sábado, 17 de março de 2012

PARALISAÇÃO NACIONAL da EDUCAÇÃO (15/03)

















Seguindo a agenda de mobilização,o segundo dia da Paralisação Nacional da Educação foi marcado (pela manhã)por panfletagem no Recife, Região Metropolitana e Interior do Estado. A tarde ocorreu na Sede do SINTEPE às 14 horas , debate sobre Educação e a Mulher.
Entre os participantes da mesa estavam, a deputada Teresa Leitão e a presidente da S.O.S Corpo, Carmem Silva.
Teresa Leitão, iniciou sua fala fazendo um apanhado sobre o processo de colonização portuguesa no Brasil, a catequese, o modelo de sociedade patriarcal estruturada em solo brasileiro, e as atuais conquistas femininas como, o direito ao voto, e o de exercer cargos na política. Enfatizou as dificuldades encontradas pelas mulheres no mercado de trabalho, e as discriminações que as mesmas apesar da emancipação feminina, ainda sofrem nos diversos setores da sociedade onde atuam.
Carmem Silva comentou a importância da mulher numa sociedade de domínio masculino, e lembrou o papel desta, na formação educacional familiar. Mostrou que, mesmo quando existe compartilhamento das tarefas domésticas, há uma divisão sexista do trabalho ou seja, há tarefas exclusivamente voltada para as mulheres e as, destinadas aos homens da casa.
Na hora do debate, o público presente comentou sobre as práticas de exploração infantil feminina, as músicas que denigrem a imagem da mulher, os abusos da propaganda que atendendo ao apelo do capitalismo utilizam a imagem feminina de forma inadequada, as escolas de Referências que, de forma velada sugerem , o não engravidar das professoras do quadro. E o pior, denunciou-se que, ao fixar as metas à serem atingidas pelas escolas de rede,a Secretaria de Educação reduz a pontuação da escola que apresentar em seu relatório anual , registro de gravidez entre alunas. Um absurdo injustificável. Indignada com o fato exposto, Teresa Leitão comprometeu-se em levar a denúncia para a próxima reunião da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa onde a mesma é presidente.
Ainda na fala do público, muitas queixas sobre práticas machistas nas escolas, jornada de trabalho excessiva, baixas remunerações pagas às mulheres trabalhadoras, mesmo estas, exercendo atividades igualmente aos homens. Falou-se também do mito em achar que, uma mulher na presidência traria mudanças significativas para a melhoria da situação destas, porém a eleição de Dilma Rousseff para presidente do Brasil, desfaz esse pensamento, as mulheres continuam trabalhando muito, a violência contra elas apresenta índices elevados e estas, permanecem lutando contra a discriminação, o preconceito e pela garantia de direitos que lhes são negados.

Um comentário:

  1. Srª. Albênia, como você é uma das coordenadoras deste blog, solicito direito de resposta às acusações levianas, injuriosas e mentirosas publicadas neste blog pelo Sr Mariano Macedo, membro do PSTU e do Conlutas, um Stalinista que pretende vender a imagem de de grande democrata, mas não consegue respeitar aqueles que apenas divergiram de suas opiniões.

    Quando defendi minha posição não acusei ninguém. O debate deve ser travado no campo das ideias e não tentando desqualificar com mentiras aqueles que divergem.

    Prove que você não é um farsante! Peça você mesmo aos coordenadores do seu blog para me concederem o direito de resposta.

    Aproveito para solicitar o seu nome completo e endereço. A ação judicial só poderá chegar até você com estes dados. Quem não deve não teme! Quando você não faz autocrítica é porque acha que está certo, não é mesmo? Ora, se você acha que não foi anti-ético comigo, então não deve temer a ação judicial para reparar o dano que você tentou impor à minha reputação.

    Por que você se calou? Está com dor na consciências e o orgulho em reconhecer que errou não permite que você responda às minhas indagações?

    Seja sério, seja combativo, seja coerente!

    As pessoas estão agurdando a sua resposta! Não as decepicione! Não faça de conta que não leu!!!!!! Você leu o meu questionamento à sua postura autoritária. Eu quero o meu direito de resposta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir