sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A lenda do Grande Diário ou A Caderneta Mágica

E-mail da sempre talentosa e competente Profª Katia Cristina ( Esc. Alzira da Fonseca Breüel) contando uma estorinha sobre o nosso cotidiano:

O duque André Montes tornou-se o secretário de educação de um pequeno principado, outrora colônia portuguesa, pois o anterior, lorde Danúbio, se elegera Primeiro-ministro. Animado com a colocação e depois da festa oferecida pelo Palácio do Campo das Fadas em sua homenagem, despediu-se do monarca Dom Eloá Ramos e foi para sua residência. Ao deitar, com a cabeça carregada de mil projetos e ideias, tentou conciliar o sono. Quando já estava adormecendo, teve uma visão: um enorme diário de classe azul claro, surgiu a sua frente e ele, espantado e maravilhado, escutou uma voz que encheu o recinto:

_ Eu sou a mola-mestra da educação de qualidade! Eu tenho o poder de transformar vidas! Através de mim crianças e jovens obterão o conhecimento! Ouça-me e siga as minhas instruções!

No dia seguinte, o secretário André Montes já tinha em mente a chave para uma educação de sucesso - o diário mágico! encomendou réplicas na gráfica real, convocou a imprensa e disse:
_ A partir de hoje os professores do reino terão de preencher todas as páginas do diário escolar ou serão punidos!

Para melhor fiscalizar suas ordens, elegeu pessoas de sua confiança que seriam os Guardiões do Diário. Estes acompanhavam os docentes passo a passo e anotavam tudo em um livro secreto que seria entregue bimestralmente ao secretário. O professor Irino foi autuado por não preencher a caderneta. A professora Lisbete recebeu uma notificação do Ministério Público e a professora Suelen foi intimada e deverá comparecer ao Tribunal Federal em breve. Quando um aluno não consegue assimilar rapidamente a matéria, o professor o coloca em frente à caderneta e ele imediatamente aprende. Em recente pronunciamento, o imperador Dom Eloá Ramos afirmou que o Grande Diário veio para solucionar os problemas da educação em seu reino.


Kate Marrone 58, antiga repórter d'A Moita, atualmente em Notícias de Paranã-Puca.

6 comentários:

  1. quem foi eleito para pelego de eduardo campos no sintepe?

    ResponderExcluir
  2. e cadê a história de um sindicato só de professores que começou a se divulgar e que a grande maioria quer? desistiu?é brincadeira

    ResponderExcluir
  3. Brincadeira é um pseudo professor querer fazer críticas sem se identificar. Por isso nossa categoria sofre: muitos são covardes, só sabem falar pelos cantos, mas na hora H uns, como o misterioso colega abaixo, se escondem e nossa luta não tem êxito.

    Já preguei sim sindicato só para professores, esses sim são lutadores em sua grande maioria, ao contrário da maioria dos administrativos. Para mim isto é um processo que precisa ser amadurecido e observado, só assim os administrativos, quem sabe não repensam suas posturas na hora da luta e ficam de mãos dadas com os professores? Ou é isso ou que busquem sua própria representatividade sindical. A meu ver não há como ter uma categoria com dois polos que se agridem.

    Não somente administrativos, mas também muitos professores, precisam retomar o perfil de luta que tanto caracteriza a nossa categoria. Só assim seremos vencedores. A união é a saída para muitos de nossos males.

    ResponderExcluir
  4. Kátia Cristina, parabéns pelo texto, contar a rotina diária com tanta propriedade e de forma lúdica só mesmo uma professora da rede que vivencia esta situação.
    Não faltará tema para contar-se história sobre nossa categoria, ainda pouco estava pensando, administrativos da rede estadul de ensino de Pernambuco viraram oftalmologistas e nem sabiam. Receberam instrução para fazer exames de vista nos alunos das escolas, sequer questionam, mal sabem como funciona o projeto e nenhuma remuneração a mais pelo serviço extra prestado. E Eduardo Campos rumo aos 100% de aprovação popular. Eita categoria! E tome Pacto Pela Educação.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada, amigas! A gente fica tão indignada com as bizarrices desses babacas que só satirizando pra dar uma aliviada.
    Qualquer semelhança não é mera coincidência.kkkkkkkkk

    ResponderExcluir