terça-feira, 1 de novembro de 2011

Acredito que o debate é muito válido


Assim que vi a propaganda com as fotos dos componentes que concorrem na chapa 2 à eleição do SINTEPE, fiquei bastante intrigada pois, além de rostos conhecidos que sempre formaram oposição à atual diretoria, havia rostos que sempre fizeram parte da atual gestão do sindicato, e pior encabeçando a presidência da chapa. Fiquei a me perguntar o por que daquilo?

Acho que os professores de Pernambuco tem o direito de saber: QUEM REALMENTE SÃO ESTAS PESSOAS? conheço e admiro muito Albênia, companheira de luta, mas e os outros quem são? não lembro de terem posição contrária ao que de incômodo tem ocorrido com todos os profissionais da educação pública de Pernambuco.

Segue um texto de Antonieta Trindade, que como Albênia, é admirável e de reconhecida luta em prol dos trabalhadores em educação de Pernambuco, que me animou a levantar estes questionamentos:

"Aos amigos Trabalhadores em Educação

Quem conviveu ou convive comigo na militância sindical , sabe do meu respeito ao direito das pessoas expressarem suas opiniões, suas críticas e assumir posições polêmicas, principalmente quando estão em jogo os interesses coletivos.

Conheço muita gente séria, comprometida, que faz oposição à diretoria do Sintepe, e que sei que muito contribuiriam se estivessem... integrados ao nosso espaço de debate interno.

O que me inquieta é o fato de ninguém, dentre aqueles que buscam uma saída coletiva para a luta do povo, ter procurado averiguar a verdadeira motivação dos três diretores do Sintepe que formaram a chapa 2 e ocupam as candidaturas a presidente, tesoureiro e jurídico na referida chapa.

É claro que há a versão que é divulgada pelos companheiros, mas sempre é coerente ouvir o outro lado, analisar e a partir daí formar um juízo de valor.

Considero que esse é um princípio básico da justiça, e é o que move a todos que tem compromissos que vão além dos seus interesses pessoais."

4 comentários:

  1. Com a palavra os companheiros que eram da chapa 1 e agora integram a chapa 2.

    ResponderExcluir
  2. É Ramos, ninguém melhor que os companheiros dissidentes Sintepe para justificarem as motivações para suas saídas. Democracia se faz assim com espaços para críticas, sugestões ,avaliações entre outras coisas, e nosso blog é exemplo disso, veja, há um texto da vice-direção do Sintepe aqui postado enquanto no site do sindicato não temos espaço para interação alguma. Só não compreendi bem a comapanheira Andrea ter ficado intrigada ao ver minha foto junto à "aqueles rostos" como se referiu, até porque a mesma já havia feito alguns questionamentos e eu contei-lhe da composição. E se Andrea não percebeu, mesmo sem fotos de alguns, há na chapa 2 rostos conhecidos e que sempre foram Oposição, a exemplo Adriana Abreu, Geraldo Luiz, Dacio Cruz além de Mariano Macedo, Lourdes Florentino e outros que estão representando os setores.Penso que, se os companheiros que integravam a direção Sintepe nos procuram para formarmos chapa única, isto sinaliza que estes, compreenderam que a Oposição está caminhando na direção correta.
    Quanto a distribuição das 'cadeiras'( presidencia, jurídico...etc.) penso ser o que menos importa, nossa LUTA deverá ser por um sindicato que atenda aos anseios da nossa categoria.

    ResponderExcluir
  3. A meu ver a distribuição das cadeiras são importantes sim. Pessoas que aparecem em época de eleição querendo ocupar espaços importantíssimos à frente de nosso sindicato, precisam atestar que o podem fazê-lo com responsabilidade.

    De novo repito meu questionamento: QUEM SÃO ESSAS PESSOAS? POR QUE SAÍRAM DE UM LADO E QUEREM OCUPAR LUGARES QUE SÃO PILARES DE UMA INSTITUIÇÃO COMO O SINTEPE: PRESIDÊNCIA, TESOURARIA E JURÍDICO?

    Você realmente havia me informado que houve junção com três dissidentes do SINTEPE, mas não citou quem eram e os cargos que exerceriam.

    ResponderExcluir
  4. Prezada colega, Andrea Simone, prazer em conhecer. Eu sou o “desconhecido”, Valdenio Carvalho, um dos mais antigos ativistas em atividade – ininterrupta - dos movimentos sociais e dos educadores.
    São 35 anos de dedicação às causas sociais e educacionais. Em 1977, ainda com 19 anos, iniciei a minha militância no movimento estudantil da UFPE, no curso de engenharia. Naquela época, todos os Diretórios Acadêmicos estavam fechados.
    Fiz parte de um grupo de 15 estudantes que decidiu abrir as salas dos diretórios e só parei quando refundamos a UEP – União dos Estudantes de Pernambuco, 8 anos depois (fazia dois cursos ao mesmo tempo).
    Fui diretor do diretório acadêmico de Agronomia, Matemática e do Diretório Central dos Estudantes da UFRPE. Tudo era muito difícil naquela época. Em seguida, me vinculei ao movimento da Teologia da Libertação na Pastoral Universitária. Fui fundador de três associações de moradores: Sítio dos Pintos, Berardo e Zumbi.
    Fui um dos fundadores da FEMEB – Federação Metropolitana de Entidades de Bairros, inclusive, candidato a presidente no Congresso de fundação. Na educação iniciei minhas atividades na APENOPE e em seguida no SINTEPE. Organizei todo setor Caxangá, Camaragibe e São Lourenço da Mata. Visitávamos escolas de ônibus (tempo do vale A).
    Estive em todas as assembleias, ato público, greves e passeata em defesa da educação e dos educadores dos últimos 30 anos.
    Fui eleito diretor da Escola Martins Júnior (Torre) e lá criei o Projeto Escola Aberta, hoje um programa federal. O diretor da UNESCO conheceu e divulgou para todo o país o meu projeto. Onde o projeto foi implantado houve redução de até 60% do índice de violência na juventude.
    Há 15 anos criei um movimento conhecido na categoria com o nome A Luta Começa na Escola. Este movimento lançou os princípios e ideias do NOVO SINDICALISMO.
    A nossa Carta Programa está disponível no site do SINTEPE com mais de 30 propostas inovadoras. Estas propostas farão uma verdadeira revolução democrática no sindicalismo. Nesta carta estão os motivos que nos levaram a criar uma chapa nestas eleições. Por favor, leia e compare.
    Você não me conhece, eu entendo, mas pode ter certeza de que eu sou conhecido por mais de 20 mil professores e professoras desse estado, por milhares de estudantes e comunidades de Recife. Perdoe-me a falta de modéstia, mas Valdenio Carvalho é um símbolo de integridade, companheirismo, humildade, criatividade, coragem e determinação.
    A paz esteja contigo, irmã! Valdenio Carvalho, hoje candidato a presidente na CHAPA 2 OPOSIÇÃO NOVO TEMPO, NOVO SINTEPE.

    ResponderExcluir