sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Professor é agredido dentro de escola no bairro da Ilha do Leite

Um professor da rede estadual foi agredido por um aluno, na última quinta-feira (06), dentro da Escola Estadual Poeta Manuel Bandeira, na Ilha do Leite, no Recife. Henrique Virgínio de Souza (foto), 28 anos, teria reprovado o aluno Emaxwell Robson Coutinho dos Passos, 23 anos, que, após receber o resultado, deu tapas e murros no professor.

De acordo com o professor, as agressões verbais e ameaças são constantes na escola, principalmente em época de provas. "Eu estava na sala dos professores, analisando as cadernetas do ano letivo. Após saber que foi reprovado em quatro matérias, uma delas a que eu ensino, ele me deu duas tapas nas costas, e depois um soco no olho direito. Você fica refém dentro da escola. Não só eu, mas vários colegas", conta.

Henrique de Souza é professor de História há sete anos e ensina na rede estadual há quatro. Ele realizou exames de corpo de delito do Instituto Médico Legal e pediu transferência da escola. A queixa foi registrada na Delegacia de Joana Bezerra.


Em nota oficial, a Secretaria de Educação confirmou a transferência do professor. Em relação ao aluno, "a Gerência Regional de Educação Recife Norte informa que a gestão escolar vai reunir Conselho Escolar, pais e estudante para analisar o caso e tomar as medidas cabíveis. Ressaltando que a escola é um ambiente de aprendizagem e não de punição, a Secretaria iniciará um conjunto de ações voltadas para a prática cidadã e o respeito às diferenças".


Comentário: 
Pela nota da Secretaria de Educação, parece que vai ficar tudo por isso mesmo, afinal, "escola é um ambiente de aprendizagem e não de punição"! Então, com a absoluta negligência da Secretaria de Educação (em cuja sede os servidores não estão sujeitos a tomar socos e pontapés), os professores oficialmente podem figurar como alvos de agressões sem esperar que nenhuma ação seja tomada para preservar a integridade de todos nós, eventuais e potenciais vítimas.  Ah, mas a SE vai iniciar "um conjunto de ações voltadas para a prática cidadã e o respeito às diferenças", então estamos salvos!!!!
Qualquer hora, professor apanha novamente e a SE vai culpá-lo pela surra!

6 comentários:

  1. professor nós te amamos e desejamos melhoras bjs fica com deus...
    ass:dudinha a motoqueira

    ResponderExcluir
  2. professor melhoras pra o senhor te adoro e vc mora no meu ♥ beijos!
    ass:a galega da 6*e leticia
    ah e eu passei em historia uhuuu

    ResponderExcluir
  3. O professor não pode assumir esse papel de cão sem dono, de Jesus Cristo que dá a outra face para o revoltado bater. Ele é um profissional e tem de ser respeitado como qualquer profissional, como um cidadão.A lei nos dá o direito de reagir a altura à agressão sofrida. Eu particularmente não deixo de graça, bateu, levou.

    ResponderExcluir
  4. Vai ficar por isso mesmo e a essa altura do campeonato a culpa é do professor que reprovou o coitadinho. Vão reunir o conselho escolar e os pais do marmanjão de 24 anos de idade, pode?!!!

    ResponderExcluir
  5. Agressão ao professor é coisa rotineira dentro das escolas da rede, a conivência das direções das escolas, também. Normalmente fazem vista grossa,somos tão desrespeitados que situações como esta exposta na matéria são vistas com naturalidade. É a banalização, a vulgarização do nosso trabalho e de nossas vidas. E a incompetente secretaria de educação ao pronunciar-se, simplesmente respalda todas as formas de agressões. A impunidade leva a intensificação da violência. É nisso que a SEE aposta???
    Ao professor Henrique todo nosso apoio.
    À Secretaria de Educação NOSSO REPÚDIO.

    ResponderExcluir