terça-feira, 10 de julho de 2012

NÃO QUEREMOS UM PRESÍDIO


O Governo do Estado de Pernambuco desapropriou uma área para construir um presídio de alta lotação (2.200 detentos) no município de Araçoiaba. Ocorre que Araçoiaba é uma região de mananciais. A região abriga uma APA (área de proteção ambiental), a APA Aldeia-Beberibe. A localização do presídio de alta lotação no entorno dessa área irá prejudicar o meio ambiente, não somente pelo presídio em si (com fossa, rede de esgoto etc.), como pela população que virá para povoar a área ao redor dele. Valendo salientar que a importância dessa APA é crucial não somente para Pernambuco, mas para o Brasil, pois ela abriga o maior segmento de Mata Atlântica ao norte do rio São Francisco.
Implantar um sistema presidiário desse porte numa região contendo uma bacia hidrográfica é um crime ambiental cujas consequências serão irreversíveis. (Fórum Socioambiental de Aldeia)
Foto: Maria Albênia Silva

3 comentários:

  1. Sou profissional da área ambiental... Com conhecimento de causa, desde quando esse governo se preocupa com o meio ambiente ? Em nome do progresso, SUAPE já destruiu muita coisa...

    ResponderExcluir
  2. André em Suape o governo já autorizou o soterramento da ilha de Tatuoca. Visitamos essa ilha em 2010 e há postagens sobre a mesma nesse blog, em nossa visita constatamos coisas absurdas e que fogem ao conhecimento da mídia (como sempre,moradores resistem em não sair da ilha por o lugar a garantia de sobrevivência da população, por conta disso em alguns locais a energia elétrica e a água encanada que abastece a população foram cortados, uma forma de impulsionar a saída dos moradores ribeirinhos. O lugar é simplesmente lindo, parece que estamos em outro mundo, sem barulho de trânsito,sem poluição atmosférica, com trecho imenso de mata nativa,mangues e restingas. Tudo será soterrado em nome do desenvolvimento econômico e da expansão do porto de Suape. Esse mesmo governo que autorizou um crime ambiental e com aprovação do Ibama , apareceu na TV no dia da árvore plantando mudas de plantas tropicais no Horto de Dois Irmãos, e mostrando-se muito preocupado com as questões ambientais.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir