido.
Até que um dia, vem mais uma denúncia e a publicação da matéria sobre consumo de drogas dentro de uma escola. Sociedade sensibilizada. Dois dias depois, jovem espancada dentro do colégio. Manchetes em jornais, internet, emissoras de rádio e TV. Sociedade ainda mais chocada. Nomesmo dia, a notícia de que jovens são assaltados dentro da escola, no interior do Estado. O zum-zum-zum aumenta. Para nós, aumenta a esperança.
Quem sabe, agora, alguém nos enxerga. Em recente entrevista, uma garota envolvida num dos casos de agressão noticiados causou comoção ao declarar que a violência era uma constante no seu dia a dia, já que apanhava em casa frequentemente. Como ela, se comportam outros milhares de jovens que chegam às escolas estaduais. Basta observar esse detalhe para saber que patrulhas escolares não são suficientes. Jovens vão às escolas em busca de educação, mas encontram professores insatisfeitos, estrutura física precária e muito descaso. E as lições que acabam aprendendo são duras. E refletem em cada um de nós.
Desse jeito, podem colocar patrulhas, batalhões de choque, Exército. Nada será resolvido. Injustiça e descaso não se resolvem com autoritarismo. Compreensão é crucial. Respeito e competência também.
* Amanda Tavares é repórter do JC e professora de português da rede estadual de ensino há cinco anos.

Súplica pernambucana

Diário de Pernambuco/ Cartas. 17 de maio de 2010

"Oh! Deus pedi pra chover, mas chover de mansinho..."
Essa sem dúvida é a música mais lembrada pelos professores da rede pública estadual de Pernambuco quando caem chuvas pesadas. Se faz sol, queimamos no inferno das salas quentes e desconfortáveis, quando chove, a água entra pelos esgotos (dentro da escola) e pelas goteiras existentes em algumas salas. O quadro descrito foi presenciado na escola Santa Sofia/Camaragibe, na última chuvada (5/05) pela manhã. Das doze salas de aulas, duas apenas foram climatizadas esse ano, a coberta em telhas Brasilit deixa a escola com aspecto de uma chocadeira, janelas sem vidro, bancas quebradas, biblioteca e sala de informática funcionando à base de serviço voluntariado retratam a realidade da escola, e de tantas outras que não figuram nas propagandas do governo.
Maria Albênia - Camaragibe

domingo, 16 de maio de 2010

Mais espaço de expressão e denúncia para o professorado de Pernambuco

Vale a pena conferir o blog do Movimento Organizado dos Professores de Pernambuco(MOPROPE) em www.moprope.zig.net . Os companheiros de lá convocam a população à participar de nossa luta com o campanha:

QUEM MALTRATA O PROFESSOR É CONTRA A POPULAÇÃO: Eu não voto neste governo!!!

Acho que isto merece espaço em outdoors, bem como algumas imagens das nossas escolas sem estrutura alguma. Se o governo usa a propaganda a seu favor, por que nós não???Devemos nos expandir, ir além dos espaços da net e alcançarmos o povo.

NOTA DE AGRADECIMENTO AO ILUSTRE GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS - O TODO PODEROSO

Gostaria de agradecer imensamente ao governador Eduardo Campos pelo desestímulo dado aos professores da rede estadual de Pernambuco, quando da não implementação do PISO SALARIAL DA CLASSE e, consequentenmente, quebra na articulação do PLANO DE CARGOS E CARREIRAS... Ainda, em discurso, o mesmo disse "estar de coração partido, por não poder contemplar a todos como gostaria" e, na ocasião, comparou os funcionários públicos como filhos, pelos quais nem sempre pode fazer o que quer para o bem deles... Gostaria lembrar ao distinto governador que não sou um filho da p... Meus pais, infelizmente, já são falecidos e minha mãe sempre foi honesta...
Colocar o Sr. Danilo Cabral, o tal que não entende nada de educação, foi uma das piores coisas feitas por este governo... Além disso, já no mês de abril, os funcionários da SDS - cerca de 30 mil policiais, incluindo outros cargos- receberão, cada um, um bônus que pode chegar a R$ 3.963, 60, como incentivo pela diminuição da viiolência em nosso estado... Engraçado... Eu pensava que fazia parte da luta contra a violência, quando assumi ser professor... E para isso, a minha única arma é mesmo a troca de experiência com meus alunos, que nada têm a ver com essa forma não didática e sim, DITATÓRIA do nosso governo...
Pelo que entendi, Govenador, o Sr. já está certo de sua reeleição, não é ? Mas lembre-se que professores são formadores de opiniões... e nada me impede de mostrar o meu contra-cheque no final do mês aos meus alunos, para que eles vejam como o Sr. nos valoriza... Talvez até eles passem a nos respeitar mais um pouco. Saio de casa por volta das 6:30 h da manhã. Retorno, em alguns dias, somente às 22:00 h. Mas como os seus gestores já nos informaram : - todos nós, professores sabíamos o quanto iríamos ganhar e as dificuldades. Desta forma, quem não quiser mais, peça exoneração... Tudo bem. provalvelmente farei isso, assim como muitos dos meus colegas.
Mas, algumas escolas estão, de fato, ficando lindas...! Umas têm equipamentos de vídeo e áudio, laboratório de informática, biblioteca, daria até orgulho de ser um professor de lá. Daria... Porque GAIOLA BONITA NÃO ALIMENTA PASSARINHO... Além do mais, o pouco que está sendo feito por algumas escolas, não nos enche os olhos. Nestas, ainda faltam bancas, água, salas com ventilação adequada... Possuo uma turma, do Ensino Fundamental, Sr. Dudu, com 54 alunos... Outras com 45, 42, etc... Onde está a qualidade? Às vezes sinto-me incapaz de lhes dar a atenção necessária; porque professor não só repassa conhecimento adquirido. Existem outras formas de educar, sabia ?
Enquanto o Sr. corta os nossos salários, a CELPE, COMPESA. EMBRATEL, OI, etc... corta os nossos serviços, porque com o meu salário já não consigo cumprir os meus compromissos básicos. E aquela estória de PROFESSOR CONECTADO, lembra ? Sabe quem paga a minha conexão? Eu. Quando dá, faço como no programa do Faustão - ME VIRO NOS TRINTA - isso, para mim, é uma forma de violência... Fico pensando...: Acho que vender picolé na praia (com a lábia que tenho) me deixaria menos estressado e ganharia muito mais! Finalmente, não é apenas uma questão de dinheiro. É de valorização também ... O Sr. está conseguindo camuflar a realidade, mas nós professores estamos espalhados por todas as regiões do nosso Estado e isso pode fazer uma grande diferença... Não sou seu funcionário... Sou professor efetivo do Estado de Pernambuco e quero respeito !
Professor André Luiz

sábado, 15 de maio de 2010

NÃO QUERO DIZER ISTO TAMBEM..

