sexta-feira, 2 de março de 2012

Capítulos finais

A novela do reajuste do Piso Salarial parece caminhar para a conclusão, porém mal o governo pronuncia-se sobre a questão e já tem professor mudando de opinião em relação à gestão Eduardo Campos. Inacreditável o nível de despolitização de nossa categoria, o governo nada mais estará fazendo senão cumprir a determinação da Lei, aliás coisa que anda em débito com a nossa categoria faz tempo. Para quem não lembra o governo além de destruir o Plano de Cargos e Carreiras da Categoria (até agora sem definição) anexou vantagens ao salário base e alardeou falsamente na mídia que pagava o Piso do professor. Na greve dos Trabalhadores em Educação em 2009, arrochou brutos descontos em nossos contra cheques e impediu o professor de fazer a reposição dos dias parados. Desrespeitou o artigo 31 do Estatuto do Magistério quando deixou de assegurar a gratificação de 40% sobre o vencimento base como manda a Lei 11.329/96 intensificou o sistema de fiscalização dentro das unidades de ensino, ampliou o número das discriminatórias escolas de Referência, fechou aleatoriamente turmas do Ensino Fundamental intensificando a política de municipalização entre outras coisas.
Não gente,não dá para sermos ingênuos ao ponto de ver algum 'ato de bondade' vindo do governador, este, nada mais estará fazendo senão cumprir a Lei. Coisa rara!

20 comentários:

  1. Salários aviltantes,tripla ou quádrupla jornada,desrespeito,assédio moral,agressões físicas...tudo isso junto a uma flagrante despolitização leva a nossa categoria a essa situação de contentar-se com migalhas, a não analisar conjuntura, a não lutar por nada.O SINTEPE falou hoje na Rádio Universitária e me parece que por essa entervista e pelo que temos no site da entidade não haverá maiores mobilizações este ano.Pobre categoria...Eduardo a dobrou e parece que ela aceitou o chicote!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oh! Meu Deus, agora posso comprar minha casa.
    Será?

    ResponderExcluir
  4. Eduardo recebeu do DR. Jarbas Vasconcelos,um estado sucateado e o transformou no canteiro de obras. Com certeza vai fazer muito ainda pela educação do estado.

    ResponderExcluir
  5. O presidente da CNTE, Roberto Franklin de Leão, afirmou: "Nós queremos uma negociação que não se paute somente pelo INPC e que apresente efetivamente ganho real. O espírito da Lei do Piso é de valorização dos trabalhadores de Educação. E só o INPC, vamos admitir, não é um índice que valorize". É realmente ridículo!!!!!

    ResponderExcluir
  6. O Sintepe parece estar totalmente perdido, agora que Eduardo anunciou o pagamento do piso na imprensa, o sindicato ainda fala em greve dos tres dias. Vamos nos queimar na mídia, teremos os dias descontados e o piso contunuará sendo o anunciado pelo Mec. Sabemos que o valor do piso não é o ideal, mas fazer uma greve que apenas colocará a opinião pública contra nós é uma tremenda burrice!

    ResponderExcluir
  7. Acho que a greve de 3 dias deve ser mantida sim. Se a greve fosse anulada estaríamos dando o atestado de sugmissão total a Eduardo Campos. Ele com certeza pensaria assim" é só dar uma esmolimha que os esfomeados que é a categoria abanam o rabinho.'' Devemos continuar vigilantes pois outros direitos nós foram tirados como os quinquênios,por exemplo.

    ResponderExcluir
  8. Eduardo Campos é um homem técnico, fez crescer a economia mas, o quadro social continua desastroso, basta ir a uma UPA, conhecer de perto uma escola pública para ver ver a distância entre a propaganda e a realidade do povo. Cercado de auditores fiscais em suas secretarias, prioriza Suape carro-chefe de sua aparição na mídia em detrimento das questões sociais que tato afligem a população. Fazer mais pela educação? O tempo já nos deu a resposta. Quem é professor da rede, que se desloca de uma escola pra outra feito doido o dia inteiro para poder pagar suas contas, quem trabalha em unidades quentes, como problemas na rede física estrutural, quem trabalha junto à comunidades pobres, carentes, vítimas do poder do tráfico, das drogas, sabe o que estou dizendo, os demais, ficam com as imagens midiáticas. Quanto a greve, está mantida, afinal é uma paralisação nacional.Ah! vi a notinha do Sintepe e a direção afirmando que o governo esta cumprindo o acordo feito com o sindicato? Acordo? Cumprir uma Lei federal é acordo de bastidores?

