sábado, 20 de agosto de 2011

Assembleia Assepe/Sassepe (18/08/11)


Continuo afirmando, as Assembleias da ASSEPE/SASSEPE deixam-nos adoentados. Saber do desinteresse do governo em relação as questões da saúde enche-nos de revolta. Em Petrolina(PE) por exemplo, clínicas e hospitais suspenderam o atendimento ao servidor. A tabela utilizada pelo SASSEPE anda defasadíssima e os profissionais da saúde recusam-se em atender a clientela da rede. Prejudicado, o pessoal tem atravessado a fronteira em busca de atendimento no estado vizinho (BA). De acordo com a fala de dirigente da ASSEPE, a solução seria a construção de um hospital da rede própria e realização de concurso público. Porém, disseram que, o problema é "arrancar dinheiro do governo para tal construção" além disso o governador já se pronunciou afirmando que não haverá concurso público este ano. A proposta foi apresentada em reunião , mas, os servidores que já bancam com 72% de todos os custos do plano (o governo, apenas 28%) é que precisam apontar alternativas e gerar recursos para a construção da nova unidade. Em minha intervenção propus que as mazelas do governo fossem denunciadas através da mídia pelos sindicatos presentes à Assembleia. Ora, não é esse o governador que tem 82% de aprovação popular? Mas, críticas e sugestões nunca são bem aceitas, e de forma meio velada os rebatimentos saem em defesa do governo. Houve duras críticas aos médicos que recusam-se em não aceitar os baixos valores estipulados pela tabela-SASSEPE, chamados de capitalistas extremos, mercenários e que não gostam de cumprir expediente de trabalho, defenderam para estes, ponto eletrônico e estímulo à produtividade como forma de resolver parte da questões discutidas em pauta. Algo parecido com o que acontece na Educação. Responsabilizam os trabalhadores pelo caos instalado no setor, articulam punições, sistema de fiscalização, prêmios de produtividade enquanto, isenta-se o governo de qualquer responsabilidade.
De Beatriz (ASSEPE) ouvi a seguinte expressão: "A tabela do Sassepe não é gorda, porque nosso salário não é gordo".
Questionei: E quem é que paga um salário tão magro ao servidor? Perguntem ao governo o quanto ela gasta para aparecer e projetar-se por meio da mídia? Quais os custos dos investimentos governamentais para a Copa e 2014? Sabiam que em São Lourenço da Mata estão sendo gastos inicialmente 570 milhões para a construção da Arena da Copa? Sustentamos o plano e parece que ainda acham pouco.
Em resposta, disseram que não conseguimos enxergar os benefícios do plano, as melhorias realizadas e que devemos brigar para não perder o hospital uma vez que o governo intenciona abri-lo para o SUS. Diversas foram as intervenções em defesa da ASSEPE e do SASSEPE, interessante é que, todos em suas falas disseram ter outro plano de saúde, alguns, afirmaram nunca utilizar o SASSEPE.
Sobre o 0800 informaram-nos que a empresa ganhadora da licitação localiza-se em Recife e que está ampliando o número de funcionários (de 72 para 82).Quanto aos atendimentos emergenciais finais de semana nas especialidades de odontologia, alergologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, continuaremos a "ver navios" e a cobrar em todas as reuniões. Dos 26 leitos de UTI inaugurados e tão propagados na campanha eleitoral de Eduardo Campos em 2009, apenas 16 estão em funcionamento no HSE, falta mão -de -obra.
No mais, seguiu-se muita propaganda sobre a reforma da emergência do Hospital do Servidor, dos investimentos para aquisição de materiais especiais (próteses, ortoses e outros), e pedido de ajuda para a Casa de Apoio que abriga pacientes vindos do interior do Estado.
A próxima Assembleia foi agendada para dia 26 de setembro às 9h, auditório do SINTEPE.

(Assepe, instituição criada em 2002 é uma entidade representativa dos servidores. Também atua como fiscalizadora dos serviços da rede própria(Sassepe) e da rede credenciada).

Nenhum comentário:

Postar um comentário