quarta-feira, 2 de julho de 2008

A valorização de araque


A notícia abaixo confirma que o governo estadual fez uma bela jogada publicitária ao alardear o pagamento do piso salarial. A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou o projeto do piso e solicitou urgência para a deliberação final do plenário da Casa para a definitiva apreciação da matéria. Após isso, o piso vira fato. .
.
O governo estadual, portanto, não fez absolutamente nada ao propagar que nos pagará o piso salarial, pois seria obrigado a fazer isto de qualquer forma. E o Sintepe só fez obscurecer o debate sobre nossa situação ao lançar confetes sobre este fato, sem fazer as devidas críticas e sem encaminhar um plano de revisão da política salarial prevendo reposição de perdas e um incremento real nos valores que recebemos.

.
Vale lembrar que o piso será o patamar salarial mínimo que deverá ser cumprido para remuneração dos professores em todos os sistemas públicos do País e, sendo assim, se estaremos recebendo o piso, logo, continuaremos tendo a remuneração mais baixa do Brasil. Um aumento ainda pouco consistente não muda noso quadro.
.
Enquanto o piso é festejado e aclamado como uma medida salvadora, o governo estadual está promovendo uma contratação temporária através de seleção simplificada de técnicos para as Secretarias de Administração(SAD), Planejamento e Gestão e na Controladoria Geral do Estado. Cada um dos 134 burocratas temporários receberá R$ 2.200,00 mensais. Fatos como este servem para demonstrar que a valorização que o governo afirma promover em relação aos professores é uma mentira.

.

Um comentário:

  1. Nos tratam como bestas que não são capazes de reagir. É um absurdo mesmo permanecermos como os profissionais mais mal pagos do País. E ainda vem a direção do sintepe fazer graça dizendo que conseguimos uma vitória, graças ao seu valoroso trabalho "pressionando" o governo pela antecipação do piso. Ora, se o piso já foi quase em todas as instâncias aprovado( acho eu que desta semana não passa o fim desta tramitação vergonhosa pelo valor definido e pela morosidade do processo), o mínimo que se poderia esperar seria o governo estadual cumprir a sua palavra de que assim que o piso fosse aprovado, seu pagamento em Pernambuco viria no mês seguinte. Se o governo estadual se comprometeu em pagar só "quando chegar setembro..." estará descumprindo o prometido e eu pergunto:O que faz o sintepe, além de capacho do governo com essa situação????

    ResponderExcluir