terça-feira, 8 de janeiro de 2008

CADÊ A DIVULGAÇÃO DAS FINANÇAS DO SINTEPE?

Essa história de que o povo brasileiro sofre de amnésia é balela. Não podemos generalizar. Eu, por exemplo, lembro-me muito bem quando uma das reivindicações do professorado em assembléia em tempos de greve em 2007 foi de que o SINTEPE colocasse no sítio da entidade os números dos gastos com as atividades, divulgação e etc. Uma coisa me deixou um tanto quanto curioso e me leva a fazer uma pequena e simplória pergunta: por que o SINTEPE não publica o montante gasto com as atividades do sindicato, por que não há uma prestação de contas, haja vista que um órgão de classe "tão conceituado", representante de uma das classes mais sofridas do funcionalismo público em Pernambuco deveria manter a transparência para com o numeroso efetivo que representa?
.
Gostaria de lembrar que o sindicato não se faz para uns poucos beneméritos e sim para toda constelação de trabalhadores, que arduamente vêm desenvolvendo suas atividades e lutando pela constituição de uma educação mais justa para todos, ou seja, para aqueles que lhes dão operacionalidade e para aqueles também, que recebem os benefícios dela.
.
A falta de visibilidade quanto aos gastos do sindicato deve ser corrigida para que nós professores e todos aqueles envolvidos em educação no Estado de Pernambuco possamos analisar como é aplicado os recursos destinados à entidade.
.
Já que não há uma transparência por parte da secretaria de educação quanto às decisões de assuntos que deveriam ser discutidos com a classe, pelo menos a entidade que nos representa deveria rumar no sentido contrário, mostrando com clareza o trabalho desenvolvido, que recursos foram canalizados para determinadas áreas de atuação do sindicato.

7 comentários:

  1. É justo que a base queira saber e necessário que a direção sindical divulgue suas contas publicamente. Verba sindical não deveria ser mistério!

    ResponderExcluir
  2. Consultei o link das finanças do SINTEPE e não constava nada lá, a não ser informações que de nada tinham haver com as contas do sindicato.

    ResponderExcluir
  3. Esse é um ponto importante para toda a categoria, dizer onde e como são gastas as nossas contribuições suadas ao sindicato. Será que podemos solicitar isso de forma mais formal? ou seja o ministério público poderia intervir?

    ResponderExcluir
  4. Esta proposta foi apresentada por mim e aprovada na assembléia do dia 06/07/2007 e rubricada pelo próprio Heleno - Tenho o documento original rubricado pelo próprio.
    Entre os vários itens, tem este:

    Item 8.Departamento Financeiro com suas respectivas receitas e despesas mensais e anuais, assinadas inclusive, pelo contador desta Entidade.

    Pelo visto, só entrando com uma representação no Ministério Público.

    ResponderExcluir
  5. COMPLEMENTANDO:

    A PROPOSTA FOI APROVADA EM SUA TOTALIDADE (TODOS OS OUTROS ITENS) NA ASSEMBLÉIA DE 06/07/2007.

    ResponderExcluir
  6. Em fevereiro vamos solicitar junto ao sintepe o cumprimento desse compromisso com a categoria, afinal eles( a atual diretoria) são tão "ocupados" que talvez nem tiveram tempo para uma coisa tão desimportante quanto a prestação de contas com a categoria!!!

    ResponderExcluir
  7. Caros colegas a direção do nosso sindicato não gosta de falar em prestação de contas para não lembrar que os professores estão com dificuldades para pagar suas contas e portanto isso não é da conta deles.
    Ranieri

    ResponderExcluir