Se me calar ou não agir, me sentirei como Rui Barbosa:
SINTO VERGONHA DE MIM


Sinto vergonha de mim…
por ter sido educador de parte desse povo,
por ter batalhado sempre pela justiça,
por compactuar com a honestidade,
por primar pela verdade
e por ver este povo já chamado varonil
enveredar pelo caminho da desonra.
Sinto vergonha de mim
por ter feito parte de uma era que lutou pela democracia,
pela liberdade de ser e ter que entregar aos meus filhos,
simples e abominavelmente, a derrota das virtudes pelos vícios,
a ausência da sensatez no julgamento da verdade,
Tenho vergonha de mim pela passividade em ouvir,
sem despejar meu verbo, a tantas desculpas ditadas
pelo orgulho e vaidade, a tanta falta de humildade
para reconhecer um erro cometido,
a tantos “floreios” para justificar atos criminosos,
a tanta relutância em esquecer a antiga posição
de sempre “contestar”, voltar atrás e mudar o futuro.

Tenho vergonha de mim
pois faço parte de um povo que não reconheço,
enveredando por caminhos que não quero percorrer…

Tenho vergonha da minha impotência,
da minha falta de garra,
das minhas desilusões e do meu cansaço.

Não tenho para onde ir
pois amo este meu chão,
vibro ao ouvir meu Hino
e jamais usei a minha Bandeira
para enxugar o meu suor ou enrolar meu corpo
na pecaminosa manifestação de nacionalidade.
Ao lado da vergonha de mim,
tenho tanta pena de ti, povo brasileiro !
” De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra,
de tanto ver crescer a injustiça,
de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus,
o homem chega a desanimar da virtude,
a rir-se da honra, a ter vergnha de ser honesto “.

Alunos destroem sala de aula em unidade estadual

Publicado em 15.05.2010, às 07h25Do Jornal do Commercio

Grupo de estudantes da 8ª série do ensino fundamental destruiu uma sala de aula da Escola Estadual Rotary, em Nova Descoberta, Zona Norte do Recife. Ninguém se feriu, mas o estrago promovido pelos alunos impressionou. Até o quadro utilizado pelos professores foi destruído. Chegaram a arrancá-lo da parede. A confusão aconteceu na tarde dessa quinta-feira, mas até ontem (14), a direção da escola ainda tentava identificar os responsáveis pelo quebra-quebra.Pela manhã, o cenário de destruição estava do mesmo jeito.
Quase 20 carteiras quebradas e jogadas no chão e o quadro quebrado e despedaçado sobre elas. Os fios dos ventiladores também foram cortados pelos alunos da 8ª série B. Proibidos pela Secretaria Estadual de Educação de falar com a imprensa, denunciar problemas ou dar qualquer tipo de informação, alguns funcionários da escola disseram que a situação na unidade está “impraticável”. “Os alunos não têm mais limite para nada e nós não podemos dar esse limite porque somos punidos”, criticou uma professora, ainda assustada com tudo que aconteceu.

Ninguém soube explicar o que motivou a destruição por parte dos alunos, adolescentes de 14 e 15 anos. Não houve briga entre eles nem nenhum desentendimento com o corpo docente. “Não há motivo. Foi puro vandalismo. Só pelo prazer de destruir. Nada mais do que isso. Maldade, pura maldade”, definiu outra funcionária. Por causa do vandalismo dos estudantes, os alunos da 5ª série B que estudam na mesma sala, no turno da manhã, ficaram sem aula ontem. À tarde também não houve aula. A escola não tem outra sala para colocar os estudantes.

Alguns pais que esperavam os filhos também estavam assustados. “O certo seria esses alunos serem expulsos”, afirmou uma mãe, sem querer ser identificada. A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação disse que a instituição iria se pronunciar por meio de uma nota, mas não enviou o material.

Preconceito e intolerância

Não ao preconceito 
Professor que teria sido exposto à discriminação faz mobilização contra intolerância
Silvia Bessa - Texto original do Diário de Pernambuco - clique aqui e confira

O pernambucano Antônio Rufino é o cara. Negro, estudioso (com mestrado e cursando doutorado), o professor de português e inglês da Escola Estadual Manoel de Bastos Tigre, em Arthur Lundgren I na cidade de Paulista, tem a melhor compreensão do 13 de maio, lembrado no dia de ontem. Com o olhar muito além do marco cívico e da sanção da lei que extinguiu a escravidão no Brasil, as atitudes de Rufino fazem lembrar que o 13 de maio representa luta. Após entrar em "depressão" por ter sido vítima de "discriminação étnica" e de "intolerância", durante a festa do Dia das Mães onde leciona, Rufino fez a sua parte como cidadão. Desde o último domingo, iniciou a busca por uma "reparação moral" pela "violência" a que diz ter sido exposto. Por e-mail, mobilizou colegas de profissão e instituições ligadas ao movimento afro pedindo apoio para evitar que o "preconceito cultural" persista ou se propague entre pais e alunos. "Não posso deixar que essa discriminação com o negro continue",disse Rufino ao Diario.


O professor Antônio Rufino sensibilizou e acaba de envolver a Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Diversidade da Gerência Regional de Educação da Região Metropolitana Norte (Gre Metro Norte), uma instância da Secretaria de Educação de Pernambuco que media conflitos em 117 instituições em sete municípios do estado. O coordenador da comissão, Nicodemos Felipe de Souza, requereu à diretoria da escola um relatório sobre o ocorrido na festa do Dia das Mães e sobre a diretriz pedagógica e ações de combate à intolerância na unidade. De qualquer forma, já adiantou: deve intervir no caso, promovendo encontros com professores, pais e alunos para amenizar comportamentos racistas e autoritários no convívio social. "Estudaremos o caso, mas com certeza situações como essa têm o preconceito como pano de fundo. A discriminação racial aparece de forma invisível", explica, ressaltando que a função do grupo não é de policiamento; visa orientação de valores.

