quarta-feira, 20 de julho de 2011

Comissão e Governo

Cerca de 9.000 professores farão o curso de aperfeiçoamento em gestão escolar. A informação foi dada em reunião na tarde de ontem (19/07) pelo Secretário de Educação, Anderson Gomes. Nos cálculos do governo, em cada unidade de ensino, entre nove e dez candidatos deverão inscrever-se para participar das eleições para gestores das escolas da rede. Se aprovados no curso que será organizado pela UPE os candidatos(as) estarão aptos a participar do processo eleitoral na escola para a qual inscreveram-se. Não definiu-se ainda os critérios que irão nortear as eleições, uma equipe formada por membros do Sintepe e da Secretaria de Educação discutirá o edital na próxima segunda-feira(25/07).
A proposta apresentada pelo governo não foi bem aceita pela Comissão de Negociação uma vez que há discordância quanto a obrigatoriedade do curso como critério seletivo. O ideal seria realizar as eleições e a partir daí capacitar os gestores(as). Anderson Gomes ressaltou que a proposta não está pronta, mas, "pelo andar da carroça", certamente vigorará o desejo do governo do Estado, como de costume.
Paulo Rocha (Sintepe) chamou àtenção para o sentido das eleições diretas lembrando que, após eleitos, os gestores esquecem o compromisso com a comunidade que os elegeram e amarrados ao cumprimento de metas tornam-se meros cargos de confiança do governo.
Os burocráticos diários de classe, bibliotecas desativadas e a seleção para gestores das GREs também entraram na pauta da reunião. De acordo com o secretário, nas GREs em que os gestores não foram aprovados, haverá nova seleção, e para infelicidade de muitos, as (os) gestoras(es) não aprovadas (os) poderão participar do novo processo seletivo. Isso siginifica dizer que, poderemos (nós da Metro-Sul) amargar por mais um bom período os mandos e desmandos da senhora Sandra Farias. Para o problema das bibliotecas, disse o secretário que está avaliando a questão, quanto aos diários, comprometeu-se em desburocratiza-los ano que vem, e acrescentou que, no próximo encontro quer uma caderneta para compreender melhor a estrutura, preenchimento e funciomamento da mesma.
Sem comentários!

2 comentários:

  1. Gente, pelo amor de Deus, falar em diário de classe é um retrocesso. Hoje temos recursos como a internet onde podemos postar no site da Secretaria de Educação todas as informações, das notas ao plano de curso. Quanto à chamada, é outro retrocesso. Ao invés do cronômetro, por que não o ponto digital para alunos e professores? Falar em professor conectado e continuar com tanto papel para preencher é mesmo uma contradição.

    ResponderExcluir
  2. Se o curso será oferecido então que o candidato demonstre capacidade de exercer o cargo.Penso que quem queira concorrer ao cargo de diretor tenha que passar pelo curso e não por capacitação posterior!

    ResponderExcluir