domingo, 13 de janeiro de 2008

"Centro de Excelência"

A Escola Tito Pereira de Oliveira localizada em Aldeia/Camaragibe (onde leciono) será Centro de Ensino Experimental e entrará em funcionamento em fevereiro de 2008. O boato circulou pelos corredores da escola no final do ano passado, digo"boato"porque ninguém sabia ao certo se a notícia era verdadeira ou não.
Os professores não haviam sido informados oficialmente sobre o Projeto, a expectativa, o falatório e a confusão generalizou-se.
Quarta-feira (7/jan.) soube através de uma colega de trabalho que estava acontecendo na escola (9 horas) uma reunião com a presença do pessoal de Secretaria de Educação, da GREE, alguns professores (convidados), o vereador Eduardo Napoleão e componentes da direção.
O assunto em pauta era à apresentação (por parte da direção) do Projeto (Centro Experimental) aos profesores presentes.
Alguns fatos deixaram-me desconfiada: Não fui convidada para o evento, enquanto isto o vereador (Eduardo Napoleão, que utiliza o espaço da escola para promover-se politicamente) estava lá, o encontro foi realizado em período de férias para os professores e, o "nosso" sindicato não estava presente.
Entrei em contato com outros colegas e soube que os mesmos, também não haviam sido convocados para a reunião ( houve seleção), liguei para o Sintepe registrando e denunciando o fato e fiquei sabendo que em outras outras Unidades de Ensino estavam acontecendo reuniões (tratando do mesmo assunto) sem o conhecimento do sindicato.
De acordo com a pessoa que atendeu-me, a instituição estava solicitando em caráter de urgência uma reunião com equipe de Secretaria de Educação cobrando esclarecimentos sobre tal fato.
Interessante, coisas dessa natureza acontecendo e o Sintepe nada sabe, assim, nada nos informa. Quando em plenária (após a greve) solicitamos (Oposição/Sintepe) ao sindicato, assembléias mensais a proposta foi derrubada, em discurso, o presidente da instituição defendia encontros apenas quando necessários ou seja, quando houvesse assuntos de interesse para tratar com a categoria.
E o que vem acontecendo não é de interesse para a categoria?
Ou será que os profissionais em educação estão satisfeitos com a disseminação das telessalas, as matrículas realizadas pelo 0800, o Piso Salarial que anda esquecido, as escolas desestruturadas que encontraremos no início das aulas, a implantação dos Centros Experimentais sem prévia discussão com os trabalhores em educação, alunos e comunidade?
Falta vontade política, parece-nos que a única preocupação da "nossa" entidade sindical no momento, é com a ida ao Congresso da CNTE em Brasília (17 a 20/ jan.)
Não dá mais para aceitar tanta omissão, o sindicato afirma ser contra uma série de medidas adotadas (ditadas) pelo governo para os trabalhadores em educação mas, não consegue impedí-las de serem implementadas.
Precisamos nos moblilizar e cobrar posturas concretas do sindicato em relação às questões que importunam a categoria. Só a mobilização fortalece a LUTA.
Estamos em ALERTA !

20 comentários:

  1. Não há coisa pior do que SINDICATO PATRÃO.

    Lutamos tanto para termos como resultado isto: omissão...omissão...omissão.

    ResponderExcluir
  2. A cada dia que se passa fico mais decepcionada com nossa representação sindical. Omissa, não busca defender nossos interesses. O que vai acontecer como os professores das escolas selecionadas para serem centros experimentais? Até onde sei, há seleção interna para se trabalhar lá, pois se pede dedicação integral.
    É preciso se fazer algo. Não podemos nos tornar marionetes nas mãos daqueles que não demonstram compromisso conosco nem com os discentes das escolas públicas do Estado.

    ResponderExcluir
  3. Não há qualquer sombra de dúvida: ESTA DIREÇÃO SINDICAL É COMPLETAMENTE INÚTIL!

    ResponderExcluir
  4. peraí, deixa eu entender. vocês são contra os centros de excelência? eu acho que toda a educação deveria ser de excelência. o governo tem mais é que implementar. á claro que de maneira transparente e construindo escolas para atender a toda a nossa população. o sintepe não deve impedir uma coisa que vai melhorar a educação, mas sim fiscalizar para que haja responsabilidade e transparência.

    ResponderExcluir
  5. Lutamos pela melhoria do ensino para que a excelência seja um padrão universal. Discordamos da maneira excludente que tem sido empregada pela Secretaria da Educação para a implantação deste tipo de padrão. Questionamos a falta de democracia e a imposibilidade imposta para que os professores façam parte deste processo ativamente. Não há tranparência e estamos nos referindo a isto.