Eis o episódio que gerou a celeuma: o professor Antônio Rufino sugeriu um projeto para apresentações de danças envolvendo estudantes das turmas de 5ª, 6ª e 7ª séries do ensino fundamental. Para os da 7ª série, trabalhou o livro O corpo fala, teoria do educador e psicólogo francês Pierre Wiel. Coube a esses garotos um número de dança, com a releitura de uma música do grupo Cordel de Fogo Encantado. Três jovens (só um da escola) usaram figurinos africanos e dançaram coreografias com a mesma temática. Rufino - mestre em identidade cultural e doutorando nas questões de memória e resistência - apoiou a atividade, vestindo-se com uma caftan (espécie de bata colorida e típica). Um grupo de mães não gostou. Em reclamação à diretora, Roselina Cândida, elas condenaram a atitude do professor, acusando-o de fazer apologia à "macumba". A palavra "macumba" teria sido citada, segundo o professor, de forma pejorativa, como uma alusão a "coisas do diabo". Foi o assunto da semana na escola.

O episódio é pequeno para quem não vê o conjunto das críticas e o simbolismo da luta do professor Antônio Rufino e de uma cultura negra pouco respeitada, mesmo 122 anos depois do fim da escravatura. Na visão de especialistas, aceitá- las ou incentivá-las pode representar racismo institucional ou falta de conhecimento de leis brasileiras e da democracia no que toca questões étnicas. Poucos gestores sabem ou aplicam, mas desde 2003, a lei federal nº 10.639 obriga a inclusão da história e cultura afro-brasileiras como parte do currículo oficial das escolas do país. Antônio Rufino tentou colocar a lei em prática. Deveria ser copiado.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

LEIA COM ATENÇÃO E REFLITA !

VC JÁ VIAJOU PARA A EUROPA? AH... VC NEM PENSA NISSO. ESTÁ ACIMA DAS SUAS POSSIBILIDADES... SEI COMO É.. TEM QUE TRABALHAR MUITO PARA PAGAR IMPOSTOS E MAIS IMPOSTOS!

AGORA MESMO, EM COPENHAGEN, HOUVE UMA CONFERÊNCIA SOBRE O CLIMA. E O BRASIL, COMO NÃO PODIA DEIXAR DE SER, ENVIOU SUA COMITIVA, CHEFIADA PELO LULA.
(Ou vcs acham que ele ia perder mais essa boquinha?)

BOM, ATÉ AÍ TUDO NORMAL.

MAAAS... QUANTAS PESSOAS VC ACHA QUE O SR. PRESIDENTE LEVOU NESSA COMITIVA?

PENSE...

PENSE..

PENSE MAIS UM POUQUINHO...

VEJAMOS :
A MULHER DO LULA, claro, a que não faz nada... o ministro do meio ambiente... mais uns 10 ou 20 especialistas...
VAI... VAMOS LÁ...

SÓ QUE O LULA TEM QUE DAR MORDOMIAS PROS DEPUTADOS QUE GARANTEM AS ROUBALHEIRAS, CERTO? Portanto, exagerando, chuta aí... MAIS UNS 30 PARLAMENTARES?...
O QUEEE? VC ACHA QUE MAIS UNS 50??? OK, ENTÃO TÁ, VAMOS PENSAR GRANDE. QUE TAL UMA COMITIVA DE 100 PESSOAS? AGORA JÁ TE PARECE DEMAIS?

BOM... VOU CONTAR. NÃO SE IRRITE, EU NÃO TENHO NADA COM ISSO. SOU SÓ O PORTADOR DA NOTÍCIA. FORAM LEVADOS JUNTINHO AO PRESIDENTE LULA...




743.....VAGABUNDOS!!!

É ISSO MESMO, NÃO É ERRO NÃO. O LULA LEVOU NADA MENOS QUE 743 CONVIDADOS. E QUEM PAGOU TODAS ESSAS PASSAGENS?

EU E VOCÊ, QUE NUNCA FOMOS À EUROPA. VOCÊ, QUE TRABALHA O ANO INTEIRO, E AINDA É ROUBADO EM IMPOSTOS ABUSIVOS.

IMAGINE O CUSTO DESSE CRIME, INCLUINDO PASSAGENS, HOTÉIS, DIÁRIAS EM DINHEIRO, COMPRAS COM CARTÃO CORPORATIVO, ETC. TUDO SEM PASSAR NA ALFÂNDEGA NA VOLTA, É CLARO! SÓ PRA COMPARAR : O PAÍS MAIS RICO DO MUNDO, OS EUA, MANDARAM 120 pessoas.

E TEM GENTE QUE AINDA ACHA QUE O LULA É O CARA!!!

Governo quer conceder R$ 100 mil aos campeões de 58, 62 e 70

Que país é esse em que vivemos minha gente? Como pode tamanho absurdo passar na mente dos nossos governantes? E o povão vivendo as custas de um salário mínimo, tendo de fazer verdadeiras magias para conseguir honrar os compromissos. A cada dia que passa uma decepção diferente!
Leiam o trecho abaixo e vejam o porquê de minha indignação.


Governo quer conceder R$ 100 mil aos campeões de 58, 62 e 70
Publicado em 13.05.2010, às 16h49

O governo federal encaminhou ao Congresso de Nacional um projeto de Lei que concede prêmio de R$ 100 mil aos ex-jogadores, titulares ou reservas, das seleções do Brasil campeãs dos Mundiais de 1958, 62 e 70. Caso a proposta seja aprovada, o pagamento será realizado com recursos do Ministério do Esporte.

Além do prêmio, cada ex-jogador vai receber salários que complementem a aposentadoria - o valor total pode chegar até de R$ 3.416,54. As despesas decorrentes do auxílio especial mensal serão pagas com recursos do orçamento do Ministério da Previdência Social.


