sábado, 3 de março de 2012

Atenção professores

Mudança no reajuste do piso preocupa a CNTE



A CNTE se mantém na luta junto aos parlamentares da Câmara dos Deputados para reverter a decisão tomada pela Comissão de Finanças e Tributação da Casa, que fixou o INPC/IBGE como único fator de atualização do piso nacional do magistério.
As informações que chegam dão conta de que governadores e prefeitos estão unidos contra o substitutivo do Senado, que previa aumento real do piso para 2012 na ordem de 22,23%. O referido substitutivo mantinha o cálculo de reajuste vinculado ao valor mínimo do Fundeb, porém incidiria sobre a diferença entre os dois últimos anos de vigência do Fundo da Educação Básica.
Caso prevaleça apenas a correção da inflação pelo INPC, os prejuízos para o piso e, consequentemente, para a educação brasileira serão incalculáveis. A medida constituirá um duro ataque ao magistério, por parte dos governos federal, estaduais e municipais, e significará um contrasenso dos/as deputados/as ante a atual discussão sobre o Plano Nacional de Educação (PNE), que aponta metas específicas para a valorização do magistério e dos demais profissionais da educação. Significará, também, a negação dos desígnios da Lei 11.738 e a transformação dos esforços pela valorização de nossa categoria, depreendidos nos últimos anos, em pura retórica.
Alertamos a sociedade, os congressistas e os gestores das três esferas de governo para a gravidade do assunto, que poderá impor mais sacrifícios, perdas e decepções a uma categoria que, historicamente, sofre com os baixos salários, com a dupla e tripla jornadas de trabalho e com toda sorte de enfermidades decorrentes da exaustão provocada pelo desempenho da profissão.
A CNTE, portanto, reitera a necessidade de se garantir o mecanismo já aprovado no Senado para o reajuste do PSPN, por tratar-se de condição indispensável para a valorização do magistério e para a garantia do aprendizado com qualidade em nossas escolas publicas, onde estudam os filhos e filhas da maioria da população brasileira. Ademais, a fórmula é fruto de acordo que resultou na aprovação em uma das Casas do Congresso, e que agora tenta-se romper casuisticamente.

5 comentários:

  1. Vamos fortalecer a greve dos três dias: 14,15 e 16 de Março. Se achamos que o reajuste poderia ter sido melhor, procuremos lutar pois nos próximos anos este reajuste pode não ultrapassar os 7% e acabaremos em situação muito difício, pois lei é lei. Não podemos deixar que esta mudança prejudique o nosso futuro. Lutemos pois pela manutenção atual do reajuste do piso.

    ResponderExcluir
  2. Não ficou claro para mim. Eles podem fazer mudanças no reajuste ainda para este ano?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. O problema é que agora podem alterar o cálculo de reajuste e sendo assim o prejuízo é esperado a partir de 2013, onde o reajuste pode ser inferior aos 7%. Imagine sair de mais de 22% para menos de 7%? E pior se constar na lei do Piso não poderá ser mudado. A luta é hoje e não podemos fechar os olhos e simplesmente deixar acontecer o pior.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Concordo com você, Andreia Simone, a luta ainda não acabou - como querem fazer acreditar os meios de comunicação e o governo. Se quisermos garantir essa e outras conquistas, como a que versa sobre 1/3 de aula atividade, devemos fortalecer a greve!

      Excluir