domingo, 18 de março de 2012

Ação no MP contra o Governo de Pernambuco

GREVE
Sintepe irá entrar com ação no MP contra o Governo de Pernambuco
Publicado em 15.03.2012, às 11h28

Do NE10
Depois que o Governo do Estado anunciou que iria descontar do salário dos professores os dias de paralisação, o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), Heleno Araújo, informou que o sindicato irá entrar com uma ação no Ministério Público contra o Estado. De acordo com Heleno Araújo, a atitude do governo é "arbitrária e irresponsável". Os docentes das redes estadual e municipal aderiram ao movimento nacional.

LEIA MAIS
» Professores fazem passeata no Centro. Governo anuncia que vai descontar os dias parados
» Professores cruzam os braços por três dias. Mais de um milhão de alunos ficam sem aula

"Nós sempre tivemos compromisso com os estudantes. Nós íamos fazer a reposição das aulas e dos conteúdos. Com essa atitude, o Governo está negando o direito dos alunos a sua carga horária mínima de 800 horas por ano", explicou o presidente do Sintepe.

A greve continuará até esta sexta-feira (16), com as aulas voltando ao normal na segunda-feira (19). A intenção inicial dos professores era de repor esses três dias ainda este mês, mas diante do anúncio de que teriam descontados os dias de greve do seu salário do mês de abril, a proposta agora é fazer a reposição apenas depois desse mês.

22 comentários:

  1. A GREVE TRADICIONAL NÃO DESGASTA O GOVERNO, MAS FRUSTA O PROFESSOR, AFASTA OS ALUNOS DA MOBILIZAÇÃO E IRRITA OS PAIS.

    Em vez de parar as aulas porque não realizar uma grande caminhada na praia de Boa Viagem – dia de domingo – com a participação de alunos. Com faixas, bandeiras, trios elétricos, atrações culturais, etc,...

    Uma PARADA EDUCACIONAL a favor de uma conscientização da população da importância da educação para o desenvolvimento, a paz e a justiça social?

    Não pode ser um ato contra o governo! Isso não resolve nada! Vamos ter visão estratégica. Visão de futuro. Visão de longo prazo.

    Devemos ser capazes de envolver a sociedade e a opinião pública a favor da nossa causa: Educação e Valorização do Educador.


    OS PAIS, NA SUA GRANDE MAIORIA, NÃO APOIAM A GREVE PORQUE SABEM DOS PREJUÍSOS QUE CAUSAM AOS SEUS FILHOS;

    OS PAIS SÃO CONTRA A GREVE PORQUE COM AS ESCOLAS FECHADAS NÃO TEM ONDE DEIXAR OS SEUS FILHOS;

    OS PAIS SÃO CONTAR A GREVE PORQUE SABEM QUE QUANDO OS SEUS FILHOS ESTÃO NA RUA ELES PODEM SER VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA;

    OS PAIS SÃO CONTRA A GREVE PORQUE, MUITAS VEZES, CERTAS ATIVIDADES SÓ SÃO POSSÍVEIS PORQUE OS SEUS FILHOS ESTÃO NA ESCOLA;

    A MAIORIA DOS PROFESSORES É CONTRA A GREVE PORQUE NÃO ACREDITAM MAIS NESTA FORMA DE LUTA. A PROVA DISSO É O ESVAZIAMENTO DAS MOBILIZAÇÕES;

    A MAIORIA DOS PROFESSORES É CONTRA A GREVE PORQUE NÃO PODEM TER DESCONTO PELOS DIAS DE PARALISAÇÃO.

    O SINDEDUCAÇÃO propõe novas formas de mobilização. o objetivo da nossa mobilização não deve ser o desgaste dos governos. Nossa mobilização deve ser a conscientização da sociedade para que a mesma compreenda a importância da educação como meio de solução para diversos problemas que a atinge direta ou indiretamente, como a violência, o subemprego e o desemprego, a desigualdade social.

