quinta-feira, 21 de maio de 2009

Escolas de Referências

Profissionais terão oportunidade de conhecer o sistema de normatização das Escolas de Referência Assessoria de Comunicação
Para aprofundar o conhecimento sobre a legislação educacional de gestores e secretários das 103 Escolas de Referência em Ensino Médio do Programa de Educação Integral a secretaria de Educação (SE) realiza nesta quarta (20), quinta (21) e sexta-feira (22) o I Encontro de Normatização das Escolas de Referência. A iniciativa, que faz parte das ações da Formação Continuada implementada pela Gerência de Normatização do Ensino (GENE) da Secretaria Executiva de Desenvolvimento da Educação, acontece no Portal de Gravatá.A abertura do encontro será feita pela secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação, Aída Monteiro. A programação, que será passada ao grupo através de palestras e oficinas, abordará as Instruções Normativas compostas pelas seguintes temáticas: Sistemas de Avaliação da Aprendizagem; Travessia; Paralisação, Extinção e Descredenciamento; Arquivamento e Incineração; Escrituração Escolar; Elaboração do Regimento Escolar; Estudo no Interior; Classificação e Reclassificação; Educação de Jovens e Adultos Fundamental e Médio. O objetivo é facilitar a relação dos técnicos e dos gestores com os procedimentos educacionais legais e aos instrumentos normativos vigentes em prol da garantia dos direitos humanos à educação. “Essa é uma oportunidade para todos os que fazem as Escolas de Referência aprofundar o conhecimento na área de Legislação Educacional e esclarecer ainda mais temas tão presentes no dia-a-dia escolar”, ressalta o gerente geral do Integral, Paulo Dutra. Para a gerente da Gerência de Normatização do Ensino, Vicência Torres, é fundamental que os gestores e técnicos das Escolas de Referência vivenciem esta capacitação. “As Escolas de Referência tem especificidades, como a jornada de aula em regime semi-integral e integral, e a diretriz pedagógica. Mas todos os instrumentos normativos são acessíveis às escolas que têm formato diferenciado”, afirma a gerente. Integral – Proporcionando a cerca de 33 mil estudantes jornada de aula ampliada, vivência laboratorial e Educação Profissional, o Programa de Educação Integral tem como objetivo reestruturar o Ensino Médio pernambucano. Composto por 103 Escolas de Referência em Ensino Médio espalhadas do Litoral ao Sertão do estado, a meta é, até 2010, atender 100 mil estudantes, chegando a um total de 160 unidades com jornada ampliada.

Recebi da companheira Adriana Abreu, em 21/05/2009 que, ao ler a matéria lembrou-se do drama vivido pelos professores e alunos da escola-galpão ( onde leciono) criada a partir da formação do 'Centro' ( de exclusão) em Camaragibe. Albênia.

4 comentários:

  1. Seria interessante visitar também as 'sobras'dos Centros de Referências. O Galpão chamado agora de Torquato, o GP da rua do Hospício são exemplos claros das desigualdades existentes entre os dois sistemas de ensino existente na rede pública. Os 'Centros' são dotados de todo um aparato especial inclusive bancado em parte pela iniciativa privada. As 'Periferias', representadas pelos alunos do ciclo regular, como os instalados no Galpão em Aldeia, sequer possuem livros para estudar, além de não contarem com biblioteca e espaço para recreaçãoe e para Educação Física. E todo esse caos é de conhecimento da SEE/PE e do senhor Paulo Dutra ( o pai dos Centros).
    É muito bom fazer propaganda mostrando apenas uma cara da moeda.

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  2. Os Centros Experimentais implantados pelo Governo do Estado, são
    verdadeiras ilhas da educação.
    Enquanto temos escolas com tetos desabando, nestes Centros
    Experimentais a realidade é bem diferente. Parecem escolas do primeiro
    mundo, onde é possível encontrar as tecnologias mais avançadas.
    Por outro lado, temos centenas de alunos estudando em escolas com os
    mais diversos problemas.
    Só pra se ter uma idéia, nos Centros Experimentais a merenda é
    terceirizada, variando o cardápio a cada dia.
    Enquanto na maioria das outras escolas não tem água nem pra
    beber,imaginem pra cozinhar, lavar as panelas, etc.
    É comum nas escolas, pedirem dinheiro aos professores para
    comprar água mineral.
    Pergunto: Será que nos Centros Experimentais, essa prática também acontece?
    Parece que nos Centros Experimentais tudo tem, enquanto nas demais
    escolas falta tudo.

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  4. interessante, aqui na Cidade de Altinho, a direção de uma escola de referencia ( Prof. Francisco Joaquim de barros correia ) está proibindo o uso de calça Djins, e exigindo que os pais comprem uma calça que escolheram como uniforme!! em outra cidade o governo deu blusa, calça, e sapato, mais aqui só vem a blusa!!! e nao permitem que os alunos usem algum tipo de sandalia , só tênis !! onde os proprios professores e direção usam sandalias calça djins e stc!! é brincadeira !!!

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