Fonte: Diário do Grande ABC

+/- 80%

Nestes tempos de estatisticas para ver quem está na frente, fiquei contente em ver que a opção da enquete sobre quem deveríamos apoiar para o governo de Pernambuco que está vencendo é o apoio a oposição mais forte. Se este percentual obtido puder ser validado para a classe (ativos e aposentados) no plano professor + 10 (alunos e pais), teremos uns fantásticos 500 mil votos, ou seja elegeríamos senadores, complicaríamos e muito a de governador e tentaríamos garantir que os inimigos da Educação, inclusive o ex não se elegeria e seria obrigado a voltar para o tribunal de contas e auditar a prestação de contas dos, por agora, parceiros de campanha, seria o Máximo.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

13 de maio em Camaragibe

Professores e alunos das escolas estaduais de Camaragibe promoveram hoje(13 de maio), na Escola Antonio Correia uma grande atividade pedagógica em que celebraram, numa perspectiva crítica, a Abolição dos Escravos que ainda não aconteceu no Brasil, pois, ainda persistem muitos sinais de escravidão na vida do povo e no coração do país. Nossa gente continua escrava da repressão de vários grupos políticos que ao produzirem grandes injustiças, retiram da população o direito à terra, à educação, à saúde, ao emprego e à uma vida com dignidade. No chão de Camaragibe foi colocado o tronco do suplício do sofrimento e da resistência do povo afro. O tronco da vergonha de Pernambuco que até o presente não aprendeu a sentir o gosto da liberdade e da cidadania uma vez que, a política escravocata do governador Eduardo Campos transformou nosso Estado numa grande senzala.
Texto: Armando Palhano (professor)


Reunião de governo

A FARRA DAS TVs

Diário de Pernambuco/ Política
Rosália Rangel e Claudia Eloi

Os 49 deputados da Assembleia Legislativa de Pernambuco receberam o presente ideal para quem gosta de futebol. Faltando um mês para a estreia do Brasil na Copa do Mundo, os gabinetes dos parlamentares estão sendo equipados com televisores LCD, de 32 polegadas, da marca AOC (um para cada). O valor de mercado do aparelho é, em média, R$ 2 mil. O funcionamento, no entanto, deverá demorar alguns dias porque a rede elétrica não está adequada aos equipamentos. Isso só será possível com a compra de adaptadores para conectar as tomadas antigas aos novos modelos. Enquanto isso, os televisores estão apenas instalados nas salas dos deputados, servindo como objeto de decoração.
A decisão, que, segundo parlamentares, partiu do primeiro secretário da Casa, João Fernando Coutinho (PSB), está causando polêmica. Alguns acreditam que a medida é desnecessária. Outros avaliam que ter uma televisão no gabinete vai facilitar o acompanhamento dos noticiários, das sessões plenárias e do trabalho das comissões. O "presente" inesperado, no entanto, também surpreendeu. Integrantes da mesa diretora afirmam que o assunto não foi discutido entre seus participantes e que desconhecem também o processo de aquisição dos equipamentos. Imaginam que foi por meio de licitação.
(Ver matéria completa, pag. A3 Política,13/05/2010)

Não existe barbárie sem bárbaros

A sociedade brasileira vive atualmente uma condição de caos social, a barbárie se instalou nos quatro cantos do nosso país (basta ler os noticiários dos grandes jornais do Brasil), porém o que se precisa analisar e refletir são quem são os bárbaros e qual sua relação direta e, ou indireta à contribuição desse caos.Vou partir do princípio da colonização do Brasil e da própria abolição da escravatura, já que estamos em ano de centenários de Joaquim Nabuco e João Cândido, pessoas importantes no quesito liberdade. É sabido de todos que a vinda do português para as terras tupiniquins (sem pejorativismo) se deu com o propósito de explorar a terra, catequisaros indígenas e todos que não fossem cristãos e escravizar o negro.Um pouco mais adiante na História do Brasil tivemos a Abolição da Escravatura, que propunha a liberdade do negro africano e de seus descendentes afro brasileiros, entanto junto com a tal abolição vieram as ideias e os projetos cruéis e violentos de desvalorização, demonização das religiões e cultura, exclusão e eliminação do povo negro. Tudo isso se deu de forma sutil e estratégica, imbuindo na mente de brancos, negros e indígenas as ideias de que a etnia branca era superior às outras, criando dessa maneira estigmas negativos às etnias que não fossem brancas e reforçando doutrinas eugenistas, onde só se valorizava o que pertencesse à visão de mundo e cultura branca europeia. Nesse contexto instala-se uma verdadeira barbárie. A violência causada pelo projeto de Nação Brasileira ancorado nos termos acima causou outra violência que foi a exclusão espacial daqueles que eram diferentes do ideal, obrigando-os a ficarem no lugar que deveria ser deles: os morros e favelas, ambiente que separava ricos de pobres. Com essa separação acreditava-se que os ricos estariam protegidos da violência, o que de fato, por um curto espaço de tempo deu certo, pois a classe rica estava, digamos protegida, basta a gente lembrar que as casas, num passado remoto, tinham muros baixos, não precisava de grades em portas e janelas, as pessoas podiam caminhar pelas ruas sem serem assaltadas, violentadas ou mortas, os que possuíam carro estavam seguros dentro deles, enfim. Toda a violência estava centralizada nos cantos mais distantes das cidades, nas favelas e morros (local onde o contingente maior de pessoas é de etnias negras e/ ou indígenas).As leis criadas em nossa Nação desde sua concepção de Brasil, traziame, às vezes, ainda trazem, nas entrelinhas de seus textos, ideologiase pensamentos que percebiam os seres humanos de etnias negras eindígenas como preguiçosos, incapazes, satânicos, feios, fedorentos, infantis, asnos (lembrem-se do termo desarnar, que significa "deixarde ser asno, burro" usado nas escolas para adjetivar crianças que tinham dificuldade de aprendizagem), evidentemente que todo esse discurso era construído, ora de forma proposital via Racismo Científico (ver Cesare Lombroso), ora ingênuo, pelo fato da negação doconhecimento do outro lado da História dos povos negros e indígenas, porém os estigmas de tudo isso prevalecem até hoje, século 21. Outra estratégia para criação da Nação Brasileira foi a de branqueamento e do discurso de relações cordiais entre senhores e cativos, pensamento muito bem difundido por grandes personalidades de nossa história como Gilberto Freyre, Nina Rodrigues, entre outros. Mesmo com toda essa munição em mãos para exterminar do seio da "pátria amada" tudo o que não condizia com a visão de mundo eurocentrista, branca: os bárbaros não puderam evitar que se instalasse a barbárie social e o caos em que se vive hoje no Brasil, pois o "tiro saiu pela culatra", e o "feitiço virou contra o feiticeiro", hoje não é mais a favela e o morro (símbolo do oprimido) que morrem sozinhos violentamente. A luta por sobrevivência nessa sociedade tão injusta produziu uma situação de barbárie total em que ninguém está seguro, nem rico nem pobre. A nós resta saber quem são os bárbaros da nossa sociedade e qual relação direta ou indireta deles para com a barbárie e o caos, pois não existe barbárie sem bárbaros.