    Nossa tese essencial é que o NOVO SINDICALISMO deve ultrapassar os muros da escola e da categoria e visar o apoio e a solidariedade de TODA A SOCIEDADE.

    Queremos inovar e acompanhar as transformações do nosso tempo. Pensar estrategicamente em NOVAS FORMAS DE ATUAÇÃO e reorganizar tudo o que conhecíamos em novas ideias e desafios.
    Queremos um sindicalismo alegre, que trata bem todos sócios, independente, pluralista, apartidário, atuante, que luta todos os dias do ano, transparente, aberto ao novo, democrático e leal aos interesses da nossa classe.

    Valdenio Carvalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valdênio, te ferrasse. Sugiro que você mude de nome, já que ninguém te conhece por fotografia!

      Excluir
    2. Caro "refém dos alunos" é esse o seu nome? Por que você não assina com o seu nome as suas opiniões. Nâo posso debeter com um anônimo! A categoria me conhece a 30 anos de ativismo ininterrupto e sabe que há pelo menos 15 anos eu venho questionando os resultados práticos das greves tradicionais.

      Eu sou um lutador, mas me dou ao direito de mudar as minhas concepções. Eu estou estudando com um grupo de colegas "NOVAS FORMAS DE MOBILIZAÇÃO" em substituição às greves sem novidade e desgastantes.

      Caro anônimo, leia A ARTE DA GUERRA de Sun Tzu e aprenda que a verdadeira batalha não se ganha com uma grevizinha de 3 dias ou 100 dias! Para nós greve no serviço público é uma forma de luta frágil e inconsequente.

      Como você não enxerga que não pode ter resultado uma forma de luta que AFASTA OS ALUNOS, IRRITA OS PAIS e ainda FRUSTA O GREVISTA com desconto dos dias parados?

      Ora, se estiverem disposto a lutar de verdade vamos realizar uma grande manifestação num dia de DOMINGO, na prais de Boa Viagem e conquistar o apoio da população à nossa causa. A educação só será prioridade de governo quando a sociedade alcançar primeiro a compreensão de sua importância estratégica.

      A história dirá quem se... me recuso a usar palavra indecorosas e ofensivas...Não estou aqui para acusar nem agredir ninguém...Eu sou fiel aos meus valores...Eu respeito quem me contesta!

      Espero que você se apresente para os educadores com respeito e assuma as suas opiniões...

      Valdenio Carvalho.

      Excluir
  2. Um direção despreparada para o novo tempo.

    O Sr. Heleno Araújo, sabia que no país inteiro os gestores estão descontando os dias parados. Seguem uma deliberação do Supremo Tribunal Federal.

    Mesmo assim convoca uma greve de 3 dias numa assembleia de pouco mais de 1000 participantes quando a categoria conta com mais de 30 mil professores.

    Em vez de criar novas formas de luta para não expor a cetegoria ao desgaste prefere praticar a mesmice previsível das greves esvaziadas.

    O sr. Heleno que já chamou o governador de inimigo da educação, agora o acusa de arbitrário e irresponsável! É dessa forma que ele pretende negociar com o governo?

    A greve tradicional faz do aluno um refém da nossa causa, desgasta o professor e irrita os pais!

    Caros colegas, professores, é hora de pensar em formas alternativas de mobilização...

    Conheça as ideias do novo sindicato, o SINDEDUCAÇÃO.

    Valdenio Carvalho/Vice-presidente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sindeducação fico muito feliz por vocês serem derrotados na eleição para o sintepe, pois vocês querem só desejavam a oportunidade de ganhar cargos no governo. e triste conviver com pessoas que entram no meio sindical para defender o governo e criticar a categoria, o sindeducação é uma VERGONHA para os educadores.

