segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Menos de 1%dos brasileiros considera as propostas de Educação como determinantes nas eleições

Menos de 1%dos brasileiros considera as propostas de Educação como determinantes nas eleições, diz Ibope
 .
Para mudar este cenário e colocar a Educação em foco nas eleições municipais, o movimento Todos Pela Educação desenvolveu projeto "No ar: Todos Pela Educação - Eleições 2008"
.
Dados preliminares de pesquisa realizada pelo Ibope revelam que 68% dos brasileiros desconhecem as políticas e ações desenvolvidas pela prefeitura no âmbito da Educação. Outro resultado alarmante é que menos de 1% dos brasileiros escolhe seus candidatos a partir da análise de suas propostas para melhorar a qualidade do ensino. Frente a este cenário, o movimento Todos Pela Educação, com o apoio do Tribunal Superior Eleitoral, desenvolveu projeto "No ar: Todos Pela Educação - Eleições 2008".
.
Com o objetivo de colocar a Educação em pauta nas eleições municipais, o projeto conta com uma série de iniciativas: 
..
  • Documento "A Educação na esfera municipal", com as principais atribuições da gestão municipal da Educação e o diagnóstico de dez temas diretamente ligados à qualidade da Educação nos municípios: Aprendizagem, Educação Infantil, Alfabetização das crianças até os 8 anos, Gestão, Regime de colaboração, Educação de qualidade para todos, Universalização do acesso escolar, Valorização do professor, Infra-estrutura, Investimento e Participação da sociedade. 
  • Campanha de comunicação de massa de TV, mídia impressa e internet, criada voluntariamente pela agencia DM9DDB, com o apoio de entidades de mídia - ABERT, GPR, FENAJ, ANJ, ABTU e IAB -, veículos de comunicação e 24 comunicadores voluntários: Ana Maria Braga, Luciano Huck, Christiane Torloni e Mariana Ximenes, da TV Globo; Ana Hickmann, Britto Jr, Eliana e Rodrigo Faro, da Record; Heródoto Barbeiro, Rappin Hood, Antônio Abujamra e Fernando Gomes (Júlio - Cocoricó) da TV Cultura; Daniela Albuquerque, Renata Maranhão, Rodolpho Gamberini e Marcelo Rezende da Rede TV; Beto Marden, Cris Poli, Lígia Mendes e Thomas Roth da SBT; Márcia Goldschmidt, Otávio Mesquita, Raul Gil e Ticiana Villas-Bôas da TV Bandeirantes e Joseval Peixoto, da rádio Jovem Pan. 
  • Mobilização do Rádio: projeto desenvolvido especialmente para as rádios, em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), que conta com o envio mensal de kits para 5.000 rádios de todo o Brasil, e continua após as eleições municipais. O primeiro kit traz depoimentos de Wagner Moura, Camila Pitanga, Britto Jr. e Gabriela Duarte, entrevistas conduzidas pelo jornalista Gilberto Dimenstein, com Daiane dos Santos, Ziraldo, Maurício de Souza e Seu Jorge, dicas do que cobrar dos candidatos, uma música sobre o tema Educação e Eleições, vinhetas de Hora Certa e Previsão do Tempo e o Boletim Rádios Pela Infância do Unicef. 
  • Portal Todos Pela Educação: (www.todospelaeducacao.org.br) No portal estão disponíveis indicadores de Educação nos estados, municípios e escolas, recomendações, sugestões de pauta, clipagem do tema nos principais jornais do País, além de todas as peças da campanha, disponíveis para download.
  • Informativo "Notícias do dia", com sugestões de pauta e clipagem do tema, por e-mail. Para receber, basta solicitar pelo endereço  contato@todospelaeducacao.org.br
.
Todas as peças da campanha e a íntegra do documento estão disponíveis no site do Todos Pela Educação: www.todospelaeducacao.org.br  
.
A mídia tem papel fundamental na incorporação do tema da Educação na cobertura das eleições municipais tanto para conscientizar a população sobre a relevância do tema, quanto para cobrar propostas concretas e qualificar o debate sobre o assunto. Somente uma grande mobilização da sociedade pode pressionar os órgãos públicos para que, nos próximos quatro anos, os novos prefeitos e secretários de Educação tenham como foco a qualidade do ensino, garantindo a 25 milhões de crianças, espalhadas em mais 134 mil escolas municipais, o direito a uma Educação de qualidade. 
.
Sobre o Todos Pela Educação*
.
O Todos Pela Educação é um movimento da sociedade civil, lançado em setembro de 2006, que conta com a participação de lideranças sociais, gestores públicos, iniciativa privada e educadores. O principal objetivo do movimento é garantir que todos os brasileiros tenham acesso a uma Educação de qualidade. 
.
Para alcançar a Educação que o Brasil precisa, foram definidas 5 Metas específicas, simples, compreensíveis e focadas em resultados mensuráveis, que devem ser atingidas até 7 de setembro de 2022:
.
  • Meta 1:. Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola.
  • Meta 2: Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos.
  • Meta 3: Todo aluno com aprendizado adequado à sua série.
  • Meta 4: Todo jovem com o Ensino Médio concluído até os 19 anos.
  • Meta 5: Investimento em Educação ampliado e bem gerido.

Dados da Educação Brasileira:
  • Apenas 2 em cada 10 alunos da 8ª série do Ensino Fundamental aprenderam o conteúdo adequado de Língua Portuguesa e somente 1 o de Matemática.
  • 62% dos jovens brasileiros de 19 anos não conseguiu concluir o Ensino Médio.
  • Repetência, evasão, falta de qualidade são problemas que afetam diariamente o futuro dos alunos e de todo o País.
  • O Brasil investe em seus alunos da Educação Básica a metade do que investe o México, oito vezes menos que a Finlândia e dez vezes menos que os EUA.
.
.
(*) NOTA DO BLOG - Esteja alerta: a direção do "Todos pela Educação" cabe a Mozart Neves Ramos, ex-secretário de educação durante o governo Jarbas Vasconcelos, isto é, hoje o sr. Ramos defende coisas que o governo do qual fez parte simplesmente ignorava.
.

Um comentário:

  1. Pior ainda, Paulo Alexandre, é assistir Jarbas na propaganda eleitoral de Raul dizer que o dito candidato fez muito enquanto era secretário de educação. O que significa trabalhar pela educação para esses políticos?Asituação das nossas escolas vai de mal a pior e ninguém faz nada nem mesmo as próprias vítimas que acabam reelegendo aqueles que não trabalham pelo bem da população!Depois fica fácil reclamar do fato de que a maioria daqueles que concluem o ensino médio hoje no estado não conseguem ingressar no mercado formal de trabalho. A violência aumenta, a fome se propaga e como decorrência disto a perspectiva para o futuro dos jovens pernambucanos é cada vez menos promissora.

    ResponderExcluir