    ResponderExcluir
  9. Minha gente, nos temos é que pressionar o sintepe para reaver nosso reajuste de 60% pelo exercício do magistério. O sintepe está numa situação muito comoda, pois os professores em sua maioria não cobram nada do sindicato!!!

    ResponderExcluir
  10. Prezada compaheira Albênia, sei do seu engajamento para que sejam implementadas mudanças para nossa categoria, mas alguns argumentos seus no cometário acima, são sub produtos do capitalismo,não situações criadas por nemhum governador. Pergunto a você: Em qual estado brasileiro os problemas citados por você não existem? Lógico que queríamos que fosse diferente. Nem Lula com toda a sua boa vontade conseguiu fazer alguma coisa nesse sentido, pois essa situação é produto de muitos e muitos anos de exploração por aqueles que detem o poder econômico,(aqueles que queriam Dr. Medoncinha no governo. Lógico que esses problemas não se resolvem da noite pro dia, mas vemos ações do governo de Pernambuco que indicam que indicam uma mudança de paradigma para com os pernambucanos. Acho que o secretário Anderson Gomes é um homem sério e competente, por isso acho que deveríamoe, em face dos novos paradigmas em que vivemos, deixar de ser contra, só por ser contra, mas também reconhecermos o trabalho sério de um governante obstinado para promover as transformações de que nosso estado precisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professor Adauto = Espião de Dudu. Ele deve ter um desses cargos de confiança junto a Seduc por isso ta defendendo o Governo. Meu filho nesse blog não cabem colocações desse tipo.

      Excluir
    2. Professor Adauto.
      Pelo montante que o nosso Estado tem recebido do Governo Federal, o atual governo faz muito pouco. Aliás soube sim investir em uma máquina fiscalizadora que só serve para oprimir a categoria, como nunca antes ocorreu na história deste Estado. O que de positivo ocorreu se deve ao Governo Federal. Educação e seus trabalhadores ainda não configuram preocupação do atual governo. Até as EREM se dão a partir da parceria público privado. Será este nosso futuro? Será que isso é bom para os trabalhadores em educação e o alunado?

      Excluir
  11. Acho engraçado.... oprimem a vida inteira (pleonasmo e hipérbole) o professor e agora querem tirar uma de herói porque serão obrigados (por causa da lei) a pagar o piso!
    Em Pernambuco, o governo achatou a carreira e incorporou o salário base às gratificações, engoliu o quinquênio - para pagar o piso dos professores - agora quer dar uma de mocinho! E ainda vem falar do buraco nos cofres públicos - apesar de todo dinheiro injetado pelo MEC e da alta carga de impostos cobrados do povo. É preciso, além de trabalhar por amor, ter paciência de Jó (É demais). E ainda afirma que o salário médio no estado é 2050,00 (que cálculo?!). @#prontofalei#

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Correção:
      "incorporou o salário base às gratificações"
      ... incorporou as gratificações ao salário base...

      Excluir
    2. Correção:
      "incorporou o salário base às gratificações"
      ... incorporou as gratificações ao salário base...

      Excluir
  12. Esta novela do Piso está longe de terminar. Há uma corja de abutres, como alguns prefeitos e governadores, querendo reduzir o percentual e a forma de reajuste. Eduardo Campos não nos oferece nada, apenas implanta o que uma lei federal o obriga a fazer. Isto não é valorizar a categoria, pois é preciso bem mais que pagar o valor mínimo legal para que a nossa situação possa ser considerada melhor. Já era de se esperar que o governo propagasse sua habitual falácia e por isso devemos estar atentos para o esclarecimento da sociedade, afinal esta facilmente se volta contra a gente ludibriada por toda esta propaganda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena o modo como foi-se desconstruindo a consciência de classe da nossa categoria - depois do anúncio da implantação do piso, alguns professores já se comportam de forma amigável para com o governo - reproduzem a propaganda oficial que divulga a impressão de ter feito grande favor aos professores concedendo o aumento!! Continuaremos subjugados?! Será que nos resta a força para lutar contra o discurso de opressão que assolou a classe durante tantos anos?

      Excluir
  13. A proposta de aumento dos salários está nessa página: http://www.cepe.com.br/diario/includes/doel/box.php?ano=2012&data=20120302&caderno=6-PoderLegislativo&key=210440969a4f1536169b1620f3cee990429c315c

    Infelizmente a maioria das pessoas de nossa classe é como um cidadão que publicou uns comentários nesse tópico anteriormente. Houve esforço? Temos que reconhecer? Essa figura aí e o retrato da nossa classe, infelizmente.

    ResponderExcluir