      Excluir
    2. Ricardo, de onde você tirou esta ideia de que nós do SINDEDUCAÇÃO temos cargos no governo!? Colega, todos diretores do SINDEDUCAÇÃO estão na sala de aula como você! Repito:Todos os diretores do SINDEDUCAÇÃO ESTÃO NA SALA DE AULA COMO VOCÊ! Nós ainda sequer conseguimos as disponibilidades para se didicar ao nosso sindicato. Não faça acusações sem provas. Respeite as pessoas que pensam diferente de você!
      Nós formulamos um ideia e a defendemos com coragem e convicção, mas pessoas como você e Mariano não conseguem contraargumentar e partem para a agressão!

      Vamos elevar o nível do debate!

      Valdenio Carvalho.

      Excluir
    3. Onde encontro o edital de convocação dos professores para fundação do Sindeducação?

      Excluir
  3. Caros companheiros, acho que os senhores estão imbuídos dos seus próprios interesses e esquecem os interesses da classse: os professores. Todos querendo instituir o seu próprio sindicato, mas esquecendo a verdadeira luta. O senhor Valdênio publica um texto onde diz que o governo já paga o piso, quando ele sabe que não é verdade. O Sintepe não menciona o nome de Eduardo Campos em sua coluna dominical e faz críticas "por cima". Cheguei na educação em 1992, há vinte anos atrás e Antonieta, Paulinho, Tereza Leitão, todos já estavam ou no Sintepe ou no Sinpro. São vinte anos sem dar uma única aula. Quanto ao companheiros que estão tentando criar um novo sindicato, um aviso. Se não tiver a participação da categoria, não vai adiantar nada, vai nascer condenado ao fracasso. Uma última observação: sou professor de escola de referência. Nestas escolas a maioria dos professores não só não ligam pra sindicalismo, como ainda criticam o Sintepe (não é o meu caso, sou contra a atual direção do sintepe, mais vejo no sindicalismo a única saída para a classe trabalhadora) portanto é preciso fazer um trabalho junto a esses professores que a cada dia que passa aumenta em número no estado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colega Ramos eu não disse que o governo paga o piso. O que eu disse é que o governador aplicou o índice do FUNDEB recomendado pelo MEC. Quem primeiro descumpriu a lei foi a presidente LULA/Dilma nos anos anteriores.

      Acho também que devemos criar novas formas de mobilização porque as greves tradicionais isola a categoria da comunidade escolar.

      Nem o aluno nem os pais apoiam a greve. Portanto, qualquer pessoa sensível e inteligente que sabe disso deve tentar algo diferente. Ousar criar outras formas de reivindicação. Sejamos criativos!

      Valdenio Carvalho.

      Valdenio Carvalho

      Excluir
  4. QUEM SE DESESPERA SOMENTE POR TER 3 DIAS DE SALARIO DESCONTADO, JAMAIS CONQUISTARÁ UM SALARIO DIGNO. É ESTE O MOMENTO DE MOSTRAR PARA O GOVERNO QUE NÓS NÃO NOS IMPORTAMOS COM A ATITUDE MESQUINHA DELE.
    O QUE FALTA NO SINTEPE E QUE EU ACHO ERRADO, É O FATO DE NÃO HAVER UMA CAMPANHA NA MÍDIA CRITICANDO O GOVERNO EDUARDO CAMPOS. O QUE VEMOS É O SILENCIO E QUANDO HÁ ALGUMA CRÍTICA, É FEITA COM PALAVRAS DOCES.
    PELO AMOR DE DEUS! QUEM É OPOSIÇÃO NÃO PODE AGIR COMO SITUAÇÃO.

    ResponderExcluir
  5. QUEM SE DESESPERA SOMENTE POR TER 3 DIAS DE SALARIO DESCONTADO, JAMAIS CONQUISTARÁ UM SALARIO DIGNO. É ESTE O MOMENTO DE MOSTRAR PARA O GOVERNO QUE NÓS NÃO NOS IMPORTAMOS COM A ATITUDE MESQUINHA DELE.
    O QUE FALTA NO SINTEPE E QUE EU ACHO ERRADO, É O FATO DE NÃO HAVER UMA CAMPANHA NA MÍDIA CRITICANDO O GOVERNO EDUARDO CAMPOS. O QUE VEMOS É O SILENCIO E QUANDO HÁ ALGUMA CRÍTICA, É FEITA COM PALAVRAS DOCES.
    PELO AMOR DE DEUS! QUEM É OPOSIÇÃO NÃO PODE AGIR COMO SITUAÇÃO.