Autor: Carlos Tomaz Roberto, professor de rede pública estadual (PE).

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Advogado estuprador era o "juiz" da Secretaria de Educação!


Uma notícia que causou indignação e escândalo nesta quarta-feira (12 de maio) foi o absurdo ataque realizado pelo advogado Luiz Guilherme Passos Marinho contra uma estudante na UNICAP. O agressor ocupava o cargo de gestor do contencioso administrativo da Secretaria de Educação (cargo comissionado), cumprindo funções que poderiam resultar em "julgamentos" no âmbito administrativo da secretaria, ou seja, o criminoso tinha como atividade decidir sobre punições (incluindo exoneração) impostas a servidores (dentre eles professores) acusados do cometimento de atitudes ou ações passíveis de penalidades.
.
O agressor já respondia por outro delito anterior: furto de celulares e dinheiro de pessoas que participavam de uma festa de formatura em 2006.
.
Impressionante o perfil de nosso "juiz"! Como um indivíduo desses podia julgar o comportamento desviante de algum servidor da Secretaria de Educação?
.
O ato de exoneração do estuprador-assaltante saiu no Diário Oficial de hoje, mas ninguém parece ter se preocupado antes com o fato de que o tal advogado já havia cometido um delito sério já em 2006!

COMO VIRAR O JOGO!!!

Eu falei que tinha um plano e tenho! Vou tentar virar o jogo e sem falsa modéstia (brincadeira) a não ser que tenham outros Professores de Educação Física por aqui é só o que sei fazer enquanto treinador.
Bom, vamos por pontos:
Quando estou perdendo um jogo a primeira coisa que faço é montar uma estratégia a partir das duas equipes, para por em prática no intervalo ou tempo.
Estamos assim agora, vendo que estamos quase derrotados e precisamos pensar alguma coisa, que faça efeito e consiga mudar o placar.
Preciso identificar os pontos fortes e fracos do meu adversário e.... Lá no blog eu digo o resto
http://professorvirandoojogo.blogspot.com/

SOMOS MUITOS, MAS SOMOS......

Tem uma música que fala algo assim, ou o contrário. Débeis, frágeis ou desunidos mesmo?
Indolentes, intolerantes, incansáveis. Qual seria a carapuça que nos caberia?
Vamos fazer um breve analise do nosso comportamento enquanto blogs, seja este (certamente o melhor ponto de convergências e pensamentos) ou o professor virando o jogo, não encontramos consenso. Pensem e coloquem suas opiniões aqui ou lá (onde desabafo mais a vontade) se não estamos marcando passo.
Aqui formamos quase 100 (entre colaboradores, seguidores e visitantes), mas não noto um engajamento permanente, diário, discordando ou reforçando opiniões que nos conduzam ao amadurecimento de uma linha de ação. Somos quase sempre os mesmos que falamos e acredito que poderiamos já ter o dobro de participantes pelo número de acessos e temas tão intigrantes e palpitantes sobre nossa vida profissional, não falamos de Big Brother não! aqui discutimos um lado de nossas vidas que nos dá sustentação financeira e psicológica. Tem gente sofrendo mais pelas pressões e desanimo do que pelo pouco dinheiro.
Bom, fico por aqui e lá vou sentar o pau! brincadeira...

sábado, 8 de maio de 2010

DESENCONTROS NO CONSENSO!

Continuo preocupado, pior! Estou com meus cabelos (os poucos) em pé.
Vejo talentos impares em todos os segmentos da escrita ou da imagem entre nós, mas não conseguimos nos entender apesar do consenso. Redundância? Não.
Quando leio os posicionamentos nos diferentes posts fico pensando que não conseguiremos o nosso intento que é retirar o governador Eduardo Campos.
Temos consenso quanto à saída do governante, mas a receita parece samba do crioulo doido. Uns querem votar nulo, outros no inimigo (atual) do inimigo, outros esperam um nome (não sei como será gerado (a)) alguém com possibilidades reais de ganhar esta eleição.
No fim, divididos como Eduardo quer e investiu para isto, teremos mais quatro anos de exclusão, humilhações e descasos, sem sindicato e novamente usando blogs para nos lamentar.
http://professorvirandoojogo.blogspot.com/

O PIOR SALÁRIO DO BRASIL

PROFESSORES DERROTADOS ? 1

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Empate no descaso

A nota abaixo foi publicada no Portal Amazônia (clique aqui para conferir o original):
.
A hora-aula paga a um professor iniciante da educação básica do Pará é a mais baixa do País. Considerando o piso salarial do Estado, de R$ 1.026,00, e a jornada de 200 horas mensais, cada hora de trabalho de um professor no início da carreira é de apenas R$ 5,13.
.
O Estado divide a última posição com Pernambuco, com o mesmo valor. Os dois estados encabeçam, ainda, a lista de onde os professores mais trabalham. Em ambos, a jornada semanal é de 50 horas, sendo, somente 10 delas destinadas a atividades como correção de provas, planejamento de aulas etc.
.
O levantamento, feito por jornal O Liberal, de Belém, consultando 22 secretarias estaduais de ensino, mostra que a hora-aula paga no Pará equivale a quase um terço da do Acre e do Amazonas, unidades com as melhores remunerações do País.
.
Os professores acreanos recebem pelo menos R$ 13,96 por hora, correspondente ao cálculo do vencimento base (R$ 1.675,79) pelas 30 horas semanais de aula. Já os amazonenses recebem, no mínimo, R$ 14 por hora – piso de R$ 1.120,00 e jornada de 20 horas semanais.
.
NOTA DO BLOG: O Pará é governado por Ana Júlia Carepa, do PT.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Ato no dia 13 de maio

