sábado, 12 de janeiro de 2008

Excelência no discurso

O Jornal do Commercio deste sábado, 12 de janeiro, traz uma matéria que ressalta os chamados “centros de excelência”, unidades escolares que destoam completamente da realidade das escolas públicas de nossa rede estadual. Estes centros oferecem uma estrutura diferenciada aos seus alunos do nível médio, com cargas horárias reforçadas, material didático, alimentação, aprimoramento profissional, enfim, tudo aquilo que falta para a grande maioria dos alunos da rede pública pernambucana. Estas “ilhas” num oceano de indigência são lustrosas demonstrações de que o ensino público poderia ser oferecido com qualidade. O problema é que esta qualidade não foi universalizada – o que, segundo a Secretaria de Educação, ocorrerá apenas em 2014 – e enquanto isso a maioria dos alunos terá que conviver com um turbulento processo de formação com falte de professores e de condições básica para o estímulo e possibilidade de aprendizagem.
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Fora dos centros de ensino que são festejados, as “telessalas” da Fundação Roberto Marinho seguem “acelerando” a formação de alunos à toque de caixa sem garantia de qualidade educacional e os magnânimos e burocráticos “educadores de gabinete” promovem alterações nas matrizes curriculares sem realizar o mínimo contato com os educadores legítimos que estão nas salas de aula. É preciso que a Secretaria busque explicar aos alunos da rede que não estão sendo contemplados pelos milagres promovidos nos centros de excelência o porquê desta segregação.
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Cabe fazer também questionamentos relativos à situação dos professores diante deste quadro. Como é mencionado na reportagem, os educadores que lecionam nos centros recebem remunerações que também destoam de seus colegas que trabalham no limbo da precariedade. Ora, o serviço não é mesmo? Ou será que a maioria dos professores, assim como os alunos que estão fora dos centros de excelência, também valem menos que os beneficiados pelo sistema de exclusão?
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O governo está alardeando a promoção de mudanças. E mesmo com o anúncio das mudanças que são aparentes, nada, absolutamente nada, é afirmado sobre a triste condição pernambucana de ter o pior salário de professores em todo Brasil. O governo tem algo a dizer a este respeito? E ainda há quem afirme que mudanças estão em andamento!

2 comentários:

  1. Nosso governador realmente é um ótimo orador, possui discurso que convernce apenas aqueles que não vivenciam o caos em que se encontra há décadas a educação pública em Pernambuco. Professores e alunos da rede pública do Estado, que oferece o pior salário do Brasil aos seus docentes e possui o pior desempenho de ensino também, dizem chega, chegamos ao extremo da tolerância, não há como pensar em prometer melhorias na qualidade de vida da população nos mantendo nesta situação caótica. Chega de falsas promessas. Não queremos mais discursos formidáveis mas sim ações concretas que nos retirem desse caos em que estamos submersos!!!

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  2. As insanas medidas ditadas pelo governo para os trabalhadores em educação, são classificadas pelo mesmo com política de INCLUSÃO.
    Imaginem se fosse o contrário...

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