    ResponderExcluir
  6. Caros debatedores, é preciso lembrar que esse grupo que se acha dono do SINDICALISMO em Pernambuco, são os mesmos que no início do Governo Eduardo apostavam em uma gestão socialista, e se juntaram aos mesmos FICANDO CONTRA OS TRABALHADORES. É sabido por todos que o que se diz Presidente do SINTEPE, SR Heleno Tereza Leitão etc junto com os seus, são aliados do Governo. Portanto cabe aos que compõe o Alternativa romper com os usurpadores do SINDICATO e manter a mesma postura do período das ultimas duas eleições, que diga-se de passagem foi uma vergonha. VALE AINDA RESSALTAR QUE NÃO TEMOS DIREÇÃO DO SINTEPE, POIS SÓ HOUVE APURAÇÃO POR UMA CHAPA TORNANDO-A ILEGAL. QUERO TAMBÉM EXTERNAR PARA TODOS QUE EM CONVERSA COM UM DOS SIMPATIZANTES E COMPONENTES DO SINPRO, O MESMO RELATOU QUE PESSOAS DAQUELE SINDICATO QUE JUNTO AOS QUE COMPÕE AQUELA ORGANIZAÇÃO CHAMADA SINTEPE, ERRADAMENTE VIOLARAM AS URNAS E AGIAM DA SEGUINTE FORMA: VOTO DA CHAPA 3 VAI PRA CHAPA 1 E SE REPETIU COM A 2. DURANTE TODA A ILEGALIDADE E IMORALIDADE NAQUELA NOITE FOI FEITO O ESPERADO POR TODOS, OU SEJA, ENGANAR AS CENTENAS DE EDUCADORES QUE ACREDITAM NA LISURA.
    PORTANTO, CARO MARIANO, NÃO CRITIQUE PESSOAS QUE NÃO CONCORDAM COM ESSA BANDALHEIRA. RECONHECER HELENO COMO PRESIDENTE E O SINDICATO NA SITUAÇÃO ATUAL É COMPACTUAR COM TUDO QUE HOUVE DE ERRADO.
    JUNTE SEU GRUPO QUE É FORTE E INICIE UMA LUTA "ALTERNATIVA" E INDEPENDENTE EM PROL DOS EDUCADORES.
    UM ABRAÇO (MOPROPE). SEGUE ABAIXO NOSSA AÇÃO PARA OS DIAS DA PARALISAÇÃO.
    Professores acusam governo de não convocar concursados
    Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR
    15/03/2012 | 23h20 | Educação


    O Movimento Organizado dos Professores no Estado de Pernambuco (Moprope) informou, na noite desta quinta-feira, que encaminhou ofício ao Ministério Público de Pernambuco (MPPE) protestando contra o descumprimento de decisão de Ação Civil Pública pela Secretaria Estadual de Educação (SEE-PE). “Pedimos todas as penalidades possíveis para que se faça valer a lei dentro de todos os princípios constitucionais”, solicitam, protestando contra ações do Governo de Pernambuco para não chamar os concursados, contratando professores através de outros recursos, como a seleção simplificada. “O mais grave é que ao fazer isso está desrespeitando a sociedade, os professores, a lei, o MPPE e a Justiça”, destacou o presidente do Moprope, Juarez Ribeiro Filho.

    Integrantes do movimento e professores que se sentem prejudicados argumentam que após não acatar recomendação do MPPE e a decisão da segunda Ação Civil Pública para fazer valer um concurso público, a SEE-PE tenta disfarçar com a abertura de seleção simplificada para mais de cinco mil vagas para projetos especiais. E apresentam documentos como publicações do Diario Oficial do Estado (DOE) que listam 257 contratos para Ensino Regular no mês de março, denunciando ainda que, impossibilitado de fazer novas contratações, a secretaria tem renovado os contratos temporários.

