terça-feira, 23 de setembro de 2008

Lamentável, mas acontece!!!

É lamentável a situação de total desrespeito que vive atualmente o professor. Um profissional da maior importãncia na vida de qualquer pessoa. Não existem médicos, engenheiros, advogados, etc, que não tenham passado pelas mãos do professor.
.
Mas, o que vemos hoje é uma falta de consideração generalizada com os mestres. Imaginem o que é um professor, na sua luta diária para transmitir conhecimento, ter de agüentar insultos, palavrões e às vezes, agressões.
.
Com a chegada do ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ( "ECA"), a sigla por si só já é bastante clara, o professor sente-se impotente diante de determinadas situações.
.
Vejamos: O aluno pode mandar o professor para PQP, OU TOMAR NAQUELE LUGAR, e o profissional tem de ficar calado, afinal é uma "criança" ou um "adolescente".
.
O professor como um educador, não pode revidar com palavras no mesmo tom e pior ainda, se partir para uma agressão.
.
O que temos em contra-partida, é um ESTATUTO DO MAGISTÉRIO ultrapassado, totalmente obsoleto, que ainda hoje é usado como uma tábua de salvação. Mas, que na verdade em nada protege o professor!
.
Confira alguns casos bastante comuns noticiados no dia-a-dia:

2 comentários:

  1. O noticiário de hoje deu conta de um caso de "agressão" a um desordeiro por parte de um professor, que perdeu a paciência após ser desrespeitado. O professor segurou a "vítima" pelo braço, ocasionando (supostamente) arranhões no coitado. Resultado: professor respondendo inquérito policial como se fosse um bandido e o malandro posando de inocente!

    ResponderExcluir
  2. Existe um departamento na GRE que atende exclusivamente "os direitos dos alunos" salvo engano, chama-se DENSE, enquanto as agressões sofridas por profissionais em educação em exercício da função não há instituição alguma que parta em defesa da tão sofrida categoria.
    Atualmente somos foco de atenção, resposabilizados pela crise educacional, somos violentamente criticados pela mídia e por parte da sociedade que desconhece a rotina de um trabalhador em educação.Obrigados a aguentar insultos e ameaças de certos alunos que, nem merecem assim ser chamados uma vez que não cumprem com suas obrigações, ainda enfrentamos governos que nos humilham com salários miseráveis e práticas ditatoriais.

    ResponderExcluir