    Além do mais, os centros de excelência não podem ser joguetes eleitorais nas mão de ninguém - Mendoncinha fez isso em sua campanha, por exemplo.

    ResponderExcluir
  6. Somos contra as políticas de exclusão e a proposta neoliberal que vêm junto aos "Centros".

    ResponderExcluir
  7. É lamentável,refiro-me a matéria "Centro de Excelência" !!.. Acho que o Governador e o Secretário de Educação foram muito felizes, e souberam valorizar os programas como este de Centros de Ensino Experimental implantando em lugares como a Escola TITO PEREIRA, em Aldeia - Camaragibe.
    Fico triste na divulgação de falsos comentários, pois estive na reunião da quarta-feira dia (7/Jan) na qualidade de representante de òrgão não governamental e a-político.Afirmo que na referida reunião não ví nada de caráter político ou partidário, bem como, não houve presença de qualquer Vereador, e, se alí estivesse teria que ser a favor dos assuntos que foram tratados junto às comunidades, professores e entidades representativas de Camaragibe.(Citamos: Associações de Moradores, (ví umas três), Rotary de Aldeia, Fórum Sócio Ambiental de Aldeia e outras além das comunidades presentes. Ausência total de qualquer político,que aliás essa ausência deve ser cobrada,pois a participação politica sempre se faz necessário em todas ações públicas.

    ResponderExcluir
  8. Quem vive de boatos deveria residir em Brasília (capital do boato) e não em Camaragibe...!!! É puro boato mesmo, só poderia ser de corredores mesmo !!!.... Mas afinal somos professores do Estado e não vivemos sem boatos....Concordo com as colocações do competente professor que estava ao meu lado na reunião daquela quarta-feira (07/JAN) juntamente com todo pessoal da Secretaria de Educação e Comunidades.

    ResponderExcluir
  9. "CENTRO DE EXCELÊNCIA" refiro-me ao comentário feito pela Profª ALBÊNIA.
    Colega profesora,

    Infelizmente não ví sua presença na reunião da quarta-feira dia(07/JAN). Eu realmente estava lá na qualidade de comunidade comprometida com o social de Aldeia. Também esta lá para externar,na qualidade de Presidente da Associação dos Moradores do Município de Camaragibe, o desejo das comunidades que lutam para melhoria da qualidade do ensino.
    As suas queixas que se refere ao Sindicato merece nosso respeito, pois se trata de uma opinião própria. Tenho o dever de informar a Cara Colega, as pessoas e entidades que se faziam presentes: ROTARY ALDEIAL (do qual sou membro); FÓRUM SÓCIO AMBIENTAL DE ALDEIA; ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DE VERA CRUZ; Professores; Representantes da Secretária de Educação; Diretora do PROCENTRO; Comunidades; Representante do Gremio Estudantil da Escola Tito Pereira, Pais e Servidores da referida Escola. Cabe-me também informar, que lamentavelmente, não havia nenhum politico presente. Até que seria necessário os mesmos estarem sempre presentes como legitimos representantes do POVO.
    Informo também que é notório de quem vive na Escola Tito Pereira é um outro Vereador e não o Vereador EDUARDO NAPOLEÃO a quem a colega se refere.
    Seria salatur qua a presença do Vereador EDUARDO NAPOLEÃO fosse realmente constante não só na Escola TITO PEREIRA como em outras unidades de ensino.
    Creio que a partir desse seu comentário o Vereador deverá se fazer mais presente em todos os espaços e reuniões que tratem de assuntos referentes aos municípes que o elegeram.
    Assina:
    Profª TINA MONTEIRO
    tinadobroes@yahoo.com.br
    marialibertina@uol.com.br
    tinamonteiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. Ainda bem que este governo se lembrou da população esquecida de Aldeia.Espero que o ensino melhore e que a Escola Tito Pereira seja uma referência a exemplo do Ginásio Pernambucano.
    É preciso ver o perfil de cada professor, que os mesmos tenham preparação e capacitação para oferecer aos alunos qualidade.
    O Politico sério somará sempre..!
    Parabéns pela presença de um Vereador nesta reunião.

    ResponderExcluir
  11. Vamos valorizar os profissionais da educação lotados na Escola Estadual Tito Pereira.A Diretora está adotando critérios diferenciados na análise curricular dos profissionais da educação a serem escolhidos para trabalhar no Centro de Excelência. Portanto deve ter mesmo o dedo de vários politicos além do Vereador EDUARDO NAPOLEÃO e da atual direção do SINDICATO de nossa categoria.Onde existe boatos, temos que averiguar a veracidade dos fatos.