    “Eu ocupo uma vaga que deveria ocupar como concursada”, disse Maria Aparecida Souza Gomes, terceira colocada para uma vaga em Olinda, onde trabalha como temporária há anos. Numa situação semelhante, um dos coordenadores do Moprope, Watson Brayner Andrade Ribeiro, segundo colocado, também ocupa uma dessas vagas, que são chamadas de “lacuna”. “O fato é que isso compromete a qualidade do ensino e muitos estudantes têm ficado sem aula”, avalia outro coordenador, Alexandro Lucas da Silva, acrescentando que muitas escolas não concluem o calendário escolar por falta de professores e os estudante
    s ficam no prejuízo.
    Osnaldo Marques, do DIARIO DE PERNAMBUCO

    ResponderExcluir
  7. Pelo jeito que as coisas estão sendo publicadas neste blog, o Alternativa SINTEPE avaliada de forma positiva a diretoria do SINTEPE. Então é por isso que Heleno toda eleição é eleito, pois a oposição se diz ser alternativa, mas não apresenta nenhuma proposta! Inclusive, todos os calendários e formas de mobilização de vocês é o que a diretoria do SINTEPE orienta/manda.
    Além das baixarias que vocês fazem nas Assembleias do SINTEPE, ainda não vi nenhuma Alternativa, façam valer o nome que vocês pregam!
    Aproveitando o momento, o sindicato dos profissionais do magistério de Recife (acho que esse é o nome) vai continuar filiado a CUT/CNTE ou vai se filiar ao CSP CONLUTAS? (Descupe minha ignorância, pois não sei se CONLUTAS é uma central sindical ou o nome do grupo político sindical)

    ResponderExcluir
  8. Valdênio Carvalho, não estou nem um pouco preocupada com a sua avaliação. Se você não sabe quem foi aos jornais fazer as primeiras denúncias sobre a fraude nas cédulas e as agressões sofridas por nossos companheiros no interior fui EU, Mariano, Geraldo Luis Matheus (da Oposição) e outros companheiros da Chapa 3.A denúncia foi publicada no Diário com fotos e tudo mais. Certas "coisas" que você vive falando, eu não posso provar, cabe a você que, por viver tanto tempo no sindicato (Sintepe) conhece de perto os bastidores, portanto, tem propriedade pra fazer isso. Não vou ficar usando esse espaço pra me justificar à você, há coisas mais importantes a fazer, inclusive participei intensivamente de todas as atividades programadas para os três de de paralisação e senti a falta do 'novo sindicato'na mobilização. Se quiser podemos conversar, temos reunião marcada para sábado na sede da Conlutas.Apareça.Um abraço. Maria Albênia Silva.

    ResponderExcluir
  9. Que nojeira!!!!!!!!!!!!!!Que politicagem!!!!A proposta do blog foi pro espaço!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Srª. Albênia, como você é uma das coordenadoras deste blog, solicito direito de resposta às acusações levianas, injuriosas e mentirosas publicadas neste blog pelo Sr Mariano Macedo, membro do PSTU e do Conlutas, um Stalinista que pretende vender a imagem de de grande democrata, mas não consegue respeitar aqueles que apenas divergiram de suas opiniões.

    Quando defendi minha posição não acusei ninguém. O debate deve ser travado no campo das ideias e não tentando desqualificar com mentiras aqueles que divergem.

    Prove que você não é um farsante! Peça você mesmo aos coordenadores do seu blog para me concederem o direito de resposta.

    Aproveito para solicitar o seu nome completo e endereço. A ação judicial só poderá chegar até você com estes dados. Quem não deve não teme! Quando você não faz autocrítica é porque acha que está certo, não é mesmo? Ora, se você acha que não foi anti-ético comigo, então não deve temer a ação judicial para reparar o dano que você tentou impor à minha reputação.