Professores e alunos das escolas estaduais de Camaragibe promovem no dia 13 de maio, às dez horas da manhã (Escola Antonio Correia), uma grande atividade pedagógica em que celebram, numa perspectiva crítica, a Abolição dos Escravos que ainda não aconteceu no Brasil uma vez que, persistem muitos sinais de escravidão na vida do povo e no coração do país. Nossa gente continua escrava da repressão de vários grupos políticos que ao produzirem grandes injustiças, retiram da população o direito à terra, à educação, à saúde, ao emprego e à uma vida com dignidade. Na ocasião do ato, nós professores de Pernambuco, denunciaremos a política 'escravocata' do governador Eduardo Campos que transforma nosso Estado numa grande "senzala"onde recebemos as chibatadas do PIOR salário do Brasil!
No chão de Camaragaibe será colocado o tronco do suplício do sofrimento e da resistência do povo afro. O tronco da vergonha de Pernambuco que até o presente não aprendeu a sentir o gosto da liberdade e da cidadania.
Texto: professor Armando Palhano (Escola Antonio Correia/ Camaragibe).

INIMIGO DO MEU INIMIGO É MEU AMIGO...

Certa vez assisti um filme de ficção onde dois pilotos de galáxias diferentes se enfrentavam e após os combates suas naves bastante danificadas cairam no mesmo planeta. Olhavam-se de longe e procuravam uma forma de eliminar o outro, até que os animais do planeta forçaram a união dos dois que tornaram-se aliados até a morte de um deles, daí sugiu este acordo entre eles: Quem é inimigo do meu inimigo é meu amigo.
Lição para esta eleição, mesmo que seja uma união temporária e em busca do respeito ou da confiança perdida. Se formos importantes para eles, nos respeitarão, ou de outra forma usaremos o mesmo slogan contra eles em 2014. Podem dizer que são farinha do mesmo saco, concordo, mas precisamos de alguma farinha para fazer o pirão neste momento e matar a fome de vingança e do respeito que nos foi levado da forma mais vil. Desunidos nunca. Vamos discutir um apoio, cobrar e agir. Chega de lamentações e ações pontuais, precisamos unir as diferentes tendências, mas com inimigos em comum, portanto somos amigos. Não canso de elogiar o grupo que vai à luta, à rua mas precisamos repensar e ataca-los nas suas bases.
http://professorvirandoojogo.blogspot.com/

Escândalo: Professores temporários na GRE Recife-Sul não receberam seus salários!

Conforme salienta o Artigo XXIII da Declaração Universal dos Direitos Humanos:

  1. Toda pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego.
  2. Toda pessoa, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho.
  3. Toda pessoa que trabalhe tem direito a uma remuneração justa e satisfatória, que lhe assegure, assim como à sua família, uma existência compatível com a dignidade humana, e a que se acrescentarão, se necessário, outros meios de proteção social.
  4. Toda pessoa tem direito a organizar sindicatos e neles ingressar para proteção de seus interesses.

Sabemos que o governo de Pernambuco não cumpre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, pois sentimos na pele o que é sermos afrontados e desrespeitados. Ocorre que a Secretaria de Educação passou dos limites. Há denúncias de que vários professores temporários lotados na mais incompetente de todas as GREs, a Recife-Sul, estão simplesmente com seus salários retidos, ou seja, ainda não receberam por seu trabalho! Motivo? Algum burocrata irresponsável (e anônimo, como sempre) não preparou algum de seus irrelevantes procedimentos e fez com que vários pais e mães de família ficassem sem suas remunerações!
.
Os burocratas já receberam seus salários, os fiscais, os feitores, os capitães do mato e os pretorianos do governo de Pernambuco também já devem estar se fartando de uma remuneração baseada no assédio moral imposto aos professores!
.

Ministério Público, onde estás que não respondes?!

terça-feira, 4 de maio de 2010

O TEMPO URGE...

Caros Colegas,

Estou preocupado e angustiado por não enxergar nenhuma proposta de ação e outubro está chegando.
Venho pedindo alguns favores aos colegas, mas não estou recebendo na proporção que preciso para colocar um plano mais abrangente como gostaria para ser avaliado por vocês.
Serei sempre grato pelo espaço que me oportunizam neste blog e reconheço nos ilustres colegas que conduzem este barco uma força sem igual e digna de todos os elogios.
Mas temos diferenças, democráticas, nas formas de condução políticas e peço licença para aqui informar que o projeto está pronto no blog professorvirandoojogo onde espero as opiniões, informações e se possível tornem-se seguidores com o fazem aqui.

Transparência na Educação???

Em Carta Aberta à população publicada nos principais jornais em 27 de abril, o governo garante que "nenhum professor terá redução remuneratória, e que o mesmo, esclarece os fatos com responsabilidade, transparência e respeito à Lei". Se o governo é tão transparente como mostra-se na propaganda poderia ter explicado à população que, para compor o Piso, ele apenas anexou a nossa gratificação (pó de giz) ao vencimento (código 200). O valor líquido de minha remuneração em abril desse ano foi de R$ 887.78, com a 'manobra' do governo passo a receber (líquido) R$ de 849.22 ( Licenciatura + Especialização). Respeito a Lei? Ora, o Sr. Eduardo Campos deixou de repassar em janeiro de 2009, 19.2% de reajuste do Piso para os nossos salários como MANDA a LEI. Penso: Ou o governo não sabe fazer contas, ou realmente não existe transparência no governo.
Ah! Por onde anda o Ministério Público de Pernambuco???

