terça-feira, 15 de abril de 2008

Prova reprovada!

Neste último domingo (13/abril) foram realizadas as provas do concurso para a contratação de professores efetivos para a rede pública estadual pernambucana. O IAUPE (Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco) encarregou-se da realização do processo seletivo, mas algumas observações críticas podem ser feitas a respeito das provas. Ouvi reclamações de candidatos que afirmavam que as provas foram precariamente elaboradas. A curiosidade me obrigou a conferir. Como minha área de estudo e atuação é História, resolvi examinar a prova que selecionava professores para esta disciplina e devo concordar com as críticas, afinal, a prova foi realmente muito mal elaborada!
.
A prova contraria aquilo que temos que empregar em nossa rotina de avaliações visando acompanhar o desempenho dos alunos, pois o concurso contemplou uma perspectiva superada de avaliar a capacidade de memorização de nomes de “personagens” históricos. Além disso, o nível de profundidade das questões merece destaque por sua absurda superficialidade, pois em qualquer vestibular e, sobretudo, no ENEM verificamos uma exigência reflexiva e analítica maior do que aquela que foi exibida em várias questões da prova do concurso para professor. Enfim, é melhor esperar que os nossos futuros colegas não tomem a prova do concurso como exemplo e avaliem seus alunos de maneira mais eficiente do que o IAUPE!

Um comentário:

  1. Há muitos comentários sobre a prova e eu gostaria de saber quais as últimas notícias a respeito do concurso. Há alguma chance de anulação ?

    ResponderExcluir