    ResponderExcluir
  12. Não há notóriamente nada pior na vida do que boatos !!! e pior ainda e para aquelas pessoas que divulgam boatos mentirosos.
    Profª ALBÊNIA fico triste com sua atitude !!!... divulgando boatos e promovendo o Vereador que nunca teve nenhuma participação em qualquer evento da Escola Tito Pereira. Lanço meu desafio..!!
    Sou aluno e mebro do Gremio Estudantil.

    ResponderExcluir
  13. Minha Colega Albênia,
    Você esta totalmente equivocada !!!
    Que se torne realidade os bons frutos de politicos sérios como o Vereador EDUARDO NAPOLEÃO no seio dos que fazem a Escola TITO PEREIRA DE OLIVEIRA.
    Sempre será bem vindo todos os políticos que cheguem para adicionar algo em Educação.

    ResponderExcluir
  14. Que bom para os jovens !!...
    Até que emfim a Educação esta chegando em Aldeia.
    Muito bom, teremos estudo de alto nivel, alimentação durante o dia todo, e o mais importante, são os jovens durante o dia todo na Escola desfrutando de conhecimentos avançados, evitando assim ficar na rua passando fome.

    ResponderExcluir
  15. Se todo "boato" tivesse mesmo fundo de verdade esse seria muito bom para a juventude.
    Sabemos que o Vereador EDUARDO NAPOLEÃO é comprometido com o programa de Cidadania em Camaragibe.Seria interessante que ele o estendesse aos alunos da Escola Tito Pereira tembém.Vamos cobrar isso dele..!

    ResponderExcluir
  16. Meus Colegas Profº (as),
    Tenho muita satisfação em ter perto de nossa categoria politicos verdadeiramente comprometidos com a EDUCAÇÃO.
    Consta-me que esse Vereador EDUARDO NAPOLEÃO, é comprometido com nossas causas.
    Vamos parabenizar esse Vereador e pedir para ele continuar olhando pelas causas da Educação.
    A Cominidade Agradece e Aplaude com carinho e amor.

    ResponderExcluir
  17. Sobre o "Centro de Excelência" em Aldeia.
    A Comunidade aplude com carinho e amor.

    ResponderExcluir
  18. Prof Albênia e demais leitores:

    Fui informado pela Companheira Tina Monteiro dos seus comentários sob o título "Centro de Excelência" e como Presidente do Rotary Club Aldeia estive presente a audiência pública que aconteceu naquele dia 07/01 passado.

    Percebo seu latente descontentamento com o SINTEPE, cobrando posição daquele órgão como representação legítima dos professores e de suas postulações.

    Não posso formular opinião sobre o sindicado, mas é fato que lá não estava. Também não existia lá qualquer representação política, portanto equivocada a informação que esteve presente o Vereador Eduardo Napoleão.

    O interesse do Rotary nesta questão está longe do debate político, mas sim de ver naquele momento CONFIRMADA a implantação do tal regime escolar na Escola Tito Pereira, o que até aquele dia ainda era incerto.

    Os dirigentes da GREE que se fizeram presentes colocaram as questões com muita propriedade: Os benefícios que serão gerados têm um preço; as dificuldades que hão de ser superadas e os transtornos que TODOS haverão de passar, mas tudo sendo coroado COM RESULTADOS, que se forem perseguidos sem medo serão alcançados.

    Antes de pensarmos no NOSSO bem estar e nos NOSSOS próprios interesses, sejam políticos ou profissionais, temos que priorizar os ALUNOS, que serão os maiores beneficiados nesta implantação, a quem nós enquanto instituição rotária, sempre nos disporemos a defender e a ajudar.

    Portanto, penso que a reunião foi positiva e àqueles que não estavam presentes, basta ler a ATA que foi assinada por todos e relatada com riqueza de detalhes.

    Cordiais Saudações,

    Philipe Jardelino da Costa
    RC Aldeia - Distrito 4500
    Presidente 2007~2008

    ResponderExcluir
  19. "...a desinformção é geral, não sei se por ignorância ou por falta de vontade..." após pegar um gancho numa citação memorável venho esclarecer que o papel do legislador municipal (como foi citado o nome do vereador Eduardo Napoleão) não é participar de decisões de políticas estaduais (pelo que me consta a Escola Tito Pereira é Estadual), entretanto quero pedir a estes ilustres mestres do ensino que me esclareçam como um vereador interfere junto ao governo do Estado (2º o TSE temos 1.752 vereadores em PE). Dou a chance de se não souber responder, que fiquem calados para não falar (escrever mer..., ops desculpem!).
    Não usem esse espaço para fazer palanques!
    Marcos C. Branco
    E-mail - sp9912@jotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Marcos C. Branco
    No mentário anterior, ler-se-á:
    E-mail - sf9912@hotmail.com

    ResponderExcluir