    Por que você se calou? Está com dor na consciências e o orgulho em reconhecer que errou não permite que você responda às minhas indagações?

    Seja sério, seja combativo, seja coerente!

    As pessoas estão agurdando a sua resposta! Não as decepicione! Não faça de conta que não leu!!!!!! Você leu o meu questionamento à sua postura autoritária. Eu quero o meu direito de resposta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

    ResponderExcluir
  11. O EDITAL foi publicado em um jornal de grande circulação como manda a lei!!!

    Caro "refém dos alunos" é esse o seu nome? Por que você não assina com o seu nome as suas opiniões. Nâo posso debeter com um anônimo! A categoria me conhece a 30 anos de ativismo ininterrupto e sabe que há pelo menos 15 anos eu venho questionando os resultados práticos das greves tradicionais.

    Espero que você se apresente para os educadores com respeito e assuma as suas opiniões...

    Valdenio Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo a sua pergunta: o meu nome não é "Refém dos Alunos", mas você pode me chamar assim mesmo ou apenas de "Anônimo", pois não quero meu nome exposto.

      Até onde sei, durante o período que você foi diretor do SINTEPE, ocupou-se com a demanda trazida por um cargo comissionado que ocupaste na prefeitura do Recife. Como não conseguiste agregar ninguém a você, a diretoria do SINTEPE preferiu te afastar e colocou outro que tem poder de mobilização. Durante o tempo de diretor do SINTEPE, parece que você não aprendeu nada, pois a diretoria do SINTEPE fraudou a eleição e você não fez nada para combater isso ou alertar a todos o que seria feito.

      Agora, você aparece com o Sindeducação, que ninguém sabe quando saiu este edital de convocação, onde foi a assembleia e quantos professores estavam presentes.

      Obs.: segundo a portaria 186/2008, o edital deve ser
      publicado simultaneamente no Diário Oficial da União e num jornal de grande circulação na base territorial. Se você fez isso, concerteza, Heleno foi lá, caso contrário, o Sindeducação nunca terá carta sindical e ainda pode ser considerado ilegal na justiça.

      Durante a última eleição do SINTEPE, você fez algo muito bom, que foi cobrar prestação de contas da diretoria do SINTEPE. Eu escutei, na véspera do primeiro dia de eleição do SINTEPE Heleno dizer, no programa de Edvaldo Morais, que no estatuto mandava realizar prestação de contas no final do mandato. Porém, a prestação de contas apresentada nas escolas foi do período de Janeiro a Dezembro de 2011 e não do período inteiro do último mandato. E o estatuto que consta no site do SINTEPE diz que a prestação de contas é trimestral. Então, ele mentiu na rádio para enganar os eleitores ou o estatuto que está disponível no site do SINTEPE está desatualizado. Sem falar que ele gastou exatamente o que recebeu, R$ 6.198.112,79! Gastou quase R$ 1,5 milhão com empregados. Isso significa que ou SINTEPE tem muitos empregados ou os empregados do SINTEPE estão ganhando muuuiiito bem.

      Sugestão 1: solicite uma auditoria nas contas do SINTEPE.

      Esta história de fazer mobilização no domingo, na praia de Boa Viagem é perda de tempo. Aposto que a tua diretoria não iria para esta mobilização. O NOVO SINDICALISMO é deixar de ser pelego, não querer aparecer sozinho e dá crédito à sua equipe.

      Veja só o que você fez: enviaste uma carta para o Diário de Pernambuco, em seu nome, onde você estava expondo sua opinião e, segundo você, o Diário de Pernambuco só publicou parte de sua carta, exatamente o trecho onde você elogiava o Governador Eduardo Campo e criticava a Greve Nacional dos Professores. Fizeste isso sem combinar nada com o seu grupo, significa que você quer aparecer sozinho. Depois que se deu mal, o teu próprio grupo, que são radicais e ideologistas, foi o primeiro a te repudiar.

      Eles estão certos, se você fizesse tudo junto com eles, isso não aconteceria.

      Sugestão 2: processe o Diário de Pernambuco por publicar sua carta pela metade ao invés de processar professores, os quais você se diz representante.

      Por fim, como você não gosta de debater com anônimo, tens a opção de me ignorar.

      Excluir
    2. Para começar não se pode ser diretor de sindicato e ao mesmo tempo ocupar cargo comissionado. Quando eu exercir um cargo como Diteror de Formação e Cidadania na PCR lançei um projeto de formação para estudantes das escolas públicas que foi muito bom.

      Deixei o cargo porque fui eleito diretor do SINTEPE, mas logo no início do mandato comecei a divergir da ala do presidente exatamento por conta das minhas cobranças - nunca atendidas - de prestação de contas à categoria.

      Segundo, a nossa posição com relação à greve foi uma deliberação da Diretoria do SINDEDUCAÇÃO. Nós, inclusive, propomos uma outra forma de luta, pois como toda a categoria sabe as greves estão muito desgastadas. Só não percebe quem não acompanha o cotidiano do movimento no país inteiro.

      Nós poderíamos ter evitado o desconto se fizéssemos como os movimetos na Grécia e países Árabes. Não aconteceu greve e mesmo assim vàris governos caíram.

      Caro colega, a nossa tese é que o movimento pela educação se torne uma causa de toda a sociedade. Nenhuma greve irá conseguir isso. Portanto temos que mudar a abordagem. Novas perguntas precisam ser feitas. Novas ideias preisam ser testadas. Novas experiências precisam ser vividas. É isso que chamamos de Novo Ativismo!!!!!

      Quanto as ações judiciais você infelismente não compareceu à primeira assembleia do ano quando divulgamos as três ações em tramitação na justiça. Então conheça agora:

      Atual diretoria do SINTEPE responde a vários processos por FRAUDE NAS ELEIÇÕES. A companhe as Ações Judiciais que tramitam contra a atual direção do SINTEPE:

      1. Ação de Prestação de Contas de 6 anos de gestão do Sr. Heleno Araújo como presidente do SINTEPE: Tramita na 11.ª Vara Cível da Comarca do Recife o processo n.º 0066847-50.2011.8.17.0001. Audiência: 05.06.2012 às 14:30 horas. A atual direção nunca prestou contas à categoria como determina o Estatuto do SINTEPE. Você já participou de alguma assembleia do SINTEPE para elaborar orçamento financeiro e aprovar contas? Quem já viu uma prestação de contas desta diretoria publicada em jornal periódico? contas?

      2. Ação de Anulação da Eleição cumulada com Destituição de Chapa: Tramita na 20ª Vara da Justiça do Trabalho da Cidade do Recife Processo n.º 0001731-95.2011.5.06.0020. Audiência: 03.05.2012 às 08:45. Esta ação tem por objeto o seguinte: demonstrar a irregularidade da prestação de contas por parte do senhor Heleno Araújo e a consequente irregularidade da inscrição da Chapa 1 para a participação do pleito, assim como de todas as fraudes realizadas nos dois dias da eleição, tais como cédulas adulteradas e etc.

      3. Ação de Cautelar Inominada com Pedido Liminar de Sustação de Ato: Tramita na 2.ª Vara do Trabalho da Cidade de Barreiros, processo n.º 0001366-31.2011.5.06.0282, promovida pela Federação dos Sindicatos e Associações de Servidores Públicos em Pernambuco – FESIASPE. Nesta ação o objeto é o seguinte: Anulação dos atos da Chapa 1 por invasão de competência decorrente da falta de registro sindical no Ministério do Trabalho. Em resumo, o SINTEPE não possui representatividade sindical. O SINTEPE filiou, de forma irregular, professores e servidores administrativos municipais em 26 cidades do interior.

      Atenciosamente,
      Valdenio Carvalho - Vice Presidente do SINDEDUCAÇÃO.