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Mais uma ameaça de racha no PT

Domingo, 02 de Maio de 2010 01:15
GILBERTO PRAZERES
A construção da unidade no PT pernambucano sempre foi uma tarefa complicada de ser viabilizada. A aprovação de uma moção de repúdio, no Encontro Estadual da legenda, em 24 de abril, à forma como o Governo Eduardo Campos (PSB) se posicionou diante dos servidores da Educação e depois a sua retirada da pauta do evento, expôs, mais uma vez, as arestas entre os petistas. Diferenças que demandarão das principais lideranças da legenda e, sobretudo do pré-candidato ao Senado, Humberto Costa - classificado como vassalo por alguns correligionários neste episódio -, muita habilidade para serem aparadas antes da campanha chegar às ruas, em julho. Caso contrário, o PT poderá partir rachado para este pleito. Os gritos de discordância entre os petistas voltaram a ecoar com força, logo após a reunião que apontou Humberto Costa como o nome do PT para a chapa majoritária governista, encabeçada pelo governador Eduardo Campos. Líderes de algumas correntes reivindicaram uma participação maior nas decisões da sigla, questionando o formato adotado para a escolha do representante petista na corrida pelo Senado. Na ocasião, o presidente nacional da sigla, José Eduardo Dutra, apresentou uma pesquisa de intenção de votos aos até então dois postulantes - Humberto e o ex-prefeito João Paulo, ao presidente estadual, Jorge Perez, e ao prefeito do Recife, João da Costa. “O PT não pode escolher sem ouvir o partido. Não é essa a nossa história”, reclamou, à época, o presidente do PT recifense, Oscar Barreto.A reclamação explicitada pelo dirigente ganhou força após a realização do Encontro Estadual. Com a retirada da moção de repúdio, numa intervenção direta da direção estadual, integrantes de oito grupos internos do partido partiram para o ataque contra o presidente Jorge Perez, pedindo a sua destituição do comando da sigla por “desrespeito à democracia interna” ao concordar com a movimentação que culminou com a modificação e retirada da moção.“Os delegados votaram, o partido se posicionou e, depois, Jorge Perez concordou com o absurdo de modificar isso para atender ao Palácio do Campo das Princesas. O presidente e Humberto não ouviram a base do partido, não respeitaram a nossa decisão”, criticou Edmilson Menezes, da corrente o Trabalho. Pensamento parecido tem o líder da corrente PTLM, Gilson Guimarães. Ele considera a retirada da moção como um fator que dificultará a construção da unidade em torno de Humberto para o Senado. “Como Humberto e a CNB agiram, não corresponde ao que o PT prega em toda a sua história. É algo que não se pode aceitar. Não bate com o discurso de unidade que ele vem falando. Unidade se faz de outra forma... Ouvindo”, cobrou o petista.Na lista de insatisfeitos com o saldo do Encontro Estadual e, principalmente, com a provável participação do ex-ministro Humberto Costa na retirada da moção, estão as lideranças das correntes: Consciência Socialista, Esquerda Marxista, Democracia Socialista, Organização Marxista, Articulação de Esquerda, Movimento de Ação e Identidade Socialista, O Trabalho e Partido de Lutas e Massas. “Todos discordam da forma como o partido foi conduzido nesse episódio e como tratou a decisão de seus filiados”, concluiu Severino Amaro, o Faustão (Esquerda Marxista).

domingo, 2 de maio de 2010

Educação e Luta - um novo blog a serviço da categoria

Não deixem de visitar o blog Educação e Luta, criação do companheiro Augusto. Adicionem aos favoritos e visitem sempre: www.educacaoelutape.blogspot.com

PROTESTO NA PRAIA

Por ser um local onde normalmente as pessoas aproveitam para curtir feriados, a praia de Boa Viagem (Recife/PE) nesse 1º de maio, foi escolhida para palco de protesto dos professores da rede Estadual de Pernambuco. O ato teve início às 10 horas e, na ocasião, os professores fincaram cartazes com nomes e fotos dos deputados que votaram a favor do projeto de Eduardo Campos que reduziu salários e desestruturou o Plano de Cargos e Carreira da categoria, foi também um momento de denúncias contra as péssimas condições de trabalho a que são submetidos diariamente, e as perseguições que sofrem nas unidades de ensino. Também esclareceu-se a população sobre a enganação do reajuste salarial, uma vez que o governo apenas anexou ao salário base a gratificação de exercício do magistério (pó de giz), para compor o Piso. Numa cruz um professor simbolizou a crucificação dos trabalhadores em educação, condenados pelo governo à morrer recebendo o PIOR SALÁRIO do Brasil.

EDUARDO CAMPOS, O GOVERNADOR DE MARAJÁS



Na imagem acima se vê quem manda no Governador Eduardo Campos...quem governa Eduardo Campos em Pernambuco...
É esse o grande governador, que nos trata o professor como escória, com desdém, desprezo, indiferença e todo o tipo de mal trato...é esse governador que não tem coragem para enfrentar os marajás da Fazenda, ou seja, é refém e servo deles...

sábado, 1 de maio de 2010

O GOVERNO DAS SUPRESSÕES

Por Robson Fernando
para o Acerto de Contas
Uma das estratégias que o Governo de Pernambuco vem utilizando, para suavizar perante a opinião pública a devastação dos 691 hectares (1076 menos os 385 que Eduardo Campos decidiu poupar) de vegetação ao redor do Porto de Suape, é o uso comum da palavra “supressão” no lugar de termos como “desmatamento” ou “destruição”.
Tenta-se desambientalizar e diminuir a importância ecológica negativa de tal evento com a utilização desse eufemismo, mas isso não funciona para pôr no conformismo aqueles que são contra o progresso sustentado na motosserra e no correntão. Pior ainda: com a palavra “supressão” diante de mim, penso em diversas outras supressões que se ocultam na atitude do governo, que foram ignoradas por Eduardo Campos e sua trupe legislativa.

LEÃO ACUADO....

