quarta-feira, 23 de abril de 2008

A vigilância digital começou


Enquanto a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro está distribuindo laptops para os seus professores (leia a notícia aqui), a nossa está utilizando a informática para vigiar e intimidar os educadores. Já está em vigor a divulgação dos horários de aula na internet - clique aqui e vigie. Isso é que é diferença de concepção de inclusão digital!
.
Será que também teremos condições de acompanhar algum dia a freqüência ao trabalho dos auditores da Fazenda, dos procuradores do Estado e até mesmo dos tecnocratas da própria Secretaria de Educação?

6 comentários:

  1. Somos mesmo a menina dos olhos do atual governo do Estado. Privilegiados, temos nossos passoas controlados, digo, acompanhados de perto, por toda a população interessada. Que tal acompanhar de perto os gastos do governo na área educacional? ver o que vale e o que não vale a pena? Pioneiro, acho eu, o governo de Pernambuco acompanha o que se passa nas unidades de ensino. Que tal deixar espaço para a comunidade opinar(todos nós sabemos que os atuais conselhos escolares não desempenham o papel devido, muitas pessoas que deles participam não sabem nem seu papel na fiscalização das verbas vindas para as unidades escolares. Não recebem o devido esclarecimento, não são capacitadas para a função de fiscalizar e opinar de forma atuante, olhem a boa vontade da SEE!!!) sobre a merenda oferecida, a estrutura das salas de aula, ou a falta dela, banheiros dignos, biblioteca, laboratório de informática que atenda a todos, visto que uma escola com mais de mil alunos só receber 10 computadores é inadmissível.Que tal nos tirar do último lugar em remuneração do País, visto Pernambuco estar entre as dez maiores economias do Brasil.Se o problema não é falta de dinheiro, mas falta de vontade política, então não adianta vigiar pois a essência do problema não está nos pobres mal pagos professores da rede pública de nosso Estado, mas sim no Palácio do Campo das Princesas. Quem sabe terapia não resolve? talvez seja um problema existencial?

    ResponderExcluir
  2. Esse governo é patético! Gasta dinheiro com atitudes como essa, apenas para aparecer bonito em foto de jornal, tentando mostrar que faz alguma coisa, é um coitado. Quando se fala em aumento salarial dos professores ele lança notas em jornais dizendo que vai estudar o caso, apenas para satisfazer meia dúzia de alienados que acham bonito o que ele diz. Agora surge perguntas: Por que ele não diz publicamente o motivo de alugar viaturas oa invés de comprá-las? Por que ele não mostra o quanto vem do FUNDEB para o estado e onde ele coloca esse dinheiro? Enfim são várias perguntas que devem ser feitas a esse governador para ver se realmente ele é transparente como tenta expor agredindo aos professores do estado!

    ResponderExcluir
  3. Não entendo por que alguns professores têm tanto medo de terem seus horários disponibilizados para a sociedade tomar conhecimento. Ora, se estiverem cumprindo com suas obrigações corretamente, não têm por que tanto receio. Concordo que os outros setores também devem ter algo semelhante ao que está acontecendo com a Educação, mas o que vejo não é uma crítica para que isso também aconteça com os outros e sim para que a Educação fique "escondida" como estão os outros agora.
    Não quero defender o governo, mas é hipocresia, querer achar que TODOS os professores são "coitadinhos" e que não fazem um bom trabalho por que ganham pouco. Ganhamos muito pouco, é verdade, mas isso não pode servir de desculpa para ficarmos o tempo todo só reclamando sem fazer a nossa parte.

    ResponderExcluir
  4. O autor do coméntátio acima "anônimo disse" é Leonardo Melo.
    Na pressa, enviei o comentário antes de colocar o nome do autor.

    ResponderExcluir
  5. Essa fiscalização fajuta serve apenas para celebrar acordos de campanha.
    Sabemos a quem pertence as empresas que realizam tais projetos como este que coloca nossa vida on line?
    É algo parecido com o que acontece com os megas projetos que envolvem por exemplo a reforma da Av.Conde da Boa Vista, o Parque Dona Lindu entre outros. As empresas bancam as campanhas políticas e em troca "ganham" licitações para realizarem "obras importantes".
    Enquanto isso as escolas e o ensino público permanecem no desamparo.

    ResponderExcluir
  6. Caro Leonardo Melo. O que se critica aqui é a incompetência do atual governo que quer viver de fazer propaganda gastando milhões sem exibir nada de realmenmte concreto. Se ele realmente quer implantar transparência no serviço público que comece justificando seus enormes gastos em propagandear fumaça e luzes de neon. Se fores realmente professor tens de concordar que nosso setor vai de mal a pior e olha que nosso Estado está recebendo milhões em verbas do FUNDEB!!! Me dizes o que melhorou em nossas unidades escolares? Esse blog tem um objetivo: denunciar o caos de nossa educação pública e não somente defender aumento de salário de docentes. Se fores um leitor atento deves ter percebindo isso!!!

    ResponderExcluir