sexta-feira, 5 de abril de 2013
SERÁ QUE TEMOS MOTIVOS PARA UM ENFRENTAMENTO PAREDISTA COM ESSE GOVERNO?
Por Edvaldo N. Lima
SINTEPE /Regional Mata Sul (Palmares)
SERÁ QUE TEMOS MOTIVOS PARA UM ENFRENTAMENTO PAREDISTA COM ESSE GOVERNO?
Eis alguns motivos:
1) Continuamos recebendo o PIOR SALÁRIO DE PROFESSOR DE TODO O BRASIL e nem sequer a inflação de 2012 (6,2%) ou o percentual do reajuste federal do Piso (7,97%) esse governo acha que merecemos.
2) Trabalhamos em meio a uma série de COBRANÇAS ESDRÚXULAS E INEFICAZES uma vez que falta o devido apoio e as devidas condições para a realização de um trabalho com melhor qualidade.
3) Trabalhamos em meio a uma série de PRESSÕES E AMEAÇAS que promovem um clima ruim no ambiente escolar (terrorismo psicológico).
4) Trabalhamos em meio a uma série de IMPEDIMENTOS OU NEGAÇÃO de direitos como, por exemplos:
A) DO GOZO DA LICENÇA PRÊMIO.
B) DA READAPTAÇÃO DE PROFESSORES DOENTES;
C) DA LICENÇA MÉDICA POR CONTA DA CENTRALIZAÇÃO DA JUNTA MÉDICA NA CAPITAL;
D) DO TRATAMENTO DE SAÚDE POR CONTA DA SITUAÇÃO CADA VEZ MAIS PRECÁRIA DO SASSEPE.
E) AO ATESTADO MÉDICO (o professor não tem mais direito nem a adoecer).
F) A TRAVA DO 207 QUE “FORÇA” OS ADMINISTRATIVOS PRÉ-APOSENTADOS A TRABALHAREM MAIS 5 ANOS ALÉM DO TEMPO NECESSÁRIO.
G) A FALTA DE DIÁLOGO COM OS PROFESSORES, PRINCIPALMENTE OS QUE ESTÃO EMEFETIVO EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA, COMO NO CASO DO FECHAMENTO DE TURMAS E DA IMPLANTAÇÃO DO FAMIGERADO CRONÔMETRO SEM OUVIR OS PROFESSORES.
(Esse governo não debate educação com os professores, principalmente os que estão em efetivo exercício, as coisas chegam prontas e impostas. É como se eles (os políticos) entendessem mais de educação do que quem está há vários anos nas trincheiras docentes – São muitos os que nem da área da educação são e outros que já estão há alguns anos fora do efetivo exercício docente, QUERENDO,
PEJORATIVAMENTE, ENSINAR PROFESSOR EXPERIENTE A ENSINAR).
H) ETC, ETC, ETC...
5) Perdemos, PARA ESSE GOVERNO, a nossa gratificação pelo exercício do magistério e nossos quinquênios e as gratificações que não perdemos foram congeladas a exemplo do difícil acesso e locomoção.
6) Houve o DESMONTE DO NOSSO PCC (Plano de Cargos e Carreiras).
ESSE GOVERNO REBAIXOU TODOS OS PERCENTUAIS DO PCC, A SABER:
A) Os percentuais entre as Classes Salariais, de 12 para 10%.
B) Os percentuais entre as faixas salariais, de 3 para 2,5%.
C) Os percentuais entre as matrizes do professor com formação em magistério e a do professor com Licenciatura Plena, de 37 para apenas 5%. (FOI ESSE REBAIXAMENTO O NOSSO MAIOR PREJUÍZO).
D) Os percentuais entre as matrizes do professor com Licenciatura Plena e a do professor com Especialização, de 15 para 13%.
E) Os percentuais entre as matrizes do professor com Especialização e a do professor com Mestrado, de15 para 14%.
F) Os percentuais entre as matrizes do professor com Mestrado e a do professor com Doutorado, de 19para 15%.
7) FOMOS IMPEDIDOS, ILEGALMENTE, DE REPOR AS AULAS DA GREVE DE 3 DIAS DA CNTE. DE UMA SÓ VEZ FORAM NEGADOS OS DIREITOS DOS ALUNOS E DOS PROFESSORES.
Etc. Etc. Etc...
• E O QUE DEVEMOS FAZER CASO O GOVERNO NÃO AVANCE NAS NEGOCIAÇÕES?
• Esperar e continuar negociando com uma rodada de negociação por mês?
• Entrar em Greve por tempo indeterminado?
• Marcar um calendário de paralisações alternadas?
• Realizar atos públicos com passeata na capital e nas cidades sedes das Regionais?
• O que fazer???
Venha participar da Assembleia!
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Devemos ser professores e dar a sociedade a real situação da escola pública. Não entendo como as escolas estaduais ainda tem um percentual de aprovação entre séries relativamente tão alto, em relação a qualidade do alunado. Se nós professores fizéssemos nossa parte teríamos ai uma faixa de 30% de aprovação e o governo nos procurando para começar uma negociação descente. Não não iriamos estar descontando nos alunos, e sim fazendo nosso trabalho como ele deveria ser. E o desempenho do governo no ano de eleição seria o pior possível.
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