      Excluir
  12. Como você não quis dizer quando e onde saiu o edital de convocação para fundação do SINDEDUCAÇÃO, eu achei e você pode consultar no link http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=140&data=31/08/2011

    Legal, vocês marcaram a fundação do Sindicato na Câmara de Vereadores de Barreiros e no horário da noite. Local e horário bem acessíveis para categoria participar.

    Também fico contente pelo número de processos que você impetrou contra a diretoria de Heleno, digo, SINTEPE. Daqui a uns 15 anos, quando a decisão, em última instância for tomada e você e Heleno estiverem aposentados, você poderá tomar posse como presidente do SINTEPE pelo triênio de 2012-2014. É até mais fácil do que visitar as escolas do estado e convenser os professores a ficarem ao seu lado. Você pode até optar em ficar no SINDEDUCAÇÃO (onde você é apenas o vice-presidente) ou ir para o SINTEPE (onde serás o poderoso chefão).

    Sinceramente, João Marcelo Mendes tá agregando mais pessoas pelo Facebook do que você, que tá processando Heleno e ameaçando processar outros professores. E olha que ele (João Marcelo) nem está com tom de briga. Aposto que Antonieta ainda vai convidá-lo a participar da diretoria do SINTEPE (pelo grupo dela, é claro, pois Heleno não deixa mais ninguém entrar na gangue dele) no próximo mandato.

    ResponderExcluir
  13. Pois é, e o horário da noite foi indicado pelos próprios colegas da base da categoria. Segundo eles é o melhor horário de participação. À noite no interior é mais fácil para as pessoas.

    Quem é o João Marcelo?

    VC.

    ResponderExcluir
  14. MARIANO ATACA LIBERDADE DE EXPRESSÃO....


    É Mariano parece que "aquele garoto que ia mudar o mundo"..." sumiu, se escafedeu"... Cadê você Mariano? Estou esperando a sua réplica! Foi orientação do seu partido que te fez calar? E agora quais são as novas idéias e propostas?

    Diante deste silêncio posso te dizer que atacar as pessoas como o companheiro Valdênio foi atacado, só mostra que você terá muita dificuldade de se tornar uma liderança. Atacar o SINDEDUCAÇÃO, que é mais uma alternativa ao SINTEPE, é não ter visão estratégica.

    Atacar o governo do Estado sem ter capacidade de envolver a sociedade(educadores, educandos e comuidade), é não ter criatividade. Então Mariano pergunte pro seu partido se vocês pensam um dia em ser governo, ou a vida é ser de oposição.

    Pra ser oposição tem ter capacidade de elaboração de idéias e propostas que os credenciam ao merecimento da confiança das pessoas.

    Pra ser revolucionário é preciso saber apontar os caminhos que seduza o coletivo a colocar em prática aquilo que realmente acredita. Mas quem sou eu para dizer como se faz a revolução, pois não sou eu quem acha que fará a revolução sozinho.

    O que sei é que no Carnaval há quem saia no "Bloco do Eu Sozinho." Vamos primeiro pensar nos trabalhadores(professores e professoras) unificados sem acusar ou atacar ninguém!

    Tem um trecho de uma música do poeta que diz assim "...o pessoal gosta de escrachar, de ver agente por baixo, pra depois aconselhar, dizer o que é certo o que é errado, eu te avisei vai à luta, marca o teu ponto na justa, o resto deixa pra lá, porque os fãs de hoje, são os linchadores do amanhã ..."

    Além do mais Valdenio é um companheiro de uma integridade ímpar. Ninguém jamais ousou contestar a sua independência de partidos ou governos. É um pessoa extremamente inteligente, criativa e corajosa. Valdenio sempre assumiu publicamente suas idéias e nunca atacou as pessoas que discorda dele. Ele sempre está pronto para debater, mas no campo das idéias.

    Você precisa aprender muito ainda para polemizar com o velho guerreiro, Valdenio Carvalho.
    Seja mais humilde, amigo.
    Humberto Felipe.

    ResponderExcluir