Já ouvi muitas vezes a estória sobre o rato acuado se tornar um leão. E um leão adormecido se for também acuado, no que ele vai se transformar?
O Diário de Pernambuco sempre publica opinião de professores e a resposta (sempre inócua e frágil) da Seduc, mas hoje estava diferente havia três comentários cada um mais verdadeiro e a imagem do nosso tempo. Porém o que me deixou feliz de verdade foi observar que um “Leão” vem despertando. Independente de ideologia política, se resolvermos nos unir não tem quem segure, podemos notar a tristeza e amargura que assola a categoria por inteiro.
O que está faltando para estas 26000 almas se unir e rugir como um leão que vem sendo acuado e deve decidir partir para o contra ataque.
É muita coragem (ou inconseqüência) de um governante tomar as decisões contra uma categoria como aconteceu neste ano, mas quando vejo três diferentes focos de uma mesma situação serem abordados com tanta maestria, sensibilidade e sensatez me animo e começo a ouvir o despertar de uma fera, ou muitas.
Vou perguntar novamente: Vamos voltar a dormir? Votar nulo? Enfim, vamos pensar rápido e mostrar o que 26000 leões da ativa e tantos outros já aposentados podem fazer com qualquer governo. Eles estão aí para serem colocados e se fizerem o que Eduardo esta fazendo nós tiramos novamente e colocamos outro até nos darem o devido valor.

O cúmulo: professor ganhará menos que merendeira!

No blog Sintepe Agreste Meridional há uma curiosa (e escandalosa) observação: nosso achatamento salarial fará com que professores fiquem ainda abaixo das merendeiras na escala salarial paga pelo governo de Pernambuco.
.
Clique aqui e confira!

SE O SINTEPE NÃO É POR NÓS, QUEM SERÁ?

Faço esta pergunta buscando entre os colegas um rumo. As estratégias que vislumbro como eficientes e que colocarei num próximo post são caras e dependem de recursos que, apesar de tentar e já encontrar alguns dispostos a colaborar, não temos ainda condições. Existe ainda uma ideologia política, que respeito democraticamente, mas que acredito ser uma forma ingênua de sonhar com um político decente e honesto. Quase fui apedrejado numa assembléia quando falei da inutilidade da deputada dos líderes, fato que se comprovou semanas depois quando ela fez beicinho, mas não sai da "turma". Estou sendo sincero: quem poderá nos ajudar a colocar os outdoors na rua?
Panfletagem, bandeiraço, nada surtiu efeito. As colocações nos jornais fruto de luta e boa vontade de alguns lutadores, recebem as mesmas respostas e fica a dúvida para o leitor quem está falando a verdade. Mas imagens não deixam dúvidas e valem mais que mil palavras.
Dei a idéia do jogo e quem assistiu teve a resposta que qualquer grupo com uma faixa seria visto, até porque existem posições que a imprensa não pode se desviar.
Continuo visitando políticos de oposição mesmo sabendo que alguns são contra e negam ajuda quando pedimos, mas em breve as imagens surgirão e lá não terá o nome do político que está bancando, mas a revelação da farsa da Educação em nosso estado. O que peço por agora são os dados de suas escolas. Temos 1107, destas 160 ditas de referência, mas não sei como funcionam. Sei apenas que 60 são ditas integrais e 100 semi integrais. Deixem neste nosso instrumento de luta ou visitem http://professorvirandoojogo.blogspot.com/ e me ajudem.

RESPOSTA À CARTA ABERTA DO EXCELENTÍSSIMO SENHOR GOVERNADOR

Durante os últimos dias, o governo publicou a seguinte nota nos jornais - clique e confira -, mas cabe uma contestação feita pela professora Duci Medeiros, que pode ser lida abaixo:
.
RESPOSTA À CARTA ABERTA DO EXCELENTÍSSIMO SENHOR GOVERNADOR

A) SOBRE O PISO SALARIAL
.
- O Excelentíssimo governador se esquece que o que ele chama de PISO SALARIAL, é na verdade TETO SALARIAL, pois ele desfacelou o PCC e a gratificação por exercício do magistério não existe mais.
.
B) SOBRE O PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E VENCIMENTOS – PCC
.
- O Excelentíssimo governador esqueceu de dizer que a lei do piso reza que os administradores dos Estados e Municípios teriam até 31 de dezembro de 2009 para adequar e reformular seus PCC e este GRANDE ESTADO, que atrai tantos investimentos e propaga tanta valorização à Educação fez a sua adequação do PCC no final de março, sem negociação com a categoria e sem tempo hábil para retaliação por causa da lei de reeleição.
.
- Ele também esqueceu de informar que o que ele chama de “ajustes dos valores percentuais de uma faixa para outra, de uma classe para outra e de uma matriz de vencimento para outra”, é na verdade um incentivo para os bons professores, com especialização e mestrado saírem do Ensino Público para o Particular, pois não há justificativas nem incentivo para a capacitação no serviço público.
.
- Outro detalhe que o governador se esqueceu de informar é que professores que têm formação em Ensino Superior passaram a ganhar R$ 9,00 a mais que professores com formação em magistério – vulgo Ensino Médio. Passar 4 ou 5 anos na Universidade proporciona no estado de Pernambuco uma grande valorização de R$ 9,00.
.
C) SOBRE REDUÇÃO DE SALÁRIOS
.
- O Excelentíssimo Senhor Governador se esqueceu de informar que as mudanças realizadas por sua administração IMPEDIRAM aos professores ter aumento de salário, nem perdas salariais por inflação ocorreu desde 2009. Para exemplo um professor com ensino superior, concursado a 10, 20 anos, trabalhando no estado de Pernambuco ganha mais de 100% a menos que um professor recém formado e concursado que foi escolhido por um método QI (quem indica) para assumir turmas em Escola de Referência.
.
- O Excelentíssimo governador teve que criar uma gratificação fictícia para não fugir a lei de irredutibilidade de salários.
.
D) SOBRE OS INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO
.
- O Excelentíssimo Governador se esqueceu de informar que a maioria destes investimentos foi patrocinado pelo governo federal, através do FUNDEB.
.
Gostaria de dizer ao senhor governador que não se faz Educação sem professor, e a educação de qualidade com professores recebendo o PIOR SALÁRIO DO PAÍS não se faz.

DUCI MEDEIROS

ATO EM BOA VIAGEM

Nesse 1º de maio, às 10 horas, professores (as) estarão em ATO de PROTESTO na praia de Boa Viagem (em frente a padaria). Na ocasião serão fincados na areia, cartazes com fotos e nomes dos deputados "Traidores da Educação".
Vamos participar!!!

Contatos: Armando Palhano (9247-0312)
Maria Albênia (9213-6271)