terça-feira, 8 de julho de 2008

PARA QUE SERVEM OS POLÍTICOS

por José Ricardo de Souza*
Numa aula de História, uma aluna me perguntou, "professor, para que servem os políticos ?". Não me surpreendi com a pergunta vinda de uma aluna da 6ª série de uma escola estadual de subúrbio, mas sim com a resposta pronta de seu colega de turma: "os políticos servem para roubar, enganar e fazer o povo de idiota". Levando-se em consideração que estamos falando de jovens, futuros eleitores, pessoas que futuramente serão responsáveis pelos destinos da nação, fiquei profundamente dividido entre duas colocações tão distintas.

A minha aluna, preocupada em saber para que servem os políticos, e quem sabe até mais, para que serve a política... A política faz parte de nossa vida, desde o momento em que nascemos, porque somos seres sociais, vivemos em sociedades e somos responsáveis pelo bem-estar da comunidade em que estamos inseridos. É preciso estabelecer leis, executar obras públicas, dar ordem à vida socialmente construída, e para isso, existem os políticos, pessoas que exercem liderança na comunidade em que vivem e que representam os anseios e aspirações de cada grupo social. O verdadeiro político é aquele que põe os interesses coletivos acima dos interesses pessoais, é alguém que assume o compromisso público de lutar pelos interesses do grupo que ele representa.

O meu aluno, totalmente desacreditado na classe política, representa bem o perfil do cidadão brasileiro, cansado de tanta corrupção, mentira, falta de zelo com o bem público, nepotismo, não acredita mais na classe política. Assumiu a bandeira do "todo político calça quarenta" e não quer mais saber de política, nem de político, muito menos de partido! Ao meu aluno, respondi que existem maus políticos sim, mas que eles não chegam ao poder sozinhos. Os maus políticos existem por conta dos maus eleitores, pessoas que "vendem" seu voto em troca de uma promessa de emprego, de uma cesta básica, de um padrão de time de futebol, etc. É óbvio que quem chega ao pode por estes meios, jamais será capaz de cumprir os compromissos assumidos em campanha, e vai acabar se esquivando toda vez que for cobrado pelos seus eleitores.

Não basta reclamar dos maus políticos e na eleição seguinte votar nas mesmas fichas carimbadas de outros carnavais ... É preciso conhecer o passado de cada candidato, analisar suas propostas, ver quem de fato está para trabalhar pelo bem comum, e o mais importante, acompanhar o exercício de cada político eleito. Quem governou ou legislou bem, merece continuar; quem usou do cargo em benefício pessoal, este deve ser punido com a derrota nas urnas.

Uma sociedade justa, fraterna e democrática começa com políticos sérios, comprometidos e prontos para servir ao bem comum, ao interesse do coletivo acima do privado, ao cidadão que através do voto depositou sua confiança. É preciso também conscientizar o eleitor, para que ele não seja apenas massa de manobra de alguns políticos inescrupulosos, nem pressionado a votar por causa de promessas vãs. Somente assim minha aluna vai aprender na prática para que servem os políticos e meu aluno vai poder saber quem existem políticos sérios e competentes, basta saber escolher na hora de votar. Assim seja.
* O autor é historiador, professor da rede pública estadual de ensino, escritor; membro da Academia de Letras e Artes da Cidade do Paulista.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Caro colega José Ricardo...tudo o que você disse é 'muitcho lindio', no entanto, gostaria que você me apontasse um só político que foi ou é exceção nessa tabela de corruptos. Como o seu 2º aluno, também não acredito em político algum. Não é preciso dar exemplos. Onde eu moro tenho um colega que joga bola comigo todos os sábados e é candidato a vereador esse ano. O camarada é gente boa demais mas, já disse para ele que ele não terá o meu voto. Motivo? Quero ele apenas como um bom peladeiro e não como mais um que entrou nesse meio podre e virou um deles. Caro José Ricardo você ainda tem esperança nessa classe? Respeito a sua opinião mas, não acredito em nenhum. Mesmo ele tendo uma boa intenção chegando lá dentro...a canoa vira. Você então deve estar perguntando, 'e você acredita em que'? Em lideranças do bairro que tenham o poder de mobilizar as pessoas de boa fé e lutem pela causa comum...sem partidos políticos interferindo nas decisões. É claro que haverá 'a ciência política' mas, não como essa que vimos todos os dias.

    ResponderExcluir
  3. Para receber 14ª, 15º,16º"salários...aposentadoria precoce, mordomias, impunidades,despesas e mais despesas para a nação.
    Para mim, todos são PARASITAS E INIMIGOS literalmente do POVO. Taí a educação, a saúde, a segurança, a moradia etc.etc. Por tudo isso,votarei nulo até o final dos meus dias, cansei de votar no menos ruim.

    ResponderExcluir
  4. Políticos somo todos nós, pois agimos num meio coletivo objetivando algum resultado social. Como seres políticos, os professores são muito valiosos, contudo a questão da atuação da política governamental evidencia as graves questões, pois é nesta instância da vida política que são traçados nossos destinos.

    Não conseguimos elaborar uma estrutura de participação política através da qual o poder que emana dos governos fosse atenuado, ao ponto em que a participação direta tivesse um efeito maior.

    Criamos e alimentamos um monstro voraz, o governo, capaz de interferir em tudo o que nos diz respeito. E mais: em função do vulto do monstro, o exercício do domínio sobre ele desperta uma ferocidade nociva em muitos daqueles que deveriam dirigir suas ações para a coletividade, surgindo daí a figura do "político profissional". Estes indivíduos apoderaram-se dos governos e de seu derivado mais visível, o poder. A política destes indivíduos, enfim, é feita em nome do poder.

    O fato é que nosso sistema representativo de governo reflete os vícios desta política voltada para o poder, então qualquer outro interesse além deste é trivial ou então é usurpado, sendo então empregado como mais um instrumento de poder.

    O governo e as relações de poder estão sujeitas a mudanças, mas a sociedade precisa mudar primeiro, sendo ela mais ativa e consciente sobre sua própria condição política.

    Até isso ocorrer, os oportunistas e os exploradores estarão nos governos, terão o domínio sobre nós, terão poder!

    ResponderExcluir