quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

FEDERALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

Há uma petição pública com o objetivo de FEDERALIZAR A EDUCAÇÃO, o que, talvez, resultasse em melhorias na dignidade salarial do professor e na dignidade da escola pública (digo talvez porque, poderia acontecer tudo, inclusive nada). Eu assinei, pois a escola pública, em nível estadual ou municipal aqui em Pernambuco não vai passar disso que se vê aí e que esse blog denuncia constantemente.
Quem quiser assinar e divulgar, segue o link abaixo.

http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2012N22212



3 comentários:


  1. repasse se concordar >Abaixo assinado antipartidário pela educação brasileira>
    http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2013N35907
    Assisti na tv a discussão da comissão(aliás muito democrática)participação de pedagogas e da senadora Maria Amélia Lemos e do ministro da educação :Apoio a federalização(governo federal cuidar de tudo) das escolas,do maternal às universidades,6,4 % do PIB pode em 20 anos colocar todas as escolas do país em tempo integral,com refeitórios e vestiários e 9 mil reais de salarios para todos os professores.Quando foi p trazer a copa LULA disse tragam que nós fazemos.porque com a educação não?(CRISTOVAM BUARQUE) na Comissão de Educação
    1.temos uma brecha no ensino do 6º ao 9º ano que fica pros professores tentarem salvar os alunos no ensino médio,inadmissivel nossos alunos podem muito mais que isso.
    2.Em paises como portugal por ex que é horario integral os professores passam tema de casa todo dia menos sexta feira e podem puxar os alunos pelo nivel do mais aplicado da turma,conhecem bem seus alunos ,suas possibilidades.E os professores não ficam sobrecarregados ,há uma divisão de disciplinas alternativas ,artes ,Ed. Física,visitas a museus,até uma disciplina chamada EVT educação visual e tecnológica,ensina coisas q a vida não ensina e não vamos aprender na maioria das universidades como uma mistura de arte com informática e tecnologia,pura criatividade com uma grande base.
    3.Alguns municipios é claro nao se esforçam , mas muitos prefeitos nao tem dinheiro suficiente pra colocar a educaçao em tempo integral,ainda é um país desigual,temos que mudar iss,porque nossos filhos tem esse direito,trabalhamos muito.
    4.Professor é professor em qualquer parte do país , eles tem que receber salários iguais,receber direto do MEC , muitos estados não estão conseguindo nem pagar o piso salarial.
    5.Oque nossos filhos estão fazendo do 6º ao 9º ano? É preocupante ! A maioria deixa de estudar por não sentir prazer ,é assim que formamos marginais( estou comentando de forma generalizada a situação de estados e municipios). Na china perguntaram para uma pedagoga brasileira ... meio turno? Mas e oque voces fazem com as suas crianças no outro turno?
    6.Isso não é criar ditadura ,do jeito que está temos que admitir está uma bagunça ,os currículos não se entendem,os salários são desiguais e nossa proposta é que a cultura regional permaneça,só passaremos a administração dos recursos ao MEC, e pode –se discutir uma base nacional de grade curricular respeitando a arte e a musica regional e as necessidades que os alunos tem no seu futuro econômico e profissional regionalmente.
    7.me disseram o seguinte: Mesmo que consigamos um dia a federalização de educação, o que de fato nós queremos é que a lei seja respeita e cumprida, o que não vem acontecendo com a lei do Piso e do FUNDEB(Claudecio Guilherme da Silva), e vocês acham que do jeito que está vão cumprir?Não é melhor a gente controlar,fiscalizar , exigir de um órgão centralizado? Os estados e municípios já não estão cumpindo faz tempo.
    ACEITO MAIS ARGUMENTOS.Eu nao tive nem FIES quando prestei vestibular então vamos aproveitar ,lutar por nossos filhos e também voltar às universidades.Demoramos muito pra entender a frase" A educação faz o futuro de um país" ,sentimos isso na pele durante anos ,ficamos um país dependente até economicamente e em muitos setores ainda temos que sair da dependencia,como nas pesquisas de todo tipo,porque iniciativa privada não incentiva pesquisas ,é caro e demora,temos que federalizar tudo e insistir com o governo federal.SOU PATRIOTA E OS PATRIOTAS QUE ME SIGAM
    http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2013N35907

