sábado, 15 de maio de 2010


Alunos destroem sala de aula em unidade estadual

Publicado em 15.05.2010, às 07h25Do Jornal do Commercio

Grupo de estudantes da 8ª série do ensino fundamental destruiu uma sala de aula da Escola Estadual Rotary, em Nova Descoberta, Zona Norte do Recife. Ninguém se feriu, mas o estrago promovido pelos alunos impressionou. Até o quadro utilizado pelos professores foi destruído. Chegaram a arrancá-lo da parede. A confusão aconteceu na tarde dessa quinta-feira, mas até ontem (14), a direção da escola ainda tentava identificar os responsáveis pelo quebra-quebra.Pela manhã, o cenário de destruição estava do mesmo jeito.
Quase 20 carteiras quebradas e jogadas no chão e o quadro quebrado e despedaçado sobre elas. Os fios dos ventiladores também foram cortados pelos alunos da 8ª série B. Proibidos pela Secretaria Estadual de Educação de falar com a imprensa, denunciar problemas ou dar qualquer tipo de informação, alguns funcionários da escola disseram que a situação na unidade está “impraticável”. “Os alunos não têm mais limite para nada e nós não podemos dar esse limite porque somos punidos”, criticou uma professora, ainda assustada com tudo que aconteceu.

Ninguém soube explicar o que motivou a destruição por parte dos alunos, adolescentes de 14 e 15 anos. Não houve briga entre eles nem nenhum desentendimento com o corpo docente. “Não há motivo. Foi puro vandalismo. Só pelo prazer de destruir. Nada mais do que isso. Maldade, pura maldade”, definiu outra funcionária. Por causa do vandalismo dos estudantes, os alunos da 5ª série B que estudam na mesma sala, no turno da manhã, ficaram sem aula ontem. À tarde também não houve aula. A escola não tem outra sala para colocar os estudantes.

Alguns pais que esperavam os filhos também estavam assustados. “O certo seria esses alunos serem expulsos”, afirmou uma mãe, sem querer ser identificada. A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação disse que a instituição iria se pronunciar por meio de uma nota, mas não enviou o material.

4 comentários:

  1. É o fim dos tempos, é tempo de corra quem puder! com essa secrerária de deseducação que se supera a cada fato!!! É muita gente incompetente reunida em um só local!!

    ResponderExcluir
  2. O pior é saber que haverá impunidade. Alunos como esses representam um grande perigo à comunidade escolar e eles sabem que podem aprontar à vontade porque têm a SEE para acoitá-los.

    ResponderExcluir
  3. Brigas entre alunos, cenas de vandalismo e desrespeito aos pofessores são as coisas comuns nas escolas das redes. Mas, a SEE, a GRE e a direção fazem vista grossa,estão para defender o aluno, tanto é que fazem questão de colacar nas paredes da escola parte do Estatuto da Criança, mostrando que os alunos não podem sofrer constrangimento algum. O Estatuto é interpretado às avessas, ninguém fala de compromisso e responsabilidades. A escola inteira sabe quem picha quadros, paredes e destroi bancas,mas providência alguma é tomada.

    ResponderExcluir
  4. Sem meias palavras....

    Está uma verdadeira zona!!!

    ResponderExcluir