    Bianca Becker Tietböhl

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  2. repasse se concordar >Abaixo assinado antipartidário pela educação brasileira>
    http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2013N35907
    Assisti na tv a discussão da comissão(aliás muito democrática)participação de pedagogas e da senadora Maria Amélia Lemos e do ministro da educação :Apoio a federalização(governo federal cuidar de tudo) das escolas,do maternal às universidades,6,4 % do PIB pode em 20 anos colocar todas as escolas do país em tempo integral,com refeitórios e vestiários e 9 mil reais de salarios para todos os professores.Quando foi p trazer a copa LULA disse tragam que nós fazemos.porque com a educação não?(CRISTOVAM BUARQUE) na Comissão de Educação
    1.temos uma brecha no ensino do 6º ao 9º ano que fica pros professores tentarem salvar os alunos no ensino médio,inadmissivel nossos alunos podem muito mais que isso.
    2.Em paises como portugal por ex que é horario integral os professores passam tema de casa todo dia menos sexta feira e podem puxar os alunos pelo nivel do mais aplicado da turma,conhecem bem seus alunos ,suas possibilidades.E os professores não ficam sobrecarregados ,há uma divisão de disciplinas alternativas ,artes ,Ed. Física,visitas a museus,até uma disciplina chamada EVT educação visual e tecnológica,ensina coisas q a vida não ensina e não vamos aprender na maioria das universidades como uma mistura de arte com informática e tecnologia,pura criatividade com uma grande base.
    3.Alguns municipios é claro nao se esforçam , mas muitos prefeitos nao tem dinheiro suficiente pra colocar a educaçao em tempo integral,ainda é um país desigual,temos que mudar iss,porque nossos filhos tem esse direito,trabalhamos muito.
    4.Professor é professor em qualquer parte do país , eles tem que receber salários iguais,receber direto do MEC , muitos estados não estão conseguindo nem pagar o piso salarial.
    5.Oque nossos filhos estão fazendo do 6º ao 9º ano? É preocupante ! A maioria deixa de estudar por não sentir prazer ,é assim que formamos marginais( estou comentando de forma generalizada a situação de estados e municipios). Na china perguntaram para uma pedagoga brasileira ... meio turno? Mas e oque voces fazem com as suas crianças no outro turno?
    6.Isso não é criar ditadura ,do jeito que está temos que admitir está uma bagunça ,os currículos não se entendem,os salários são desiguais e nossa proposta é que a cultura regional permaneça,só passaremos a administração dos recursos ao MEC, e pode –se discutir uma base nacional de grade curricular respeitando a arte e a musica regional e as necessidades que os alunos tem no seu futuro econômico e profissional regionalmente.
    7.me disseram o seguinte: Mesmo que consigamos um dia a federalização de educação, o que de fato nós queremos é que a lei seja respeita e cumprida, o que não vem acontecendo com a lei do Piso e do FUNDEB(Claudecio Guilherme da Silva), e vocês acham que do jeito que está vão cumprir?Não é melhor a gente controlar,fiscalizar , exigir de um órgão centralizado? Os estados e municípios já não estão cumpindo faz tempo.
    ACEITO MAIS ARGUMENTOS.Eu nao tive nem FIES quando prestei vestibular então vamos aproveitar ,lutar por nossos filhos e também voltar às universidades.Demoramos muito pra entender a frase" A educação faz o futuro de um país" ,sentimos isso na pele durante anos ,ficamos um país dependente até economicamente e em muitos setores ainda temos que sair da dependencia,como nas pesquisas de todo tipo,porque iniciativa privada não incentiva pesquisas ,é caro e demora,temos que federalizar tudo e insistir com o governo federal.SOU PATRIOTA E OS PATRIOTAS QUE ME SIGAM
    http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2013N35907

    Bianca Becker Tietböhl

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  3. Acredito que a federalização possa ser uma ótima alternativa para a educação no Brasil. Temos sempre ótimos resultados por parte de alunos oriundos do ensino federal. Sem falar na valorização acerca do trabalho docente!

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